quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fatos curiosos sobre a história do Flamengo (Período 1895-1930)

Fatos curiosos sobre a história do Flamengo (Período 1895-1930)

Dando uma de Prof. Vítor Costa venho trazer histórias retiradas do site www.flamengo.com.br que falam a respeito do Clube de “Roubadas” Flamengo.

Leiam e constatem que sua história tem muito a ver com sua torcida.


Relato sobre a primeira competição oficial do Flamengo no Remo


“Um fiasco, causado pela inexperiência dos seus remadores, que comeram um bacalhau à portuguesa com vinho verde antes da disputa (sabotagem vascaína). O barco bateu na baliza de sinalização, a tripulação enjoou e, no fim, a embarcação do Botafogo rebocou a Scyra. Passado o primeiro vexame, o Flamengo começou a competir, mas só conseguiu chegar em segundo e terceiro lugar. Por isso, foi logo chamado de "Clube de Bronze”.



O primeiro Fla X Flu.


“No dia 7 de julho de 1912, o Flamengo disputou o seu primeiro Fla x Flu. Os campeões dissidentes (na verdade traidores) do tricolor que passaram a defender o rubro-negro, porém, surpreendentemente perderam por 3 a 2 no confronto com o ex-clube. Muitos dizem que por causa desta derrota é que abriu-se a enorme ferida que alimenta a eterna rivalidade do clássico...”



O primeiro despejo

“Mas, após o bicampeonato (ainda duvidoso) de 1914/15, o Flamengo sofreu um duro golpe. A família Guinle não quis renovar o contrato de arrendamento do campo de treino da rua Paissandu, dando somente a opção de compra. Como o clube não dispunha de verbas para investimento de tal vulto, ficou com o prazo até o dia 31 de dezembro de 1931 para deixar o local”.



Vergonha Carioca

“Suspenso por um ano pela Associação Metropolitana de Esportes Atléticos por ceder o seu campo de treinamento ao Paulistano para um amistoso com argentinos, o clube ficou sem jogadores. Os atletas se transferiram para outros times ou abandonaram a carreira, não acreditando que o Flamengo pudesse reverter a situação.
Mas o povo (de baixa renda) se revoltou e exigiu a volta do clube às competições. Autorizado a disputar o campeonato carioca, o Flamengo contou apenas com jogadores que já haviam encerrado a carreira. Na primeira partida, uma goleada sofrida frente ao Botafogo por 9 a 2”.

È isso ai pessoal semana que vem tem mais!

19 comentários:

Gremista Fanático disse...

Confesso que não sei muito sobre a historia de outros times, mas li e espero pela opinoão dos outros que aqui comementarão com certeza, e tambem a replica do Jefferson Guerreiro, hshaushauhsuahsuahsa, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

_Vascao_ disse...

KKKKKKKKKK...
Há histórias e hestórias e ainda istórias e estórias, kkkkkkk...
Abraço
Jeferson

Carol Sakurá disse...

Paixão e lembranças!
Belo post!
Parabéns!

Carol Sakurá

Mauro S disse...

Passando para deixar o meu abraço, histórias e histórias, cada um com as suas, abraços, Mauro

Unknown disse...

Caramba ! Eu já conhecia todas :) ! Fiquei feliz. Em um dos meus livros sobre as histórias do MAIS QUERIDO DO BRASIL, tem uma foto desse campo da Payssandu. Eu adoro essa rua e toda vez que passo por lá fico imaginando o Fla jogando lá ...
Sds RbNs, Vivi.

João Medeiros disse...

Putz....que vergonha. Foram despejados, e continuam até hoje sem estádio. Isso é que é história.

Jefferson freire disse...

Alberto, fico muito feliz em ver seu interesse pela história do Flamengo, mesmo vc sendo botafoguense. A história do Remo do Flamengo é linda, pois tudo foi conquistado com esforço dos atletas, inclusive as primeiras embarcações. E tem sim muito a ver com a torcida. Pois apesar do início complicado, hj nós temos 44 títulos do campeonato carioca, enquanto seu botafogo tem apenas 4. Meu clube virou um clube vencedor, se reergueu após as derrotas. Já o seu botafogo...

Qnt ao Fla x Flu, esqueceu de dizer q essa derrota do Fla foi no 1° turno do carioca, e q no 2° turno o flamengo derrotou o flu por 4x0. É sim um grande clássico, o mais tradicional e o clássico nacional mais conhecido internacionalmente. Já o seu botafogo não tem essa rivalidade com nenhum dos grandes, vcs até tentam, mas estão mais para fazer clássico com o América do Rio.

Não houve despejo algum. O contrato de arrendamento acabou e a família Guinle não quis renová-lo, apenas queriam a venda. Não RENOVAÇÃO é totalmente distinto de despejo. Será q o bota teria dinheiro para comprar o seu estádio arrendado? Ih, esqueci, não tem dinheiro nem para ter um time digno.

Por fim, já na década de 20, a torcida do Fla mostrava a sua força, diga-se de passagem q a torcida do Fla sempre foi formada por todas as classes sociais sem discriminações. EsqueceU de dizer tb q neste mesmo campeonato q perdemos para o bota, fomos consagrados campeões do carioca, vencendo o vasco, mesmo com um time improvisado. Isso sim que é raça, amor e paixão.

Alberto hj nos deu uma aula. Obrigado Alberto. É exatamente isso q a mídia faz o tempo todo. Expõe apenas aquilo q interessa a ela, omitindo fatos relevantes. Forçando o público a pensar da maneira q ela quer. Que bom seria se todos os meios de comunicação tivessem um espaço como esse para que os interessados tivessem o direito de resposta e demonstrar os fatoso omitidos propositalmente.

Para quem quiser saber mais da história do Flamengo acesse www.flamengo.com.br.

SRN

Pâm disse...

Oii tudo bemm??
olha eu aqui hehehehe...estou sumida mas estu viva hauhauhaa

gostei do post...
se não fosse são paulina iria ser flamengo..rs
ainda bem que no dia da escolha o spfc ganhou do mengo por 3x2 haaha


bjoo

>> saopaulinarp.blogspot.com

The Vines disse...

Jefferson, sério mesmo cara, juro que estou deixando nossas afinidades clubísticas de lado. Mas daquí você é o melhor: contrariando a estígma, é o que melhor escreve (dos pontos de vista gramatical e retórico); o que mais tem senso esportivo e o mais razoável de todos os blogueiros daquí.

E que aula esta resposta, acho que com esta ele desite da série.

Mestre Benicha disse...

É isso aí Jefferson, matou a pau na resposta!!!

JHahahahahaha!!

GOstei de ver!!

Grande abraço e passe lá no Rio Futebol também, se puder!

Ah, sim, já linkei o Maldita lá no meu blog. Cadê o Rio Futebol aqui hein? rs

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Gremista Fanático disse...

Sabia que o Guerreiro ia responder a altura, e cade a treplica, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse blog é bom demais, abraço a todos.

Saudações do Gremista Fanático

Alberto Nascimento disse...

Só tenho um comentario a fazer:

Jefinho, vai trabalhar!

Impasse Livre disse...

Nossa. não sabia que a história do Flamengo tinha tanta estória molamba assim!Ò Céus! e a reação da urubuzada? caraca! valma...galera...sem ardência, as carapuças servem bem.huahauahauah Alberto, isso é sensacional vai em www.dossieflamengo.blogspot.com, aliás "framengada" corre por lá, que a máscara cai!
Quanto as respostas do jefferson, quanto ódio, mas te enetendo quando atacam o meu time na ferida eu também fico assim, chateado e o defendo! O que Alberto quis dizer é que nem tudo sdão flores, na realidade, as derrotas são maiores que as vitórias e tudo depende do enfoque , caro jefferson! Como se vê, pelo post, a realidade pode ser vista com lados distintios e tudo que seja diferente e não agrade aos flam,enguistas é muito chiado, por isso a mídia, comumente chamada "fla-press" costuma querer agradar ao seu público fiel( fiel não , essa é amior do Brasil) esempre temos manchetes tendenciosas e favoráveis ao Fla! Abs, Leandro.

Rubens Mourisco disse...

Despejo? convidaram educadamente pra sair? tra´ramos bambis? não tinham barco pra remar...ôôô fogo ol~olôlê.primeira vez aqui, mas me divertindo com esses posts.

Renata Magalhães - Papo de Mulher Futebol Clube disse...

Nossa,história do Framengo é podre assim?
Eu nem sabia..
kkkkkkkkkkk

Jefferson fica atacadinho quando mexe com timinho dele.kkkkkkkkkk

Douglas Nacif disse...

A CBF, pode até estar ajudando os times paulistas meu caro, mais quando o São Paulo foi garfado, contra o Internacional, com aqueles dois gols do Alessandro, irmão do Richarlyson em posição completamente iregular. Ninguém comentou!
Final do Jogo 2 a 2.

Contra o Flamengo no Primeiro turno, o Adriano simulou aquele penalti convertido. E no final do jogo um penalty escandaloso emcima do Washington. Juiz não deu!
E ai...Favoreceu ao grande Paulista?
Não, final de jogo, Flamengo 2 x 2 São Paulo.

Resultado no final das contas, 4 pontos malocados do Tricolor, que somando a sua pontuação agora, estaria em primeiro.

Douglas Nacif.

Lulu on the sky disse...

Nem conhecia essa história do flamengo.
Big Beijos

Liv Milla disse...

Nuss... recusaram meu comentário!!! *-*

Sempre Que Penso... disse...

VERDAOOOO ÊÊOOOOOOOOOOOOOOOO , eu tbm sou palmeirense entao deixa o Menguinho pra lá!! rsrsrsrsr
_*

Que bom Leandro que estas gostando, escrevo pra me livrar desses sentimentos, já comemorei e amei demais, agora quero veiver...
Beijos e Muito Obrigada!

:D

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.