quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Baú da Maldita e a origem do termo REGRA 3

Caros leitores.
Durante minhas participações no programa o maldita futebol clube, ao vivo, o nosso âncora Leandro Carvalho, me denominou de "Substituto" ou regra 3 do recém-casado Thiago. Desta forma, fui solicitado a fazer uma matéria sobre a criação das regras do futebol e esclarecer o significado do termo "REGRA 3 ".
Em meados dos anos 1800, o futebol já era amplamente praticado em diversas cidades do Reino Unido. Cada cidade tinha suas proprias regras. Com o intercâmbio, se fez necessário uma padronização para todas as cidades participantes.
Portanto em 1863, representantes destas cidades se reuniram e criaram o primeiro comitê para discutir e regulamentar regras a serem aplicadas na Inglaterra. Este comitê criou 14 regras.
Posteriormente, os demais países do Reino Unido ( Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda ), voltaram a reunir em 1891 e ratificaram as 14 regras ou leis do futebol.
Em 1904, foi criada a FIFA, que à partir de então passou a cuidar do futebol em caráter mais abrangente, por todo o mundo. Nesta época muitos países já idolatravam o futebol.
Finalmente,em 1938, após reunião dos velhinhos conservadores da bancada que versa sobre regras do futebol, foram criadas mais 03 regras, que adicionadas as 14 já existentes, totalizam as 17 regras que perduraram até hoje. Em 1997, data da última reunião da bancada que manteve e apenas modernizou estas mesmas regras para tornar o futebol mais dinâmico, que temos nos dias de hoje.
Para finalizar, simplesmente dentre as 17 regras que regem o futebol, a regra de número 3 é exatamente a que regulamenta as substituições dentre do tempo regulamentar de 90 minutos mais o tempo adicional.
Meu nome é Hudson Olivares (Hudson Mengão), que doravante em outras oportunidades postarei outras notícias e/ou curiosidades dentro do mundo do futebol no Baú da Maldita.

3 comentários:

Celamar Maione disse...

São todas seguidas direitinho ?
Gostei do UOL CElEBRIDADES...aeeee meninos !
Quando puderem passem no blog das calcinhas e comentem uma pequena enquete que está por lá.
Beijocassssssss rosassssssssss

Beti Timm disse...

Hein, onde anda o meu vermelhinho??
Tô com saudades?
Tô numa correria pq tenho uma exposição programada pra agora, mas tô sentindo tua falta!!

Beijos vermelhos na ponta do nariz

Anônimo disse...

Entendi...eu acho !!!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.