sábado, 20 de fevereiro de 2010

Segredos e Lendas do Rock - " 20 anos antes de nascer o Rock and Roll"

Hoje, o "Segredos e Lendas do Rock" vai tratar de uma figura muito distinta, parte do rock brasileiro e integrante das estórias do rock internacional. Trata-se de Serguei.




O lendário músico, de polêmica personalidade, viveu numa epóca que beirava a psicodelia. Um período datado das décadas de 60 e 70, em que a juventude "transviada" buscava transgredir e falava de "paz e amor".


Serguei Bustamante é um dos sobreviventes da geração da psicodelia brasileira dos anos 60 e 70. O cantor não chegou a ser um popular rock star, mas tem tantas aventuras para contar sobre a cena roqueira brasileira que virou uma lenda viva do rock nacional. E entre suas histórias incríveis está seu encontro com Janis Joplin, um dos ícones da contracultura hippie da década de 60.

Reza a lenda que o camarada namorou Janis e viveu com ela por um mês, em 1968, na casa da cantora em Long Island. Nesse período ele teria presenciado o vaivém de famosos pop star, como Jim Morrison, na casa da atriz e até um relacionamento amoroso da mesmo como Jimi Hendrix. de acordo com a revista Trip, para a qual o cantor em 2009 deu polêmicas declarações, Serguei declarou que em 1970, na visita da cantora ao Brasil, ele a teria reencontrado no Rio de Janeiro e, após levá-la para dar uma “canja” em uma espelunca carioca, teria feito amor com Janis e com o namorado dela na praia até de manhã. nesse mesmo dia ela teria sido barrada em um bar carioca: “Os seguranças estranharam suas roupas, seus chinelos e os longos cabelos despenteados. Foi necessário explicar quem era Janis. Na noite em que fomos ao bar tinha show da Darlene Glória. Ela jamais deixa alguém subir ao palco quando está cantando, mas quando viu Janis, fez questão de dar o lugar”, afirmou.


Serguei declarou também que foi a CIA quem matou Joplin e relata assim o seu relacionamento com Janis: A conheci em 1968. Encontramos-nos no Rio de Janeiro e em Los Angeles. Um pouco tempo depois ela morreu. Foi assassinada pela CIA porque ela exercia um grande poder sobre a juventude americana. Colocaram sonífero em sua bebida e depois aplicaram uma overdose de heroína. Antes de a droga ser aplicada, ela foi asfixiada”, disse.

Polêmico, Serguei, nome artístico de Sérgio Augusto Bustamante, (Rio de Janeiro, 8 de novembro de 1933) foi notado, também, por seu pansexualismo, além desse suposto namoro com a cantora Janis Joplin que conheceu em 1968.Nascido na zona norte da capital fluminense, Serguei, na infância, teve um amigo russo que lhe chamava de "Sergei" ("Sérgio" em russo), porque tinha dificuldade em pronunciar seu nome corretamente, e o apelido ficou. Aos 73 anos, em 4 de maio de 2007 foi ao Programa do Jô na Rede Globo e, em dois blocos de entrevista, o cantor pediu para ser anunciado como o Divino do Rock, pois está cansado de ser chamado de lenda viva do rock, arquivo do rock, ícone etc.



Atualmente, além de se "rejuvenescer sempre" com shows cada vez mais esporádicos com a banda "The Rosa Blues Banda", o artista dedica-se, em sua cidade de coração, saquarema, no litoral carioca a cuidar dos objetos do antigo museu do rock. Diz ser o primeiro brasileiro conhecido a assumir publicamente a sua bissexualidade e que tem encontros esporádicos com Janis em suas "viagens", nos sonhos!

Serguei, queiram ou não, é cultura Rock and Roll! Adorado pelo amantes das motocicletas e motoclubes do Brasil, como os Falcões Raça Liberta; já homenageou os Hell's Angels do Rio em 1983 quando era acompanhado pela Banda Cerebelo. E na sede dos Abutres em São Paulo lançou o livro biográfico "Serguei, o Anjo Maldito", escrito por João Henrique Schiller. Em uma época tão louca, é compreensível que muito do que aconteceu não seja lembrado fielmente.De qualquer forma, o relacionamento do brasileiro Serguei com uma das mais importantes artistas do rock de todos os tempos merece estar na galeria das melhores lendas urbanas da cultura pop. Beijos do âncora!


P.s 1: "O balancê, balancê escute o que vou te dizer...a festa da raça está em extinção...vai ver a final pela televisão! "

P.s2: Acredito em vitória do Vasco, sem soberba e com respeito, por 2 x 0!

P.s 3: No playlist - Janis Joplin - Mercedes Benz e Serguei - Summertime

P.s3: Segunda-feira ás 21 hs, programa histórico na Flu AM 540. Imperdível...o fim de uma saga , o ínicio de uma nova era. Aguardem as novidades!

17 comentários:

Carol Sakurá disse...

Uau,Âncora!
Que texto,caramba,me fez viajar nesta história.
A playlist com Janis e Serguei está provocando sentidos.
Bjos!

Leo Fernandes disse...

Grande Serguei..
O cara que pegou a Janis Joplin....
hahahahahaha
Janis era muito foda musicalmente, mas era feinha, tadinha....
2X0 pro Vasco amanhã
Valeu!!!!

Gremista Fanático disse...

Muito loca essa historia cara, alguns fatos que eu desconhecia, sei não, mas acho que o cara exagerou nas historias, o que eu sei que esses roqueiros das antigas eram muito doidos ahuahuauhauhahuauhuha. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Blog do Vascão disse...

Brother vi uma entrevista dessa figuraça ai no programa do Jô, ri o programa inteiro.

Excelente postagem
Abraço
Jeferson

Jefferson freire disse...

A casa dele em Saquarema é um museu do rock. Neste ano tinha um bloco lá com um boneco dele, como aqueles bonecos de Olinda.

É tão difícil ter uma decisão no Rio sem Flamengo que até música vcs têm que fazer. Mas a verdade é que uma final sem Flamengo aqui no Rio é muito sem graça. Parece que a cidade não vive o futebol. É muito estranho, as pessoas não comentam, não há aquela adrenalina. Ouço as pessoas dizendo que sem Flamengo não importa muito quem ganhe, pois a rivalidade não é a mesma. Isso palavras de vascaínos e botafoguenses. Isso é Flamengo, move as paixões, e qnd não está, o campeonato perde a sua graça.

Leandro, 6 anos após o vasco finalmente conseguiu disputar a final de um turno carioca. kkkk... Grande clube, até madureira, américa e volta redonda conseguiram disputar turno nos últimos anos, só o vasco não...kkk

SRN

Prof. Motta disse...

Serguei ou não ser? eis a questão! será que ele realmente era bi? ou o cara, pansexual, era tudo nessa psicodelia louca dos anos 60 e 70, as décadas dos hippies, dos rockeiros,dos transviados, da sexualidade, do feminismo, do lsd,do baseado e das drogas? A década dos sons dos beatles e rolling stones! muito louco esse post...parabéns, voltei a década louca...rs ...E acho que ele não pegou a janis pegou foi o JIM!hehehehe

Robson Fontes disse...

louca louca estória, "causos do rock". já estava com saudade dessas postagens...Muito elucidativa, mas acho que o cara pegou a janis sim, qt a ela ter sido assassinada pela Cia...sei não, acho bem possível! Quianto aos irônicos p.s(s) - a hora é de zoeira, mas muito pouco pra se vangloriar, não acha?

Mariana Zuzuca disse...

delírios rockeiros, delírios de âncora...Serguei era o pegador! pegou a Janis, pegou Jimi...só nunca FOI BOM ARTISTA NÉ?agora canta enquanto pode, ok? beijinhos jeff , sempre lúcido....meu doce de amendoim com coco!

Jorge colina disse...

Grande âncora, nuncahavia visto esse Serguei até a entrevista maluca beleza no Jô...o cara é doidaraço mesmo e pegou a janis, que é feia pra caete... qt ao vascão... acho que venceremos , um jogo "difícil por 4 x 1! ok? abs...

Karla Senira disse...

Olha, não é da minha epóca, mas o som realmente é forte. adorei a voz da Janis - mercedes benz - clássico puro. Quanto ao Vasco torço pela vitória, pois acho que seria um concorrente mais forte ao Fla9 se ele for a final). mas, ainda gosto mais do tricolor carioca. por onde anda o professor Vítor e que novidade será essa na segunda-feira?

RCruz disse...

Fala grande irmão vascaíno Leandro!! Como tem história esse Serguei, o cara é o maior porra louca, ri muito na entrevista dele no programa do Jô, ele e a Janis faziam um par pra lá de feio era muita loucura junta. Mas quanto ao nosso Vascão, creio que teremos um jogo difícil pela frente, mas sairemos vencedores. Vamos entrar em campo com a nossa costumeira humildade, ao contrário dos arrogantes urubús que cantaram vitória antes da hora e acabaram se ferrando. Boa Sorte pro nosso Vascão!! Abçss!!

Vv disse...

Querido INOMINÁVEL ...

Já frequentei muito a casa do Serguei lá em SAQUÁ ! Passava lá só pra OLHAR a LENDA ! Figuraça ! E Janis ..bom, JANIS é a JANIS. E nada mais.

Agora, vc já ouviu falar em FILA ?! Pois é. Se fila de qq coisa já é um saco, eu fico imaginando o que é uma FILA de TÍTULOS. NÃO SEI O QUE ISSO SIGNIFICA !!

Quando eu vou pra final eu DECIDO. Faça o favor de fazer o mesmo.

SEIS bjs, Vivi.

Evandro Varella disse...

Leandro meu velho, teu texto tá ótimo, melhor que o curtinho que está na wikipédia.(complementa lá!)

Tava com saudades do Maldita... cara tô em dívida com a galera ... mas sabe como é, o ano só começa depois do carnaval então tô voltando aos poucos, rsss

Quanto ao Mengão... nos aguarde!!!

Abração

Vavá

Anônimo disse...

Mágico esse mundo do rock, agente descobre coisas que não tinha nem idéia... voltarei sempre aqui. E volte sempre no românticos... a história continuará. Abraços

Jefferson freire disse...

vasco "united" foi vice de novo. Agora virou bagunça, todo mundo é campeão em cima do vasco, até o inexpressivo fogo...kkkkkk...

Mylla Galvão disse...

Ao Lendro, Charles e cia LTDA...

O Clube de Regatas Vascaiu na Lama, o "Vascaiu United" foi vice DE NOVO...
Finalmente o Império da Prepotência foi ao chão!!!
Ruiu fragorosamente!!!
E a minha torcida pelo Joel, que mereceu o título por ser HUMILDE, deu certo e valeu a pena!
VER O VASCO CAIR PERANTE A SUA TORCIDA, NÃO TEM PREÇO!!!

E AGUARDE O MENGÃO SER TETRA... MENDIGOS DA LAMA!!!

SRN

mara* disse...

Assisti a entrevista de Serguei no Jó. Esquálido, como sempre foi, e repleto de tiques a cacoetes. Serguei é cult, sua discografia é uma primazia. Psicodelia pura. Serguei é o templo do rock tupiniquim.

'E rock é música, não essa merda de pagode, música baiana e funk escroto carioca, que nunca foi funk. A música popular brasileira foi transformada em música para corno'. Palavras de Serguei, e eu assino em baixo.

Beijos.

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.