quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"Em algum lugar do passado"

Aloha, galera! E chegando próximo ao carnaval, o MFC, faz questão de agradecer a todos que aqui prestigiam essa página com comentários, dicas, elogios e críticas. Afinal de contas, o que seria de nós sem vocês?

Hoje, falarei aqui de um seriado que estava alguns "anos luz" afrente dos demais: "O Túnel do Tempo". Uma série que mostra o fascínio do homem por sua história e o quanto o passado é importante para o futuro, pois como diria George Orwell:

"Quem controla o passado, controla o futuro. E quem controla o presente, controla o passado".


O estudo dos acontecimentos do passado tem muitas teorias e, na época, um livro: "Eram os Deuses Astronautas", de Erik Von Danikken, suscitava teoprias de visitas extra-terrestres em um passado remoto e a comunidade científica estava em pelno rebuliço. nada ficou provado, mas outra frase emblemática marcou, esta dita por Carl Sagan:

“Ausência de evidência não significa evidência de ausência”.

Na televisão, duas séries em particular mostraram, cada uma a sua maneira, as hipóteses levantadas por Daniken, são elas: “Jornada nas Estrelas” e “O Túnel do Tempo”. Falaremos de “Jornada” em uma outra oportunidade. Vamos nos concentrar agora em O Túnel do Tempo, série criada pelo produtor Irwin Allen, uma espécie de "Spielberg" do momento e é baseada em um romance do escritor Murray Leinster, um dos mais prolíficos da ficção científica moderna.

A série contava as aventuras de dois cientistas que se perdem pelo tempo durante as primeiras experiências com o projeto secreto mais ambicioso dos EUA em 1968 (!!!), o Túnel do Tempo. Um projeto feito no deserto americano e cuja grandiosidade gerava custos altíssimos. No primeiro episódio da série, o fator gerador para sequência. Um senador ameaça cortar as verbas e para não ter os estudos interrompidos bruscamente, um dos cientistas se aventura mesmo sem ter terminado o protótipo que lhe garantiria a volta. O que acontece a seguir é que, sem o controle da época que irá parar, o cientista corre risco de vida e ao seu socorro, começa a viajar no tempo, o chefe do projeto secreto. Eles viajam para várias épocas no passado e algumas poucas vezes para o futuro presenciando diversos fatos históricos e conhecendo algumas figuras importantes da história da humanidade.


Em quatro dos episódios do seriado, os cientistas Tony Newman e Douglas Philips se deparam com visitantes do espaço. Ediversas teorias são lançadas no ar, desde a presnça de seres de outros planetas á colonização da terra no passado. No laboratório do Túnel do Tempo, onde o que se passa com os dois viajantes pode ser observado, todos demonstram sua surpresa com os fatos e procuram meios de ajudar aos viajantes. E assim, ao ver os dois em perigo, conseguem transferi-los para outra zona do tempo e do espaço, fazendo-os viajar no tempo. Uma expressão criada na época e muito utilizada pelos mídia atualmente.


Em outra aventura, “Os Raptores" (The Kidneppers), Tony e Doug são transportados pelo Túnel até um planeta distante girando em torno da estrela Canopus. Lá eles descobrem que a doutora Ann McGregor (Lee Meriweather) foi seqüestrada por um alienígena que estuda a história da Terra seqüestrando figuras importantes de nosso mundo. Ele deseja incluir Tony e Doug em sua “coleção” por eles serem os primeiros viajantes do tempo da nossa história. Esse episódio é muito interessante pois nele vemos claramente que a idéia de extraterrestres interferindo em nossos acontecimentos históricos já estava bem disseminada na IC dos anos 60. Numa das melhores cenas do episódio o historiador alienígena mostra para Doug, Tony e Ann sua mais recente aquisição...ninguém menos que o ditador alemão Adolf Hittler , capturado pelos canopianos antes de cometer suicídio em Berlin, no fim da Segunda Guerra Mundial. Lee Meriweather já afirmou ser este seu episódio favorito da série.

A questão de se alterar os rumos do passado para mudar o curso do futuro sempre foi uma Ilusão científica e nada se conseguiu saber sobre "máquinas do tempo" e outras coisas mais, mesmo com todo o avanço do mundo moderno atual. por isso, esse é um seriado emblemático e tão atual, mesmo passados 30 anos.

O Túnel do Tempo (The Time Tunnel) é um seriado de TV que começa a disseminar a idéia de um mundo onde as ações do individuo são controladas, pois eram monitorados por uma equipe que permanecia no laboratório e os acompanhavam em suas deslocações no tempo através de imagens que recebiam pelo Túnel do Tempo. A equipe estava sempre tentando encontrar um meio de trazê-los de volta, ou então tentavam ajudá-los por intermédio dos recursos de que dispunham, como precárias transmissões de voz ou envio de armas. Quando tudo falhava, os tiravam de uma época e enviavam de volta ao Túnel, para alguma outra data incerta do passado ou do futuro, dando início a um novo episódio. Eventualmente membros da própria equipe ou convidados viajavam ao encontro dos cientistas perdidos, também com o intuito de ajudá-los nas situações de perigo. Mas também de vez em quando a equipe ou seres estranhos conseguiam interferir no destino das viagens. Nesse caso os cientistas recebiam diferentes missões a serem cumpridas nos locais onde eram enviados.

O roteiro era sempre muito bem escrito e as ações bem equilibradas, em que pese o tom de todas as produções daqela época remontarem a "guerra fria". Devido ao elevado custo de produção, esse seriado durou apenas uma temporada, com 30 episódios. Nos episódios eram utilizados imagens de arquivo de filmes do estúdio, tanto mais recentes como O Mundo Perdido, ou mesmo filmes históricos antigos. Também eram reaproveitados cenários e figurinos de outras séries de Allen que estavam sendo produzidas na mesma época, como Viagem ao Fundo do Mar. O alto custo da série a tornou inviável, mas rumores- vindos de Hollywood - dão como certa a refilmagem do clássico em um longa e, quem sabe(?), uma nova série mais adpatada as novas tecnologias.

Galera, por hoje é so, um bom carnaval a todos. E como tenho toda a série aqui em casa, aproveitarei a folia de momo - também - para rever essa obra prima do Irwin Allen!Beijos do âncora.

P.s1: Até o São Raimundo vence o Botafogo. Acabou o respeito de vez!


P.s2: O Vasco precisa de reservas melhores para o setor defensivo

P.s3: Acredito em vitória contra o Flu de Fred e em detonação na molambada na final!

P.s4:E falando em coisa boa, uma justa homenagem a torcida do vasco: Dinamite, nosso maior ídolo, direto do Túnel do Tempo. Bom carnaval galera!

20 comentários:

mara* disse...

Bons tempos esses, dos ingênuos seriados e que tanto marcaram a nossa adolescência, hoje tudo é descartável, assiste-se e esquece-se num piscar de olhos. Adorava o 'Terra de Gigantes', o 'Elo Perdido' e 'Dr. Kildare'. Beijos carnavalescos.

Mylla Galvão disse...

Quem viver... Verá o Vascaiu perdendo dos Tricoletes...
O Mengão ganhando do Foguinho Freguês...
E Mengão de novo ganhando dos Tricoletes!!!

Quam viver... verá...

SRN

Marcia M. disse...

oi padrinho ja fiz o q me pediu ok ,ve la se gosta,qualquer coisa q precisa padrinho ,bjs!
depois volta pra ler com calma!

Mariana Zuzuca disse...

Caraca, manusear o tempo...muito legal! qt aos delirios dos PS(S) o Souza deve estar se "comendo" todo! e o fla será tetra!

Anônimo disse...

Olá,a minha amiguinha Marcia do Meus Pensamentos te indicou,e cá estou eu prestigiando vocês rsrsr.
Já estou te seguindo.
Bem animado aqui,taí, gostei.
Virei com mais tempo apreciar.
Um beijo grande.

Blog do Vascão disse...

Grande brother Leandro, exelente postagem como sempre, não tive o prazer de ver ou mesmo conhecer esta série túnel do tempo, mas sou mais um fanático pela série Jornada nas Estrelas ou Star Trek como a chamamos, tenho todas as coleções compradas, as lançadas no Brasil, gosto de todas mas a mais legau sem dúvidas foi a nova geração.

Não li o livro "Eram os Deuses astronautas" mas vi a alguns anos o vídeo do mesmo e confesso que achei muito interessante e "convincente", fica a dica para quem gosta do tema procurar no youtube.

Gostaria de ver o amigo falando sobre a série Stargate SG-1 se aconhecer, protagonizada pelo mesmo ator que fazia o Magaiver, hoje diretor das continuações das Séries statgate Atlantis e Universe.

Quanto ao Botafogo, esta se finjindo de morto para surpreender a molambada.

O Vasco precisa reforçar as laterais e pelo menos um zagueiro de alto nível.

Sempre acredito na vitória do Vascão, mesmo sabendo das maracutais dos bastidores.

Dinamite jogador um Ídolo mor e eterno, Dinamite Presidente ainda falta alguns passos para merecer este status, mas esta no caminho certo.

Grande abraço.
Sua postagem já esta no ar la no Blog do Vascão e a galera elogiando, parabéns.
Bom Carnaval.
Jeferson

Vv disse...

Ihhhh, né do meu tempo não ;) !

Boa pedida querido Inominável !! Mas, nesse período de Skindô Skindô ... eu vou ficar só na FOLIA !!!!!!

Bjs, Vv.

nd disse...

OI AMIGO, TD BEM ?

Para alguns, esse é um momento de muita euforia e encanto. Muita agitação e não fazer nada, só pensar em se divertir até a quarta feira chegar.
Para outros, é um momento propício para um bom descanso e relaxamento. Esquecer um pouco do trabalho e dos afazeres e não pensar em nada, só em curtir um lugarzinho solitário, acolhedor e tranquilo.
À todos então, um bom e feliz Carnaval, seja caindo na folia ou descansando em algum lugar do planeta.
Eu pretendo me recolher um pouco, sair da cidade e ir para um paraíso que tenho lá numa prainha distante...
Vou ver o dia nascer e sentir um pouco de sol na pele. Vou cuidar de minhas roseiras e qdo estiver cansada, deitarei numa rede e repousarei sem hora prá acordar. E depois, tomarei um banho de mar e sentirei o cheiro delicioso que é a água salgada.
E retornarei quem sabe, revigorada e com inspiração para novos posts.
BOM CARNAVAL PRÁ VC !!
Bjs e até a volta !

PS : depois volto c/ mais calma, é que viajo amanha pela manha e estou visitando todo mundo agora, precisamente a 1:30 da madruga.

Carol Sakurá disse...

Olá,Âncora!
Uauuu!Não conhecia esta série e sim jornada nas estrelas.
Fiquei fascinada com o roteiro:denso,encadeado.
Ótima dica!
Estará bem de carnaval,hein!
Boa sorte,ao seu Vasco.O chocolate da vez será de qual sabor:kkkkkkkkk

Bjosss!

Gremista Fanático disse...

Nossa senhora, esse foi longe, não conhecia não cara, ah cara mas não tenho duvidas que devia ser bacana pra caramba, vou da uma pesquizada pela web pra ver mais, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Claudio Henrique disse...

Também não conhecia, muito boa a postagem e concordo que o Botafogo tá mal, embora eles tenham um bom elenco no papel.

Abraços

Paula Barros disse...

Você me colocou no "tunel do tempo", deitada na sala, assistindo a série, que adorava, e sonhando em entrar num tunel daqueles.

Foi bom ler sua análise. Bom carnaval.

abraço

RCruz disse...

Olá meu irmão vascaíno Leandro!! Me desculpe a ausência pois meu notebook deu defeito e tive que comprar outro, pois não compensava consertá-lo. Estamos voltando aos poucos para comentar nos blogs dos nossos amigos e vc sabe o quanto lhe admiro meu caro Leandro. Quanto ao seriado "Tunel do Tempo", ainda me lembro de alguma coisa, era criança mas sempre que podia assistia essa série que tinha episódios muito interessantes. Feliz de vc que vai passar o carnaval assistindo esse seriado tão bem produzido por Irwin Allen. Mas não se esqueça do jogão de sábado do nosso Vascão, estaremos juntos numa só torcida para buscar mais essa vitória sobre a boa equipe do tricolor. Um forte abraço, bom carnaval e saudações vascaínas sempre!!

Clítia Milagres disse...

Adoro essa coluna...
mas olha que não conhecia esse seriado...acho q não era do meu tempo kkkkkk
Adorei conhecer.

Um ótimo carnaval pra vcs

bjs

Lú Silva disse...

Léo sempre aprendo muito por aqui querido. Nossa! relembrar é viver já dizia o poeta, e também a torcida penosa aqui de Minas hehehehe

Feliz carnaval!!!


Bjos

Unknown disse...

Nossa me fez relembrar minha infância...Tunel do tempo kKKKKK só vcs meninos da MFC!!!Saudades de postar e navegar nesse blog... agora to retornando pois não comecei bem o ano, afinal passar por dois luto seguidos não é fácil, mas agora se preparem pois Rosa prima do âncora e vascaína ferrenha de família está de volta beijos meninos!!! Bom Carnaval!!!

Celamar Maione disse...

Como boa vascaína, amei a foto que você colocou !
Quanta saudade !!!
Bom, já seriado, ouvi falar deles, claro, mas nunca fui muito chegada a seriados e nunca assisti.
Quanto ao controle, acho que nada tem controle. Tá tudo meio descontrolado !
Parabéns por ter conseguido uma nova rádio. Espero que seja feliz e consiga se realizar profissionalmente.
É assim que se faz.
Bom carnaval pra galera !
Beijos

SBIE disse...

Essa frase do George Orwell e do Carl Sagan são realmente para se pensar!
Eu ia te perguntar aonde voto do Mardita!??

Abraço

Jorge Colina disse...

Pois é, essa saga mostra o que homem pensa em fazer e não consegue paramudarorumo da história! e hoje, o vasco detona o pó de arroz! 3 x 1

Mari Amorim disse...

Olá!
vim aqui deixar o meu abraço,gostei muito!psiu...sou de sampa mas sou CORINTHIANA MAIS QUE ROXA,COMO SEI QUE NESTE ESPAÇO EXISTE DEMOCRACIA VOU SEGUI-LO,APAREÇA PARA UM CAFÉ EM PETO E BRANCO KKKKK
lUZ e,
Boas energias
Mari

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.