quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Qual o FOCO?


Queridos amigos, a vitória contra o Santo André trouxe alívio para nós torcedores que já não aguentávamos mais a sequência sem vitórias. A chegada do Álvaro e Maldonado também reforçarão o setor defensivo. Falta apenas a chegada de um meia ofensivo. O Pet está dando conta do recado (para surpresa de todos), mas a sua idade avançada não permite o mesmo desempenho durante todo o jogo, e as lesões são cada vez mais frequentes. Há quem me pergunte em tom de ironia: "como você se sente com o destaque de seu time ser quase um vovô? Respondo na boa: pergunte como o adversário se sente quando um vovô é o grande responsável pela vitória do Flamengo.

Mas o assunto não é este e nem a caridade que fizemos com os já rebaixados tricolores. Permitimos o avanço deles como um prêmio de consolação, tendo em vista que já foram eliminados por nós no Carioca e amargam a vergonhosa lanterna do campeonato. Pior que eles só mesmo o Vasco, que joga a temida e vexatória segundona. Mas o assunto como de costume somos nós, a maior torcida do Mundo, a única que ostenta o título de Nação e é patrimônio cultural do Rio de Janeiro, tem o dia 17 de novembro como dia oficial no Estado do Rio de Janeiro como o Dia do Flamengo, etc, etc.

Pois é, essa torcida programou um protesto contra a diretoria no último sábado. Apesar de não ter ido (por compromissos pessoais), apoiei a ideia. Toda manifestação pacífica é válida. Mas pelo que li ( e se estiver errado me corrija), no final das contas, uma manifestação que era contra o descaso da diretoria, acabou virando protestos contra as escalações do Andrade.

Minha querida Nação, mudar a escalação de um jogo não vai fazer a menor diferença, não vai mudar nada no clube. No máximo, muda um jogo ou outro, mas os problemas continuarão. A diretoria do Flamengo é conhecida por ver apenas um palmo à sua frente, não pensam no amanhã, não têm planejamento. Por isso o Fla se encontra nessa posição. A torcida não pode ser assim também.

Se realmente queremos mudar o rumo do clube, temos que olhar adiante, e não um palmo à frente. A diretoria e o descaso, a falta de responsabilidade e os interesses políticos e pessoais que eles colocam acima do Flamengo têm que ser o nosso foco nas manifestações. Só assim poderemos pensar em mudanças concretas na estrutura do clube. Mas se ficarmos perdendo tempo com escalações, e jogador "a" ou "b", ficaremos eternamente na mesmice. Pois não estaremos atingindo o "foco da dengue", mas apenas nos enganando, achando que uma escalação mudará a situação do clube.

É hora de mudarmos nossa maneira de pensar, esquecer um pouco aquele torcedor de arquibancada e passar a atuar mais politicamente. A pressão sempre cai sobre os ombros dos jogadores e técnicos. Por isso, os dirigentes sempre se esquivam e continuam praticando atos que só prejudicam o nosso Flamengo. No momento em que a pressão da Nação cair em cima deles, aí sim teremos a chance de limpar a Gávea com a saída destes aproveitadores. Pensem nisso.

SRN

17 comentários:

Mariana Zuzuca disse...

Jeffinho, meu doce guerreiro... estive na gávea e me decepcionei. Meia dúzia de adolescentes, sem garra, cheio de celulares falando pra mamãe: me filmaram! manifestação sem sal e sem ideologia! Perdi meu tempo precioso. pelo menos, aproveitei e fui a praia e depois ao maraca. segunda foi sensaciopnal o programa!Vocês deixaram o chato do Souza(beijinho na ponta do nariz, seu chato de galocha!) brabo...me descacetei de rir...rumo ao g-4. Amei sua foto na bombonera.

José "Mengão" Luiz disse...

Protesto bossal. garotada sem cunho político e desinteressada. Quanto ao Pet: o cara é igual vinho, quanto mais velho, melhor. Quem fala da idade dele, não gosta e nem saca de futebol! O time , hoje. é Pet + dez!O Vascaído, o Fluminen-C e o Bostafogo não fedem nem cheiram!

Gremista Fanático disse...

Essa vitoria veio na hora certa e o Flamengo não tem um time tão ruim pra perder de 3x0 do Avai ou coisa do tipo, e sim pra lutar pelo menos pela vaga na libertadores, e com apoio da torcida pode chegar lá sim.
Quanto aos protestos com certeza tem que fazer em cima da diretoria e não do tecnico, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Vinicius Grissi disse...

Desculpa as palavras, mas o protesto foi uma verdadeira gozação pelo que vi. Poucas pessoas. E a maioria moleques sem estrutura que só queriam aparecer e tumultuar.

Claudio Henrique disse...

É de todos os clubes no Rio o Flamengo é o que está na situação mais confortável, embora a diretoria não seja das melhores. O Flamengo na minha opinião vai classificar para a Libertadores. Acorda diretoria do Mengão! Protestem de forma saudável torcida rubro-negra!

Abraços

clique documental disse...

Heeeeeeeeeeeee viva!!!
Nuuuu uma vitória do nosso time é tudo de bom ehin (pena que o time mais lindo do mundo não embala...aff)! Tenho uma amiga aqui em Minas que é Flamegista também, poxa vida...ela deve estar toda feliz!!! Caro freguês, desejo sorte (***um pouco menos que a que desejo ao meu time mais lindo do mundo, claro! **)...rsrsrs
Jefferson desculpa-me pela brincadeira... não me contive... e tive que zuaaaar...rsrsrs Aliás acho impossível falar sério aqui, uai!!!! Rsrsrsrs
Em relação ao protesto, estou com vc e não abro! Poxa... os times aqui no Brasil estão cada vez pior, os presidentes estão investindo muito em não sei o que e não montam times altamente competitivos (veja o Cruzeiro: vender Moreno, Ramires e Wagner - graaade vacilo). E nós torcedores que sofremos as conseqüências. Buaaaa!!!!

Bjos Jeffinho!


Bjos MFC

Marcos Rittner - Author disse...

Veja o post sobre fazer o Morumbi uma maquina de ganhar dinheiro:

em: http://saopaulinarp.blogspot.com/

Meta é transformar o Morumbi em máquina de fazer dinheiro

Mais um passo para transformar o estádio do Morumbi em um centro de entretenimento foi dado na noite da última segunda-feira. O São Paulo inaugurou, no portão 5 de sua casa, um restaurante que tem como tema os Mundiais. O nome não poderia ser outro: Copa. E os convidados mais ilustres foram nomes que passaram pela seleção brasileira com louvor, como Zetti, Ronaldão, Márcio Santos, Pepe, Oscar, Ado, Felix, entre outros. Representando o Tricolor, mas também com serviços prestados ao Brasil, estavam Rogério Ceni e o técnico Ricardo Gomes.

O presidente Juvenal Juvêncio inaugurou o belo espaço evidenciando a qualidade em cada detalhe, desde os aparelhos de ar condicionado, feitos na cor preta especialmente para o restaurante, até os pôsteres de todos os Mundiais e bolas decoradas por artistas são-paulinos, como o cantor Nando Reis e a apresentadora Hebe Camargo. Como era esperado, o mandatário também voltou a fazer campanha para ver o Morumbi como abertura da Copa de 2014.

- Natal ainda escolhe o terreno, outros planejam obras, e nós já atendemos mais de 80% das necessidades de um estádio para o Mundial. O que vemos aqui neste restaurante é que tudo foi feito com bom gosto, requinte e muito cuidado. Isolamento acústico, balcões de granito, isso é a cara do São Paulo - sorriu o presidente.

O Morumbi já tem outros empreendimentos em seu espaço, como um bar temático, uma loja, uma livraria, um espaço de eventos e, em andamento, uma academia de ginástica. Juvêncio quer transformar o estádio em um complexo de lazer.

- Acabou o tempo que o estádio era para fim de semana. O Morumbi será um centro de excelência e de renda. Como uma unidade de negócios do Morumbi, certamente em pouco tempo dará mais dinheiro que o futebol. Este é um espaço para todos, não apenas para sócios, e com este tema das Copas não poderia ser mais apropriado para um estádio que receberá o Mundial de 2014 - completou o dirigente são-paulino.

Denilton "Pé" disse...

Muito interesante esse seu texto Jefferson,penso assim também,vejo muitos protesto conytra treinador e jogadores emtodos os clubes e pouca ou quasse nada de protesto contra as diretorias, não pode se pensar só no hoje, tem sim que se pensar e planejar o amanha se não a coisa não anda.
Abraços

Mestre Benicha disse...

Fala Jefferson,

Assino embaixo de tudo o que você escreveu.

Apesar de estar melhor que os outros cariocas, o Fla ainda tem sérios problemas.

Não é o Andrade nem os jogadores os culpados, e sim essa diretoria "maezona" que adora passar a mão na cabeça dos "filhos" e faz vista grossa com tudo.

Felizmente, apesar de tudo, não temos um Horcades ou um Eurico Miranda no comando da equipe.

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

_Vascao_ disse...

Sei que a coisa esta feia, e na boa não há luz no final do túnel para os Cariocas da Série A.
Abraço
Jeferson

André (Deco) disse...

Pelo que li, inclusive no Urublog, foi uma palhaçada o tal protesto. No mais, Sou SPFC em qualquer lugar do mundo, mas adoro o Flamengo!! Abs!!

Sangue Bom disse...

Valeuuu! Obrigado desse humilde vascaíno de coração pela sua visita ao meu blog, seu blog é muito bom!!!!... Apareça sempre lá e obrigado tambem pelas suas palavras. Abraços!
Márcio Santos
(www.marciosantosblu.blogspot.com)

Liv Milla disse...

Serei sincera: nem li!
To com preguiça e não gosto desse time mesmo...

Passei aqui pra dizerq ue fiquei assustada... Leandro vascaíno??? Eu que jurava que era você o tricolor da "casa"... hehe! O tricolor é o Vitor, então?

Se apresentem, para que eu não faça confusões... hehe! To perdidinha com os "escritores" do blog!

E fique à vontade para passar lá quando quiser, Leandro! Será sempre bem vindo! Obrigada pelos comentários, sempre tão gentis!
E com uma coisa eu concordo: a nossa torcida é a mais bonita mesmo! :p

Beijão!

Liv Milla disse...

Pronto! Li!

E concordo: atuar politicamente é mais do que nossa obrigação, não só como torcedores por nossos times, mas também como cidadãos lutando pela nossa Pátria!

Bjo!

Unknown disse...

J.F.,

O Álvaro me surpreendeu ! Cherifão ! Pelo menos tem atitude. Ufa.

Quanto a manifestação, nem o FLAMENGO, e vc já sabe o que o ele significa para mim, me faz levantar CEDO num sábado !!!!


Excelentes considerações. O caminho vc apontou muito bem e apesar dos pesares, EU acredito.

Bjinhos e veja uma fotinho minha lá no BLOG...NA GÁVEA !!!!!! TODO ano no dia 15 de novembro, por motivos óbvios, meu pai nos levava a MECA RUBRO-NEGRA ! Não é mole não ...rs.

E vamos pra cima do Furacão.

Bjinhos, Vv.

Marcão disse...

Fiquei sabendo desse protesto la na Gávea,até li e respeito.Foram 100 pessoas la,tentaram fechar o transito e tudo mas não conseguiram.

Só não fiquei sabendo que eles na hora mudaram a "O FOCO" do protesto.

Débora Bravo disse...

É triste ver a realidade das torcidas! São raros os torcedores que criticam e fazem manifestações com conciência. Nada de briga, violência ou xingamentos. Isso não leva a nada e só deixa os jogadores e técnicos irritados. "A diretoria e o descaso, a falta de responsabilidade e os interesses políticos e pessoais (...) têm que ser o nosso foco nas manifestações." É exatamente isso que penso. O problema está na diretoria, na falta de planejamento e de amor ao clube. Parecem que só pensam no $ e lucro. Ótimo texto, ótima crítica.

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.