quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quem estará certo: Data Folha ou a CNT/Sensus?


Aloha, galerinha querida! passando de passagem, para bagunçar o dia de postagem do Alberto e aproveitando para desejar um feliz 2010 a todos amigos e amigas aqui do blog.
Esse ano nem começou e uma pesquisa estranha da Data Folha sobre as torcidas foi encomendada e trouxe dados estranhos. Nem a considerei por julgar a mesma sem nexo e distante da realidade. Porém, me chega via e-mail, uma pesquisa da CNT-Sensus com dados extremamente diferentes e pergunto: quem tem a razão?
Me parece mais próxima do bom senso e da nossa realidade essa última pesquisa. A matéria foi publicada pelo site da IG e colocada nesse link também:http://www.futweb.net/2010/01/nova-pesquisa-sobre-as-maiores-torcidas.html
Aqui a repasso na integra.Vamos a matéria:

Uma das características que dão identidade ao brasileiro no exterior, o futebol, tem o apreço de 51,9% dos brasileiros.Isso de acordo com pesquisa CNT/Sensus. Entretanto, 32%afirmaram não gostar do esporte e 15,4% afirmaram gostar “mais ou menos”. O levantamento mostra ainda que 28,4% não torcem para nenhum time.
Dos pesquisados, 10,6% dizem ter freqüentado os estádios de futebol durante o último Campeonato Brasileiro, enquanto 64,3% acompanham os jogos pela TV. Porém, de modo geral, apenas 6,2% dos pesquisados vão aos estádios frequentemente; 23,1% vão aos campos às vezes e 67,3% não freqüentam os estádios.
As três principais torcidas do Brasil são a do Flamengo, com 14,4%; a do Corinthians, com 10,5%; e a do Vasco da Gama, 8%.
A 93ª Pesquisa CNT/Sensus entrevistou 22 mil pessoas entre os dias 4 e 11 do mês de Dezembro , em 136 municípios, nas cinco regiões do país.
Valores em % da população do Brasil
01 Flamengo – 14,4
02 Corinthians – 10,5
03 Vasco – 8,0
04 São Paulo -7,2
05 Palmeiras – 5,0
06 Grêmio – 3,9
07 Santos – 3,7
08 Cruzeiro – 3,3
09 Internacional – 2,1
10 Botafogo -1,6
11 Atlético-MG – 1,5
12 Fluminense – 1,0
13 Goiás – 0,9
14 Atlético-PR – 0,8
Bom, ficam aqui os dados para a análise de todos. E vocês o que acham? Beijos do âncora!P.s: Alguém já foi entrevistado nem que seja uma única vezinha por qualquer entrevistador de qualquer instituo de pesquisa? Eu, particuularmente, não conheço ninguém que tenha sido entrevistado. è igual cabeça de bacalhau: que existe, existe mas ninguém vê...rs...

19 comentários:

Jefferson freire disse...

Não me meto nessa discussão, independente da empresa que fez a pesquisa, o Flamengo continua intacto e soberano no topo da tabela. Isso é discussão para os menores.

Nunca fui entrevistado por um instituto de pesquisa para saberem o meu time, mas tb nunca fui entrevistado para saberem em que candidato iria votar e ainda assim 99% das pesquisas se confirmam na hora da apuração dos votos, com raríssimas exceções e respeitada a margem de erro que é de 2% para mais ou para menos. Por isso, acredito nas pesquisas e não ouso duvidar de sua credibilidade.

Saudações do Hexacampeão

Unknown disse...

Bom eu particularmente não acredito muito em pequisas , não só pelo fato de nunca terem me perguntado em pesquisa alguma para que time torço,mas sim pela lógica.
Se chegar em uma cidade e entrevistar 9 pessoas e todas disserem que gostam de rosa,n
ão quer dizer que toda cidade goste de rosa.É um critério meio vago,meio estranho.
As divergências entre uma empresa e outra confirmam issso.Cada uma entrevistou um grupo difente de pessoas e obteve resultadores diferentes.Na questãoo flamengo e corinthias nem faz tanta diferença,porque todo mundo sabe que são as maiores torcidas,mas na questão dos times com menor torcida pode influenciar.

Vinicius Grissi disse...

Pesquisas sempre vão gerar polêmica. Principalmente porque o volume de opiniões colhidas é muito pequena para ser considerada próxima da perfeição. Enquanto a amostra for pequena assim, a mudança de uma pra outra continuará sendo grande.

Prof. Motta disse...

tá na cara, que uma atendeu a critérios diferentes, visando agradar a um público maior( a Data folha- Globo) e a outra se manteve mais neutra( a CNT- sensus)> O unico empecilho é: como uma tem muito mais poder do quer a outra, o que fica na mente alienada de todos é a de maior poder midiático.Sou flamenguista, porém, não me esquivo de falar: a torcida do vasco é bem maior que a do Palmeiras e a do SP, em qualquer lugar que se meça fora de suas cidades. Bem como é bem maior do que a do FLU e do Botafogo, nunca ficando num quase empate técnico com as demias. Por isso, creio na pesquisa da CNt, como menos mentirosa.

Impasse Livre disse...

jefferson, dada as diferenças e discrepâncias de números e o que você vê, em realidade, principalmente em relação ao Vasco, qual pesquisa você crê que seja mais próxima do real?

Mariana Zuzuca disse...

MEU CARO BACALHAU ANCORADO; TOP OF THE TOPS, SÓ O MENGÃO. o RESTO É RESTO. sE ESGOELEM PELO TERCEIRO LUGAR OU QUEM SABE PELO VICE, MAS NA FRENTE SÓ DA MENGO! HEXAGERADAMENTE MENGÃO

Blog do Vascão disse...

Acho engraçado, as pesquisas são feitas em grandes centros certo? Cidades Grandes certo? Capitais geralmente não? Tenho uma pesquisa feita em minha cidade de um jornal local que aponta outros dados, é uma cidade com 47 mil abitantes, pequena concordo, mas se juntarmos outras cidades pequenas faz a diferença certo?

1º Vasco
2º São Paulo
3º Palmeiras
4º Corinthias
5º Flamengo
6º Inter
7º Gremio
8º Cruzeiro
9º Fluminense
10º Botafogo
11º Atlético PR
12º Coritiba
13º Atletico MG
14º Figueirense
15º Avaí

Portanto, não acredito muito em pesquisas, creio que seja os molambos os 1ºs e os gambás em 2º, devemos ser os 3ºs mas nada de tanta diferença, muito menos de estarmos longe da liderança, pois junto aos urubus, somos os únicos a ter torcida nos quatro cantos do país e fora dele.

Abraços
Saúde e ainda mais sucesso em 2010 pra todos.
Jeferson
Blog do Vascão

clique documental disse...

Léo feliz 2010 para vc tambem e para este lindo espaço MFC!!!!
Amigo polemica no ar meu filho!!! Como diz o Jeffinho, feliz pelo mengão ai heheheeh... tambem não tenho muito a reclamar visto meu que time está com o dobro de pontuação do penoso maledito aqui de Minas! kkkk
O Cruzeiro vai dominar o mundo!!! kkk

Abração mininos

Jefferson freire disse...

Leandro, já disse, isso é discussão para os menores. Pergunte ao são paulino, palmeirense em qual eles acreditam. Pra mim tanto faz, em ambas eu sou o maior, por isso, não meto a colher em discussões alheias.

Só saliento o seguinte: muita gente diz que a pesquisa do data folha é da globo e que está aí para privilegiar algumas classes e alguns interesses específicos. Alguém já parou para pensar que a pesquisa Sensus tb pode estar atendendo algum interesse? Depois que políticos vascaínos se elegeram, muita coisa mudou para o vasco, muitos privilégios e benefícios jamais vistos no clube.

A pesquisa da data folha não é a 1ª pesquisa que aponta SP e palmeiras à frente do vasco e isso já ocorre há alguns anos e com a confirmação de outros institutos. Por que apenas a Sensus estaria correta? Seria ela tão imparcial assim e desprovida de interesses específicos?

O Ibope e o data folha apontam o vasco como a 5ª torcida do país, não posso ignorar 2 institutos distintos que possuem o mesmo dado e apenas considerar um instituto isolado que apresenta uma pesquisa totalmente contrária Às demais.

Por isso, contrariando o que disse inicialmente sobre não opinar, acredito mais no data folha, pelas pesquisas anteriores que apontavam números semelhantes e pelo fato de haver outros institutos que corroboram com a pesquisa apresentada pelo data folha.

Ademais, muitas coisas estranhas, muitos acordos inesperados, reformas de estádio privado com dinheiro público, patrocínio de uma estatal que não tem retorno com o público alvo do futebol, dentre outras coisas têm ocorrido no vasco da gama. Não me surpreenderia uma pesquisa encomendada pelas "autoridades" vascaínas, a ponto de contrariar todas as outras pesquisas de opinião.

Saudações do maior e do hexacampeão

Jorge Colina disse...

A verdade é que a mídia é eternamente "fla-press" e essas pesquisas são tão tendenciosas ou mais do que ela. Fico com a opção sensus, a mais real em relação ao meu time. abraços e feliz 2010 a todos

disse...

Tô cá pensando que, um dia, eu queria ser entrevistada por um 'entrevistador' de pesquisa. Pelo menos eu ia acreditar...

Beijos.

Mylla Galvão disse...

Eu não fico com ninguém...
Mas essa do "Blog do Vascão" de que o Vasco ficou em primeiro lugar nas cidadezinha dele... Tb 47 mil habitantes???
Só na cidade dele mesmo!!!
Pq no resto do Brasil só dá Mengão!!!
SRN

Ana Marta disse...

Ah, tomara que eu mereça mesmo, Leandro! Pode deixar, não vou sumir mais não, só mudei um pouco o estilo do blog. Beijos

profjuvenal disse...

Inquestionáveis os dois primeiros colocados.
O importante é que o Flamengo continua no topo.
Os outros, são os outros.
Abraços.

Carol Sakurá disse...

Olá!
Feliz 2010 pra ti e toda família MFC!
Eu sinceramente não acredito em pesquisas,principalmente porque muitas vezes não sabemos quais foram os reais motivos pra que elas existam.
Sucesso ao Vasco!srsrrs

Bjs!

Blog do Vascão disse...

Leandro, ajude a escolher a Musa do Blog do Vascão 2010, acesse o blog e vote, se puder coloque o link da votação em uma de suas postagens, ajudaria muito.

Abraço
Jeferson

Diego Louzada disse...

A única utilidade dessas pesquisas é ajudar na divisão de cotas de Tv e etc. Afinal, para o verdadeiro torcedor não importa se sua torcida é a maior ou a menor de local A,b ou C. Uma vez fui em um jogo de futsal de crianças entre Vasco e um timinho lá e só tinha eu torcendo pro Vasco (jogo na casa dos caras). O Vasco venceu e não importava o tamanho da torcida presente, fiz muita festa.

Nunca ouvi falar de ninguém que tivesse sido entrevistado e 22 mil pessoas em um país do tamanho do nosso não podem servir de parâmetro para quase 200 milhões.

Abraço, sds vascaínas e um feliz 2010 para todos do MFC.

Glayce Santos disse...

hahuuhauhuahu

eu adoooooooooro ler os comentarios daqui! adoro ver as picuinhas alheias!

É, eu ainda não fui entrevistada por eles! tô no aguardo, tô no aguardo! rs

Falando em âncora; esse tal de âncora me esqueceu mesmo, né? nem um oi! ¬¬

beijos, homens!

P.S O maldita tem twitter?

Unknown disse...

esta pesquisa co CNT/SENSUS não existe. veja o blog do "OLHAR CRONICO ESPORTIVO". ELA NÃO FOI FEITA. TRATA-SE DE UM EMBUSTE.

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.