sábado, 8 de agosto de 2009

Politicagem - Parte 2


Caros amigos, venho aqui hoje para falar novamente da politicagem no futebol. Cerca de 1 mês atrás falei sobre o assunto focando no novo patrocinador do Vasco e as manobras políticas feitas pelos vascaínos Sérgio Cabral (governador do Rio de Janeiro) e o presidente Lula (Corintiano e vascaíno). Hoje continuo o assunto, mas para falar de um verdadeiro pesadelo brasileiro: a janela de transferência.

Todos os anos nós torcedores sofremos com os desmanches de nossos times no meio da temporada. Elencos que no início do campeonato são candidatos a título, após a janela passam a ser ameaçados pelo rebaixamento. Todo ano tem um time que é mais prejudicado com a maldita janela. O meu Flamengo mesmo foi muito prejudicado ano passado, quando tinha a liderança do campeonato e após a janela foi caindo e terminou em 5º lugar. Mas é apenas um exemplo dentre vários outros.

Pois bem, mesmo com todos estes problemas, jamais algum político teve a ousadia, ou melhor a boa vontade de colocar o assunto em pauta para discutir melhoras no calendário, ou uma solução para a disputa desleal entre os Reais brasileiro, os dólares árabes, e principalmente o euro europeu. Mas bastou o time do digníssimo presidente da República ser prejudicado pela janela e logo ele se movimentou e colocou finalmente o assunto em discussão.

Ele está no poder desde o dia 01/01/2003, de lá pra cá foram 7 temporadas do campeonato brasileiro. Em todos estes campeonatos os clubes sofreram com a maldita janela de transferência. Mas por que só agora despertou o interesse de nosso presidente? Já disse no 1º post sobre politicagem que infelizmente os políticos estão mais interessados em satisfazer sonhos próprios, a solucionar os problemas da população em geral.

O presidente viu seu 1º clube de coração ser campeaõ Paulista, da Copa do Brasil e caminhando a passos largos para disputar o título nacional e receber a tríplice coroa. Mas veio a janela e por ela saíram Cristian, Douglas, André Santos e ainda há o risco do Felipe ir. É claro que o elenco sofreu e o Corinthians começou a jogar mal e perder jogos. Vendo seu sonho e seu time cair tabela abaixo, o presidente tomou uma decisão: "Temos que acabar com esse exôdo de jogadores!".

Mas por que só agora? Por que não tomou esta decisão há 7 anos atrás quando assumiu o cargo máximo do poder executivo deste país? Felizmente meus amigos, esta decisão interessa a todos nós torcedores, do Corinthians ou não. Mas infelizmente as soluções em nosso futebol estão reféns de interesses pessoais de nossos representantes. Este interesse pessoal do presidente acaba nos afetando também. Mas até quando as soluções, ou as discussões ficarão submetidas a estes interesses individuais? Quando os políticos pensarão no todo e não apenas em seus umbigos? Enquanto os nossos interesses não forem respeitados, ficaremos na esperança e torcida para que os interesses deles possam ser os nossos também.

Abraços e bom final de semana para todos!

8 comentários:

Saulo disse...

Organizar o calendário brasileiro é muito importante para não deixar o nosso campeonato ficar cada vez mais fraco.

Gremista Fanático disse...

Grande texto Guerreiro, bastante esclarecedor, é dificil ter esperanças quando ela depende de politicos, eles só pensam em interesses proprios, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Wilson Oliveira disse...

Jefferson, belo texto!!!

Concordo inteiramente com suas palavras sobre o presidente Lula só pensar nisso agora, que seu time foi diretamente afetado. Mas acho que nesse caso, não devemos lamentar o fato de ser tardio e sim, comemorar o "antes tarde do que nunca".

Eu to cada vez mais convencido que a solução é mudar mesmo o calendário. Do jeito que está nao dá pra continuar. Por mim já mudaria pro ano que vem. O campeonato começa com os times de um jeito e eles vao se enfraquecendo...

Sou a favor do Brasileirão no primeiro semestre com a Libertadores e Copa do Brasil. E no segundo semestre, com os times mais enfraquecidos os campeonatos menos importante, como a Sul-Americana e os regionais.

Até mexeria nos regionais. Voltava com Rio-SP, Sul Minas e tal. Tipo, em 2010 pega os melhores colocados do Carioca e do Paulista, por exemplo, pra disputar o Rio-SP de 2011 e assim por diante...

Acho que o nosso futebol ia ficar bem adequado.

Só nos resta saber se a Globo toparia mexer na sua grade de programação também...

E não deixem de visitar os blogs desse multiblogueiro:

http://futebolmusicaetc.blogspot.com

http://semprefla10.blogspot.com

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

http://blogloucoporticorinthians.blogspot.com

Muito obrigado!

Abração a todos do Maldita!

_Vascao_ disse...

Piada pura a 1º parte do texto.
A 2º foi muito boa, concordo plenamente em dificultar as coisas para os clubes europeus, essa janela é uma covardia, só com adequações no calendário e leis inteligentes para mudar esse quadro, que interessa em 1º lugar aos torcedores, pois aos dirigentes corruptos e trambiqueiros dos clubes de futebol, o que importa é quanto vão ganhar por fora e nas comições nas vendas dos jogadores e o clube que se exploda! Fódha, mas é assim mesmo que funciona.
Você que gosta de malhar o governo com postagem deste gênero depois que o Vascão conseguiu o patrocínio da Eletrobrás, e vocês perderem o da Petrobrás (rs...), indico fazer um post sobre os milhões ou bilhões que serão gastos com reformas e construções dos estádios para a copa de 2014, onde sim serão usados dinheiro público, já anunciado pelo Ricardo Teixeira, em um país onde há tanta miséria e injustiças. E não um mero patrocínio a um clube que faz a felicidade de milhões de Vascaínos em todo o mundo, formador de atletas olímpicos, para-olímpicos, com uma escola em suas dependências e que contribuiu e contribue com a cultura do Brasil, além de ter a história mais bonita dos clubes do mundo, sendo pioneiro em combater os preconceitos contra o racismo, classe operária, e os pobres.
Abraço do Vascaíno mais fanático do Estado Catarinense.
Jeferson

Marcão disse...

Só agora que o Senhor Presidente foi se liga nisso,só agora que o seu time do coração começou a se da mal com a janela.

Isso ainda vai durar muito tempo,os clubes ganham muito dinheiro com isso.Infelizmente é isso !

Zêro Blue disse...

Realmente é casuísta demais a fala do nosso presidente, como sempre na política aliás. Mas de qualquer forma algo tem de ser feito e essa proposta dele seria bem interessante para nós torcedores, não acham?

Abração Jeffersão...

Jefferson freire disse...

Jefferson, pode deixar q meu próximo post sobre politicagem abordarei este tema.

Carlão, tb acho ótimo colocar o assunto em pauta, só fico triste q alguns assuntos mesmo sendo importantíssimos, só são colocados em pauta qnd atingem interesses pessoais dos políticos.

Abços

Beti Timm disse...

Vim dar meus parabéns! Vcs merecem muito mais e deixar meu beijo a todos!

Beijos

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.