segunda-feira, 19 de abril de 2010

Torcedores mais que dignos

Caros amigos, e não é que o foguinho conseguiu se aproximar do 20º título Carioca... E não é que o Joel fez mesmo milagre... e não é que os trapalhões estavam certos na sua profecia em 1989... Meus amigos, o improvável aconteceu e o botafogo conseguiu evitar o inédito tetra vice. E os vascaídos estão eufóricos por 2 motivos: o 1º é pelo fato de que na ausência de títulos, o melhor é se divertir com a derrota do rival, ao melhor estilo "gozar com o p... do outro" (desculpe a frase, mas não vejo nenhuma melhor para ilustrar o pensamento); 2º porque não perderam ainda o título de maior vice do Flamengo, continuam sendo primeiros em nossa preferência "viceriana".

Sem comentar o jogo em si, os erros dentro e fora de campo, me limito a falar da torcida. Ela que sempre me surpreende. Depois de boatos de que seríamos minoria no Maraca, mais uma vez mostramos que não importa a situação, nós sempre estaremos com o Fla onde ele estiver. Fomos maioria sim, apesar da surpreendente presença dos botafoguenses.


Mas, mais uma vez a torcida Rubro-Negra demonstrou ser a mais desportista do país, principalmente no Rio. Perdemos com 2 pênaltis a favor do fogo e ainda assim, nos mantemos sem o famoso chororô, aceitando a derrota como deve ser no futebol, em qualquer esporte e na vida. A derrota faz parte do esporte e que bom seria se todos aceitassem a derrota desta forma, de maneira digna, esportista e consciente. A Nação mais uma vez ENSINA aos demais a forma de se torcer e como deve ser encarada a derrota. Pois, ao invés de criar teorias mirabolantes conspiratórias, o Rubro-Negro ergue a cabeça e se prepara para os próximos confrontos. É isso que nos fortalece e nos faz conquistar títulos e superar os obstáculos.

O jogo de ontem seviu para legitimar o nosso de 2008, onde foi marcado um pênalti no Fábio Luciano idêntico aos 2 marcados ontem contra o Fla. Na época, foi o motivo de um chororô constrangedor. O que no passado foi chamado de armação e Flapito, ontem foi sinônimo de uma arbitragem justa e corajosa.

Que fique a lição: perdeu, aceite. Parabenize o vencedor, aceite a derrota, erga a cabeça e lute pela vitória na próxima oportunidade. Reconheça as qualidade do adversário e as deficiências próprias. Futebol, esporte e a vida são assim. Quem não sabe reconhecer a derrota não deveria nem torcer. Infelizmente temos que ouvir gracinhas que colocam em dúvida tudo que conquistamos até hoje. Infelizmente, o espírito desportista exemplar dos Rubro-Negros não é recíproco por boa parte dos adversários. Com certeza se tivessemos ganho, haveria chororôs múltiplos por aqui.

Que fique a lição para os demais. Parabéns ao botafogo, mas principalmente, parabéns à Nação Rubro-Negra pela aula de desportividade.

SRN

6 comentários:

Maria Olívia Ferreira Satler disse...

O mundo da voltas mesmo, ja dizia Charles!

Jeferson para de chororo...é so mais um VICE pro time mais VICE do Brasil.

Nada como um domingo apos o outro!

SV,
Bjs

Mylla Galvão disse...

Jeferson,

Vc acha que não recebi recadinhos dos amigos vascaindos não?
Sua frase está correta (mesmo sendo de baixo calão)...
É que pimenta no olho do outro é refresco!
E obrigado por ter elogiado meu texto! Foi feito por quem está triste e ao mesmo tempo alegre...Se por um lado meu time perdeu por incompetência do técnico, um outro desafeto tb: Cruzeiro e São Paulo!!!

SRN

Jefferson freire disse...

qUERIDA mARIA oLÍVIA, não entendi o "para de chororo". Isso não existe com o Flamenguista, isso é para vascaídos, botafoguenses e tricolores. N´s sabemos perder, temos senso esportivo e aceitamos a derrota, acho que isso ficou bem claro no post.

Outra coisa: perdi e estou botando a cara aqui, sem medo, sem me esconder. Fato este cada vez mais escasso nos adversários.

SRN

Roger disse...

Jefferson,

Entre as incríveis marcas e recordes do Flamengo aqui vai mais uma conquista inédita: O "TRI-VICE" em uma semana, veja só:
- Vice da Taça Rio
- Vice do campeonato Carioca
- Vice no brasileiro de 87

E ainda por cima estuda, estuda e não consegue passar nas univercidades...

Dose né brother...

Jefferson freire disse...

Fala Roger, fazia tempo que não te via por aqui. Resolveu aparecer na boa né...rs

Realmente passar pelas "univercidades" é muito difícil, nem estudando muito...kkkk

Saudações

mARIANA zUZUCA disse...

Jeffinho , meu doce de côco com ab[óbora, o mengão é muito superior a essas sandices que estam,os vendo. A caravana passa , os cães ladram, mas nós riremos por último ao final do ano! beijokas!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.