quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Grandes empresas

Caros amigos, infelizmente terei que interromper os festejos da grande virada sobre os bambis cariocas para falar de um assunto polêmico. Mas time grande é assim mesmo. Quando se trabalha numa empresa pequena, ou quando se é um empresário individual, os problemas são poucos, pequenos e fáceis de serem resolvidos. Quando se trabalha numa multinacional, os problemas são maiores e mais complexos, o que exige maior cuidado na hora de solucionar os conflitos. E é essa a diferença entre o Flamengo e os nossos rivais locais. Nós somos um clube "multinacional", conhecido internacionalmente. Já eles não passam de uma micro-empresa e alguns até mesmo empresários individuais, autônomos.

O caso Pet ganhou uma proporção exagerada devido a falta de "tato" do nosso dirigente Marcos Braz. Não sabemos ao certo o que realmente ocorreu, mas sabemos que o Pet errou e deve ser punido por isso. A grande questão é: será que a punição proposta pelo Bráz era compatível com a indisciplina praticada pelo Pet? Acredito que não. Braz errou ao dar tanta publicidade a um evento que deveria ser resolvido internamente.

Sou admirador do Braz. Contratou certo ano passado. Não gastou dinheiro neste ano para fazer as contratações e o melhor: conseguiu trocar o Obina pelo Vagner Love e ainda ganhar R$ 1 milhão ( o cara é o rei da negociação). Mas apresenta uma certa deficiência na hora de solucionar problemas internos. Foi assim com a renovação do Andrade e agora com o caso pet.

A verdade é a seguinte: Pet é ídolo, adorado e reverenciado pela torcida. A torcida não iria aceitar a "expulsão" do pet sem um justo motivo. A pesquisa do GLOBO.COM deixou claro isso. 87% dos participantes da enquete votaram pela permanência do pet, pois ele é ídolo e tem de ser perdoado. Foram mais de 60 mil torcedores que participaram da enquete.

O Pet errou feio e torço para que ele volte a ser o Pet voluntarioso do ano passado e não o Pet de outros anos. Mas o marcos Braz erraria em dobro caso mandasse embora um ídolo tão importante em nossa história. FLamengo não é vasco que expulsa seu maior "ídolo" da Tribuna de honra, ou o tratam de maneira hostil, como nós já vimos acontecer no clube da colina. Aqui nós reverenciamos e somos eternamente gratos àqueles que honraram o manto. (Vejam só o vídeo do Dinamite dando entrevista como jogador do Flamengo e dizendo que daria muitas alegrias ao torcedor Rubro-Negro. Depois, foi ofendido sem dó pela torcida vascaína. Que "ídolo"! )



No final, resolvemos como uma grande equipe, como uma grande empresa multinacional resolve os problemas: diálogo e punição adequada. Pet teve uma advertência em seu contrato de trabalho, e práticas reiteradas de indisciplina garantem ao clube o direito de dispensá-lo por justa causa. É assim que funciona no mundo corporativo e é assim que deve ser no Mengão.

PS.: Só para não esquecer da humilhante virada de domingo, vou transcrever aqui parte de um texto do tricolor mais Rubro-Negro que já existiu Nelson Rodrigues, que retrata muito bem o que aconteceu domingo:

"De fato, o que se sucede com a camisa do Flamengo desafia e refuta todas as nossas experiências passadas, presentes e futuras. Vejam vocês: - uma camisa que só falta dar adeusinho e virar cambalhota. Quando o time não dá mais nada, quando a defesa baqueia, e o ataque soçobra, vem a camisa e salva tudo. Diante dela, todos se agacham, todos se põe de cócoras, todos babam de terror cósmico. E vamos e venhamos: - como resistir a uma camisa que tem suor próprio, que transpira sozinha, que arqueja, e soluça, e chora? O Flamengo só perde quando não põe para funcionar o milagre da camisa."

SRN

12 comentários:

Unknown disse...

O Pet é ídolo da torcida.E deve ser tratato como tal.Acho que deve ser tratado como tal.Afastá-lo do time vai causar uma polêmica ainda maior,conturbando muito o ambiente de trabalho do Menguinho.
COmo toda empresa ,sempre vai haver discuções entre chefes e patrões.Mas imagina se todo mundo for demitido por isso?vai virar festa.

Beijos Meninos!

Marcelo Suyço disse...

Fala moçada, Então, Vc foi gentil quando falou falta de tato do Braz..rsss Mas a virada do Andrade foi sensacional.

Sempre Que Penso... disse...

Menino eu queria estar muito por dentro sobre a expulsao do Pet, pra comentar sabiamente este exelente texto!!

Que venham outra polemicas e empresas em 2010!!! rs

Bjos pra equipe!

Zêro Blue disse...

Que bom então resolvido da melhor forma o caso Pet/Braz.

Abração Jefferson


Saudações Celestes

Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MELHOR TIME BRASILEIRO DO SÉCULO XX
Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

Claudio Henrique disse...

De jeito nenhum o Flamengo dispensaria o Pet, até porque tem uma dívida com o sérvio e este entraria com um processo trabalhista piorando ainda mais a relação profissional entre ele e o clube. Só advertí-lo tá de bom tamanho.

Abraços

Rafaela Andrade disse...

Vou fazer minhas as palavras acima, estou por fora dessa história, mas não duvido do "tato" de quem manda... hehehe

http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
http://apenasumponto.blogspot.com/

Mariana Zuzuca disse...

ho...é o pet, é o pet é o Pet é o Pet. fez por nós o que há 17 anos ninguem fazia: nos deu um título e isso basta, no momento. beijinhos.

Carol Sakurá disse...

O caso foi polêmico.
Reconheço o talento do Pet,mas não apoiei a atitude.
Abs!

Leandro disse...

O Nelson Rodrigues era mesmo do cacete! Esse entendia de futebol... Imagina o que ele não ia escrever se estivesse vivo no último domingo?!

Vv disse...

j.f.

Eu não me canso de repetir: VAMOS BRINCAR no Estadual. BRINCAR. Como diria a Florzinha Gaúcha.

HEGEMONIA. É ISSO.

Bjs, Vv.

Vinicius Grissi disse...

Foi um caso muito mal conduzido que só trouxe prejuízo ao Flamengo.

Mas, certamente, será contornado com o melhor para o clube.

Raquel Euphrasio disse...

Oiee!
Adorei a sugestão.
Em breve escreverei!

Bjoss

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.