quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nunca Serão!


Caros amigos, imaginem se o apresentador Gugu Liberato viesse a público e dissesse que é melhor apresentador que Silvio Santos. Imaginem se Túlio Maravilha ao completar 1000 gols aos 52 anos dissesse que foi mais importante para a história do futebol que Pelé. São situações ridículas e difíceis de serem até mesmo rebatidas, face o teor de absurdo dessas declarações.

Pois é exatamente isso que a sofrida torcida vascaína tem feito. Conseguiram lotar o Maracanã em jogos decisivos e em jogos comemorativos com campanhas publicitárias para o torcedor ir ao estádio no aniversário do clube, vestir a camisa, pendurar bandeiras, etc. Me fez lembrar a diretoria do Botafogo que todo jogo decisivo tem que espalhar outdoors pela cidade implorando a presença do torcedor, ou a diretoria tricolor que gasta fortunas em campanhas publicitárias para incentivar o torcedor a ir ao estádio apoiar o time.

Ora, o simples sentimento de amor e paixão ao clube não é suficiente para motivar a presença da torcida? É por essas e outras que não se pode falar da torcida do Flamengo. Pois, mesmo fazendo uma campanha irregular, a torcida do Flamengo sempre comparece em massa. Na média de 33 mil torcedores por jogo, sem precisar fazer campanhas publicitárias para isso.

É muito fácil ir ao estádio e apoiar o time quando ele está bem, ou num jogo decisivo de campeonato. Difícil é ter peito para ir ao estádio quando o time precisa, quando as coisas não estão indo bem, etc. Ontem mais uma vez a torcida do Vasco mostrou a sua cara. Pouco mais de 5 mil torcedores (novamente) compareceram em São Januário para "prestigiar" o time. Mas não é a maior torcida do Rio? Não me lembro de um público tão pequeno num jogo do Mengão. E olha que nem somos "líder" de campeonato. Bastou alguns jogos em que o time não foi bem para afastar a "fanática" torcida cruzmaltina.

Vão dizer que foi o dia e a hora. Mas caros amigos, se quisessem jogar apenas nos finais de semana, ou quarta-feira e quinta, que não caísse para a série B. Pior que isso, os poucos torcedores que foram ainda ofenderam o técnico Dorival Jr. chamando-o de "burro". Caramba, o cara está tirando leite de pedra e a torcida não consegue reconhecer isso. E ainda dizem que teriam a melhor média de público se jogassem no Maraca. Mas não conseguem nem lotar São Januário.

Costumo dizer que não devemos apenas olhar a foto, mas sim o filme. Não podemos tirar conclusões precipitadas por causa de um ou dois jogos. É preciso olhar a história, olhar os feitos, o que já foi feito e o que é feito SEMPRE. E não apenas em jogos isolados e comemorativos. Pouco a pouco a marra vai acabando e cada um vai tomando o seu lugar.

Quando poucos vascaínos ousaram querer se compararem à torcida do Flamengo, a primeira frase que me vinha à mente era a famosa frase do Capitão Nascimento: "Nunca serão!"

SRN

29 comentários:

Saulo disse...

Tem que vê que a torcida do Flamengo é enorme né.

Ontem, o Vasco foi completamente dominado pelo Figueirense. Sabia que ia ser um jogo complicado por que o Figueira está muito bem e perto por uma vaga na elite.

Mas, o Vasco fez outro partida ruim e mereceu perder mesmo.

Eu esperava mais da torcida do Vasco que não compareceu não sei por que.

Gremista Fanático disse...

Mais um seção das alfinetadas, agora dessa vez eu estou esperando a replica do Leandro e da galera Vascaina e o que é certo e garantido é a minha diversão sempre que venho aqui no blog dos Malditas. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

RCruz disse...

Olá meu caro amigo rubro negro Jeferson Freire!! Acho que vc está vivendo em outro país!! Você quer que no dia 29 do mês o torcedor brasileiro, tenha dinheiro sobrando no bolso para ir assistir um jogo na terça feira às 21:10 da noite e ainda chovendo?? Menos meu amigo!! Esse jogo de ontem não serve como parâmetro para se avaliar uma torcida. Ninguém está discutindo se os rubro negros tem mais ou menos torcida que os cruzmaltinos. O que tem que ficar bem claro é que os dois maiores clubes cariocas, são realmente os de maior apêlo popular em todos os estados do Brasil, mas quanto a colocar mais torcida no estádio em um jogo ou outro isso depende de vários fatores. Sinceramente meu caro Jeferson, duvivdo que vc sairia de casa ou do seu trabalho para assistir o seu time jogar sem dinheiro no bolso, chovendo, tendo que voltar tarde da noite, sabendo que teria que trabalhar no dia seguinte. Creio que o seu bom senso não deixaria vc fazer isso. Portanto sejamos mais coerentes e não vamos deixar a paixão clubística falar mais alto na hora de escrever.

Um forte abraço e saudações vascaínas, meu amigo rubronegro!!
http://dacruzdemalta.blogspot.com/

Vinicius Grissi disse...

De fato, muitas torcidas são impulsionadas por campanhas e principalmente, pela divulgação da mídia. Mas são poucas as que mantém uma ótima média em todos os jogos.

Mylla Galvão disse...

Sabe que eu concordo com vc em gênero, número e grau?
Sabe? A torcida do Vasco nunca terá capacidade de chegar onde está a torcida do Glorioso Mengão!!!
É muita pretensão deles mesmo!
É fácil encher o Maraca em dias de jogos comemorativos...
Difícil é lotar "ele" qdo time está na pior...
Eles, os vascaindos, gostam de encher a paciência dos flamenguistas mas não prestam a atenção ao próprio umbigo!
E se o vasco não subir?
O q vai acontecer com eles?

bjs

Jefferson freire disse...

Caro amigo Roberto Cruz, darei apenas um exemplo de como fui coerente em minhas palavras. 1° turno do brasileiro, Flamengo x Atlético-MG, quinta-feira, 21:30, final de mês, chuva e frio. Mais de 30 mil torcedores, entre eles eu, foram ao Maraca prestigiar o time.

São as mesmas condições: final de mês, pouca grana, chuva, meio de semana, jogo mais tarde e trabalho no dia seguinte. Mas isso não foi suficiente para desanimar os guerreiros Rubro-Negros.

Abraço a todos!

Zêro Blue disse...

Pois é uma bela alfinetada do Jefferson... Que venha a réplica, depois a tréplica e por aí vai.

Eu que não acompanho o futebol brasileiro (só acompanho o CRUZEIRO que faz parte do futebol CELESTE, hehehe), não tenho como falar do assunto.
Só posso dizer (sem querer comparar com o que ocorre no Rio, ou com o time do Vasco) que em Minas, um certo e pequeno time (só tem um GRANDE título em mais de 100 anos de história) propagou muito recordes de público na série B, depois foi descoberta a fraude: o patrocinador (que por coincidência já patrocinou o Vasco = MRV) tinha direito a boa parte dos ingressos só que NÃO CONSEGUIA distribuir todos (não havia interesse) e estes que não eram distribuidos eram tbém contados como sendo público no estádio... UMA PIADA.

Carol Sakurá disse...

Cof..cof..cof..a inveja nunca é boa,mata a alma e invenena!
Brincadeira!
Uai,mas mesmo sem o Flamengo ser líder do campeonato,os estádios não ficam lotados?Será por que?Só paixão?Hum...tenho minhas dúvidas.
Quanto a torcida do Vasco,quer maior prova de amor do que acompanhar o time(campeão!!!)fielmente na série B?
Não acredito só na prerrogativa do marketing.
Abs!

Carol Sakurá
http://lepoeteenfleur.blogspot.com

Lunna disse...

Eu sou sincera em dizer que não sei ainda como o flamengo se mantêm com uma grande torcida porque futebol é paixão e paixão precisa de motivação e isso a diretoria do flamengo não faz a menor idéia do que seja.
Ok. Vamos ser sinceros. O presidente do flamengo sempre diz que o time vai brigar pelo título e onde o time chega. Por enquanto o mengão não caiu, mas vai levar quanto tempo para isso acontecer? Do jeito que a situação anda, mais cedo ou mais tarde acontece. Ou então a nova lei da FIFA em que não permitirá clubes endividados participarem de um campeonato.
Nada tenho eu contra times do Rio, mas a bagunça bate a porta desses clubes há anos e acho que hoje em dia, marketing é a alma do negócio e o flamengo sabe disso, por isso saiu vendendo camisa do Adriano. Agora me diga, no bolso de quem vai parar esse dinheiro? hummmmmmmm
Abraços meus

Impasse Livre disse...

Jefferson, quinta é dia de futebol, terça nunca foi aqui no RIO. A torcida do Vasco vem de três semanas seguidas no RJ, dando show. porque o jogo contra o Duque na tabela era fora. Então , me diga você iria quatro jogos seguidos? Fim de mês, frio tremendo, chuva fina, horário ingrato e tudo o mais. Não acho que h justifique a pouca presença de ontem, mas ajuda. E fica um desafio; pegue os últimosdez jogos de cada um dos times( vasco e Flamengo) no Maracnã, some e faça a média...me diga quem tem a amelhor média. Mylla, quer falta de motivo maior para não ir do que asssitir jogo na série B?
Os vasáínos são pessoas cultas, alfabetizadas e que ao contrário de torrar apaciência dos outros, demonstram o seu amor e devoção pelo clube e isso incomoda, eu sei Mylla! a nossa capacidade é muito maior doque a do Flamengo, não quantitativamente mas qualitativamente! quanto s a sua preocupação do vasco não subir, pode ficar tranquila isso não acontecerá, a probabilidade é tão pequena, que digo: mais fácil o flamengo cair do que o \vASCO DESCER. JEFFERSON, ABRAÇOS... rOBERTO, ASSINO EMBAIXO DE TUIDO O QUE DISSE! RTÔ SEM PACIÊNCIA PARA ESCREVER MAIS.

Claudio Henrique disse...

Me decepicionei com a torcida vascaína. Estavam apoiando o time e ousaram dizer que são maiores que a massa do Mengão. Agora abandonam o time só porque não vem bem em alguns jogos. É complicado hein. Ainda ousam chamar o técnico Dorival Júnior de burro. O cara tá fazendo o impossível com esse time. Decepicionou essa atitude.

abraços

Jefferson freire disse...

Leandro, terça é um dia da semana comum igual a quarta e quinta. Então o sentimento vascaíno só bate às quartas, quintas, sábados e domingos? Nos outros dias esquecem do clube? Já disse, se não gostam de jogar na terça, q ficassem na série A.

Bom jogamos a semifinal e final da Taça Rio, 2 finais de carioca seguidas e lotamos o estádio em todas elas. Isso levando mais de 90% do público. Em 2007 no brasileiro tb tivemos uma sequência de jogos seguidos em casa e lotamos todos os jogos.

Não precisou nem perder jogo, muito menos perder a liderança para a torcida abandonar o time, bastou alguns jogos feios. E ainda ofenderam o pobre Dorival. Isso que é "fidelidade"!!

Saudações da 1ª divisão

_Vascao_ disse...

Menospresar um recorde de um clube ou de sua torcida é sinal de fraqueza e que vocês estão admitindo que estamos encomodando, se não nunca você se daria ao trabalho de fazer um post exclusivamente sobre esse assunto. Agora tenho certeza que você e todos os framenguistas estão reconhecendo a nossa força, mas não fica com medo não, nós só se enfrentaremos ano que vem no Carioca, até esquece, se não você ficará com trauma.
Abraço
Jeferson

Impasse Livre disse...

Terça é um dia como outro qualquer, mas depois de três fins de semana seguidos e em pleno fim de mês, eu duvido que alguma vez você tenha ida o a quatro jogosseguidos de meio de campeonato do seu time? se tiver ido , prove!
Quantio a dorival, ontem ele teve o momento renato", o momento "Andrade" dele...oui seja, foi fraco e errou. o que não justifica os xingamentos e a revolta. Tá , o vasco não tá jogando bem ultimamente( três jogos)? Não, não está! mas, vinha ganhando e isso estava bastando, mas ontem perdeu. E como é clube grande, qualquer derrota na série B é revoltante, qualquer derrota pra time pequeno gera crise no grande! de resto , éisso. somos o orgulho do RJ!

Felipe Souza disse...

"Leandro, terça é um dia da semana comum igual a quarta e quinta. Então o sentimento vascaíno só bate às quartas, quintas, sábados e domingos? Nos outros dias esquecem do clube? Já disse, se não gostam de jogar na terça, q ficassem na série A."

HAHAHAHAAHAHHAAHAHAHAAHAHAHAHAHHAAH

"de resto , éisso. somos o orgulho do RJ!"

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAH

NA BOA, ORGULHO DO RIO?? POBRE FUTEBOL CARIOCA ONDE O ORGULHO ENCONTRA-SE NA SÉRIE B... PROVAVELMENTE O ORGULHO DO RJ NO ANO QUE VEM SERÃO BOTA E FLU. LEANDRO CARVALHO, NOBRE ANCORA, FORÇOU NESSA.

AH, VCS FICAM SE GABANDO SOBRE OS PUBLICOS DO VASCO NA SERIE B, LEMBRANDO QUE BOTA X RESENDE NA FINAL DA TG DESSE ANO LOTOU O MARACANA.

A TORCIDA É O RETRATO DO TIME, ANO PASSADO NÃO VI EM NENHUM MOMENTO A TORCIDA VASCAINA ABRAÇAR O TIME QUANDO ESTAVA PRESTES A CAIR. NÃO SUPERVALORIZEM ESSES NUMEROS.

Felipe Souza disse...

"Leandro, terça é um dia da semana comum igual a quarta e quinta. Então o sentimento vascaíno só bate às quartas, quintas, sábados e domingos? Nos outros dias esquecem do clube? Já disse, se não gostam de jogar na terça, q ficassem na série A."

HAHAHAHAAHAHHAAHAHAHAAHAHAHAHAHHAAH

"de resto , éisso. somos o orgulho do RJ!"

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAH

NA BOA, ORGULHO DO RIO?? POBRE FUTEBOL CARIOCA ONDE O ORGULHO ENCONTRA-SE NA SÉRIE B... PROVAVELMENTE O ORGULHO DO RJ NO ANO QUE VEM SERÃO BOTA E FLU. LEANDRO CARVALHO, NOBRE ANCORA, FORÇOU NESSA.

AH, VCS FICAM SE GABANDO SOBRE OS PUBLICOS DO VASCO NA SERIE B, LEMBRANDO QUE BOTA X RESENDE NA FINAL DA TG DESSE ANO LOTOU O MARACANA.

A TORCIDA É O RETRATO DO TIME, ANO PASSADO NÃO VI EM NENHUM MOMENTO A TORCIDA VASCAINA ABRAÇAR O TIME QUANDO ESTAVA PRESTES A CAIR. NÃO SUPERVALORIZEM ESSES NUMEROS.

Felipe Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Charles Madeira disse...

Meu caro jeff,gostaria muito de ti elogiar em suas postagens, mais como posso fazer isso, se você a cada dia que passa fala mais besteira, e dá mostras de que é um rubro-preto, e inveja a nossa torcida e nosso estimado clube,nos ultimos jogos nós levamos sempre mais torcida que vcs, e nós não pulamos a catraca, não colocamos areola na lata de nescau, e muito menos fazemos "bicos" como vender cerveja quente e vagabunda na frente do maracá,nosso povo trabalha e lota sempre o estadio, pra terminar eu só quero dizer que vc é uma "MUuuuuuuuLaaaa"mais é gente boa

Michel Farias disse...

A grande realidade é q essas discursões são muito saudaveis é por isso que o futebol é tão apaixonante. Vamos rodar, rodar e não sair do lugar!!


Abraço a toda galera do Maldita!!!!


http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Evandro Varella disse...

KKKKK, ótimo debate!!!! Muito divertido e instrutivo, rsss

Galera , que tal fazer uma enquete aí ao lado perguntando qual torcida carioca é mais fiel, assim a gente resolve logo essa parada?

Putz nem precisa né.... Vai dar Mengão como sempre!

Abração

_Vascao_ disse...

Valeu Leandro 00:57 hrs, 01/10/09.
Abraço
Jeferson

Jefferson freire disse...

Felipe, a sua foto postada em 25/09 demonstra quem é a bichona do MFC, isso tb mostra q o MFC é democrático não apenas no futebol, mas tb na opção sexual de cada um.

Jeferson vascão, se UM post meu é sinal de medo e inveja, imagine o sentimento do vascaíno, pois vc pode confirmar q 90% dos posts vascaínos são direcionados ao Flamengo.

Leandro, eu não fui a 3 jogos seguidos, mas temos torcida o suficiente para revezar e sempre manter o maraca com 30 mil pessoas no mínimo. O vasco não tem torcida suficiente para isso. Por isso vemos jogos com 5 mil pessoas e ainda vaiando o "orgulho do Rio". Qual seria o conceito de orgulho pra vc? Chamar de burro o Dorival e vaiar o time daquele jeito foi a prova de ingratidão e infidelidade.

Por fim, Charles,tb gostaria de elogiar seus posts e comentários. Mas como elogiar cometários como estes sem qualquer fundamento? Se o torcedor pula catraca, pq fomos a torcida q mais arrecadou este ano? Se o cara vende cerveja do lado de fora para ir ao jogo, é mais uma prova de amor. Se o vascaíno trabalha para ir ao jogo, o desemprego deve ter aumentado, pois 5 mil torcedores é vergonhoso!

Saudações do único carioca q não caiu e nem vai cair, nunca!

Felipe Souza disse...

Prezado "Vascao",

Em nenhum momento meu comentário foi dirigido a sua pessoa, se você bem observar e se realmente acompanha nosso blog, vai perceber que o termo "bichona" é direcionado ao Jeferson "Guerreiro" um dos integrantes do MFC. Entre nós, tanto no ar, quanto no blog, temos essa liberdade, em nenhum momento eu tomaria essa liberdade com um leitor e acompanhante do nosso trabalho. Somos descontraídos, mas sem perder o respeito com quem quer se seja. Nas minhas marcações, reproduzi textos do ancora Leandro Carvalho e do próprio Jeferson. Não entendi porque se sentiu atingido. Agora, peço para que antes de disparar ofensas, veja bem, faça uma análise do que realmente foi escrito e para quem foi direcionado, para não colocar a família de ninguém em uma discussão que só deve ser saudável.

Um abraço.

Felipe Souza

Felipe Delfim disse...

Concordo! Qualquer campanhazinha mixuruca afasta os torcedores do estádio...
Mas a nação dá um exemplo de como torcer! Sabe comparecer, sabe apoiar, bem como sabe pegar no pé, na hora certa!

SRN!

http://deprimafc.blogspot.com

Denilton "Pé" disse...

Fala Jeferson,sempre cutucando a torcida vascaina,mas faz parte.Penso eu que todas as torcidas tem seu valor,seja ela enorme,ou pequena,mas comparar qualquer uma com a do flamengo é covardia,pois sua torcida é enorme e não tem comparação,com nenhuma do Brasil e talvez do mundo.
Abraços!!!

Unknown disse...

J.F.

Vc como sempre...BRILHANTE :) !

Eles NUNCA foram, NÃO SÃO e NUNCA SERÃO :) !

Bjs, Vv.

Débora Bravo disse...

Gostei do "Nunca serão"! rs Estava lendo o 'debate' entre você (Jeferson Freire) e o Leandro e concordo em partes com os dois. É mesmo difícil acompanhar o seu time indo a 4 jogos diretos. Maaas o Flamengo tem torcida para encher o estádio qualquer dia! Eu não preciso ir quatro vezes seguidas. Se eu for uma sim uma não COM CERTEZA terão milhares de torcedores que farão a ordem inversa e assim sempre teríamos torcedores. Não é mesmo? rs Mas mesmo assim estou gostando de ver a campanha dos torcedores do Vasco! Espero que continuem assim ano que vem na Série A. E ano que vem os jogos serão quarta e quinta, sem desculpas! ;)

Diego Louzada disse...

Bom, o jogo de terça teve uma situação realmente muito ruim para o comparecimento de qualquer torcedor. Terça-feira, 21 horas, chuva e muito frio na cidade, fim de mês e último jogo de uma sequência de jogos no Rio. Junte-se a isso a pobreza de transportes de massa na região de São Januário (trem e metrô por exemplo), que faz com que muitas pessoas cheguem bem depois da meia noite em casa, tendo que trabalhar no dia seguinte.
Fazer esse tipo de comparação é realmente bem complicado.

Quanto ao comentário sempre tão infeliz da Sra. Mylla, sua torcida já deixou diversas vezes o time jogando para pequenos públicos em anos anteriores e a média apenas subiu de 2007 para cá, quando o time veio tendo boas performances no Brasileiro.

Não é questão de lotar quando o time está na melhor ou pior. Ano passado com aquele time horroroso jogamos para públicos bem maiores que o da última terça. Isto é apenas para demonstrar que cada jogo tem uma história e uma situação que o antecede, sendo impossível fazer comparações.

Abraço!

Nanuni Kokoritu disse...

Nunca serão!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.