domingo, 31 de janeiro de 2010

Gladiadores x meros guerreiros

Há uma grande diferença entre meros guerreiros que vão para a batalha sem nem mesmo saber por qual motivo estão realmente lutando, e verdadeiros Gladiadores que entram no campo de batalha em situação desigual, em menor número e sem as armas adequadas, mas sabem exatamente pelo que estão lutando: pela sobrevivência, pelo direito de viver e isso, faz toda diferença.

Hoje, aos 30 minutos do 1º tempo os torcedores do Flor gritavam "olé", enquanto os torcedores Rubro-Negros gritavam "queremos raça". Essa é a diferença entre meros guerreiros e verdadeiros Gladiadores. Meros guerreiros querem dar espetáculo para o público, se exibirem, enquanto Gladiadores lutam com seriedade e o grande espetáculo é derrotar o adversário e garantir o direito de respirar.

O que se viu hoje não foi um jogo comum de futebol, não foi uma virada corriqueira e normal. Foi uma virada que mostrou o espírito vencedor que habita a alma Rubro-Negra. O time que não perdia desde o último Fla-Flor, com exceção da LDU, que não havia levado um gol sequer neste campeonato e que gritava olé ainda no primeiro tempo, acreditava que a vitória seria inevitável. Esqueceram que do outro lado havia uma torcida confiante, que não desiste jamais e que quando o time atende aos pedidos dos súditos, o Flamengo se torna uma arma invencível.

Após o jogo e com uma felicidade que não cabia em mim, tive a curiosidade de saber como estavam aqueles que acreditaram que poderiam nos vencer facilmente. Dei a volta no Maracanã e fui até a rampa da Uerj. Vi supostos guerreiros caídos, tristes e com semblante de derrota, enquanto do outro lado havia um grupo de Gladiadores banhados em suor e sangue, mas com os punhos erguidos em sinal de vitória, de conquista e de felicidade que é incomparável.
Talvez os gritos preconceituosos de "Favela" vindos do outro lado e confrontando com o mesmo grito deste lado, mas com um sentido totalmente diferente, reflita e expresse a diferença de um povo em que sua felicidade é o futebol, é estar ao lado daquele que pensa de maneira igualitária, independente da cor ou classe social. Isso é Flamengo, isso é Raça, Amor e Paixão.

Para encerrar transcrevo aqui a análise do jornal "O Imparcial" num jogo entre Flamengo e Vasco em 19/06/1927, onde o Flamengo venceu por 3 x 0, que retrata boa parte do jogo de hoje: "Mas não se busque ver nos triunphadores um conjuncto treinado. São, porém onze lutadores de rara energia, batalhadores com almas corajosas, impetuosos que se empregam a fundo para vencer".*

SRN

* Frase retirada do livro "Grandes Jogos do Flamengo" do Roberto Assaf e Roger Garcia.

11 comentários:

António Pista disse...

Que dizem os nossos colegas brasileiros da não transferência de Kleber para o FC Porto?

Blog Águia de Ouro

Zêro Blue disse...

Antônio, sobre Kléber só temos a dizer que isso será muito bom para o Cruzeiro que disputa a Libertadores, embora a vinda de Farias poderia também ser interessante, mas não devemos largar o certo pelo duvidoso.

Vc não falou nada do problema do Pet Jefferson, que houve? Ele tá mesmo fora?

Mas o Flamengo foi valente e venceu o clássico reafirmando sua condição de um dos mais fortes do futebol Brasileiro na atualidade.
Bacana o texto, parabéns.


Saudações Celestes

Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX
Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

Vinicius Grissi disse...

Que virada! Um jogo incrível para o Flamengo que com certeza ficará na memória dos torcedores dos dois times por um bom tempo.

Jefferson freire disse...

Carlão, fiz o post ontem e não sabia ainda do ocorrido. Mas ainda não tem nada definido. Vamos esperar um pronunciamento oficial.

Abços

Impasse Livre disse...

O único clube que mesmo quando vence , entra em crise...È uma molambada mesmo...rs Carlão, eles sempre escondem a sujeira varrendo-a para debaixo dos tapetes...tsctsctsc...quero ver mais a frente se vão ter bala na agulha para encarar fernando prass e cia...

Felipe Delfim disse...

Uma virada sensacional, pra ficar marcada com certeza, Jefferson! por isso que eu digo que ser Flamengo é algo que só quem é sabe dizer. É um time que sabe sacudir a poeira e dar a volta por cima no momento mais improvável. Já fiz até um post com esse mesmo sentido la no De Prima. Qdo vc tiver um tempo, chega lá, blz?

E sobre o post anterior, do amigo viceíno que disse que todos querem ser vice e que a carreira de Zico é pífia e ridícula, nem comento.
Afinal de contas, isso tudo é vontade de ser Rubro-negro, mas sem querer assumir. E prefiro mil vezes o Zicão explosivo do que o Roberto Estalinho. ;)

Abs Jefferson! SRN!

Felipe Delfim
http://deprimafc.blogspot.com
http://twitter.com/FelipeDelfim

Mariana Zuzuca disse...

Jeffinho, meu de coco com raspa de amendoim(delícia)... o mengão é bom de tudo quanto é jeito e o carioca a gente canta assim: "deixa de bobeira, deixa de bobagem, carioca...já virou...sacanagem..." Souza... quase você foi pro inferno no sabado , hein?

Karla Senira - RS disse...

Olha, o Flamengo deu uma baita sorte! O fred não jogou, e de mais a mais, o bate rebate sempre caia no pémuchibento dos urubus. Vitor, meu caro amigo, não se apoquente não: O Inter venceu, tchê! Fiquei triste pelo teu tricolor carioca. mas, vamos levantar a taça!

Unknown disse...

Jefferson eu não gostei da virada.Time do Flu deu muito mole.Axei que o bonde do amor ia ficar só na vontade.Cheguei a comemorar.Mas foi em vão.Mesmo ganhando o time ainda entra em crise.Adeus Pet.As coisas estão tensas por ai,enquanto por aqui as coisas estão começando a melhorar.rsrsrs

Estou com novo blog.depois confira

www.amorsinceroaoalvinegro.blogspot.com

Beijos

Unknown disse...

Aiai... Essa vai para o caro Vítor e para Senira:

" O time de vovôs venceu a turma dos moleques" (frase dita pelo meu irmão q é tricolor!)
O problema do Flu é F R E D!!! QUE CARREGA O TIME NAS COSTAS! Qdo ele não joga o Flor perde!!!

O rolo compressor, passou pelo Maraca ontem ou como diz os flores de plantão:
O Império do Mal está em plena forma...
Lutem e chorem por tentarem espezinharem a gente...
Quem fala mto dá bom dia a cavalo!!!

SRN

carla disse...

E o FLAMENGO tá q tá!!!!!!!!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.