quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Somos todos sérvios!

Caros amigos, na última esmagadora vitória Rubro-Negra, um dos grandes astros da festa chegou a declarar que "ainda não havia aprendido português o suficiente para descrever a torcida do Flamengo". O autor desta frase foi o sérvio Pet. Ele que após jogar por Vasco, Fluminense, Vitória, Atlético-MG e até mesmo o Real Madrid, não se cansa em exaltar a magnífica torcida do Flamengo. Assim como já fizeram tantos outros, como o Romário que disse que a torcida do Fla foi a que mais o emocionou, chegou a dizer que a torcida do Fla "é de outro planeta, que me desculpe as outras"(VEJA). E jogando pelo Vasco mandou a Força Jovem do Vasco aprender a torcer de verdade com a Raça-Fla e Jovem-Fla (VEJA).

Mas, ao ouvir o Pet dizer aquela frase, fiquei pensando em como descrever a torcida do Flamengo. Pensei em várias frases de efeito para colocar neste post e ensinar ao Pet as palavras perfeitas para descrever nossa torcida. Sinceramente, não é fácil. Como descrever o sentimento de uma pessoa que dorme na fila para comprar ingressos para um jogo que não vale nem o campeonato? Como descrever um pai do Pará que coloca o nome dos filhos de "ZicoFla", Flamozer" e Francifla"? Qual o motivo que leva artistas virem ao Brasil e vestirem o Manto? Por que jogadores como Seedorf sempre rasgam elogios ao Mengão? Por que a torcida do Flamengo é a única que é patrimônio cultural do Rio de Janeiro? Mas o que mais nos diferencia é a nossa irreverência e inesgotável criatividade.


Poderia citar diversos exemplos de amor ao Flamengo, mas a minha missão aqui é ensinar o Pet a descrever o Flamengo, ou seria. Pois lamento lhe informar Pet, mas não sei como descrever a torcida do Flamengo. E acredito que nenhum Rubro-Negro seja capaz de descrevê-la. Muito menos nossos adversários que não conseguem entender essa química que sempre existiu entre torcida e clube e sempre vai existir. Não precisamos de grandes vitórias para comparecer ao estádio. Não precisamos de um "choque" de gestão ou de grandes contratações para acreditarmos sempre no Flamengo.

Deve ser por isso que já vimos times teoricamente mais fracos do Flamengo, vencer times bem mais fortes e com nomes de grandes jogadores. Como foi o tri sobre o Vasco, quando nos 3 campeonatos eles tinham no papel um time superior. Só que a força que vem da arquibancada é algo que contagia quem está lá em baixo. Essa força é algo inexplicável que vem direto do coração, ganha força na garganta, ecoa pelas arquibancadas e faz meros soldados se tornarem verdadeiros gladiadores! Isso faz do Flamengo o maior destruidor de sonhos dos nossos pobres rivais.Desculpa Pet, desculpa Nação Rubro-Negra. Mas por mais que tentemos, jamais acharemos a palavra exata para descrever a torcida do Flamengo, pois neste ou em qualquer outro idioma não existe palavra que expresse toda essa grandeza, beleza e força. Toda essa Raça, Amor e Paixão. Não há como descrever a nós mesmos. Aliás, existe sim. A melhor forma de descrever a torcida do Flamengo, é justamente dizer que ela é INDESCRITÍVEL!

SRN

22 comentários:

Leo Lagden disse...

Sem palavras para comentar o seu post!
Perfeito!

Gremista Fanático disse...

Cara bacana o texto e tal mas eu sei o motivo pelo qual o Pai coloca o nome no filho de Zicofla, Flamozer e Francila, é porque ele detestou o nascimento do filho e quis se vingar, porque tem dó né Guerreiro? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Marcelo Suyço disse...

Cara o texto é muito bom, mas Flamozer.. aquele lateralzinha ruim, da Copa de 82....rssssssss

Abraços e obrigado pela visita.

Professor Motta disse...

o cara que coloca esses nomes nos filhos tem que ser bandido da sociedade. è um ididota puro, um cidadão sem consciência. uma pessoa que está fora do seu conceito normal. Lamentável essa exaltação por sua parte, jovem menino. Quanto as declarações do pet, elas são a sua última tábua de salvação no futebol. Imagina,e olha que sou tricolor, dizer quando jogava no vasco que eles tem que saber torcer como a Raça! A Força e atorcida do vasco num geral, são uma das principais torcidas em incentivo no futebol. Muita baboseira e pouca utilidade nesse post. Desculpe minha sinceridade, pois acho O MFC,muito bom! abs, prof. motta.

Jorge Colina disse...

Pois é, e mesmo com toda essa euforia, estando na série A e tudo, foram incapazaes de supérar os atuais números datorcida do vasco no Maracnã. Jefferson, faça um fabvor pegue os últimos dez públicos nop Maracanã, como li que sugeriu o João Medeiros e me diga que tem a maior m[édia de pública, numa comparação justa, com um estádio com a capacidade similar: Vasco , Flamengo, Fluminense ou Botafogo? Meu filhose chama carlos roberto, o mesmo nome do Dinamite, imagina se eu iria colocar o nome dele de Dinamite! Absurdo o que o d cidadão flamenguista fez sopb todos os aspectos. Sem noção!

Vinicius Grissi disse...

A torcida do Flamengo realmente é muito bonita. Mas, no fundo, continuo achando que são todas iguais. Só mudam de estádio e tamanho.

Carol Sakurá disse...

Belo texto!

RCruz disse...

Bom dia amigos do MFC!! O rubronegro pode até ter uma torcida maior que a do VASCO, mas sua torcida jamais irá se igualar em sentimento de amor ao clube, a Nação Vascaína. Realmente como disse o Prof. Motta: "O cara que coloca esses nomes nos filhos tem que ser bandido da sociedade. É um cidadão sem consciência, uma pessoa que está fora do seu conceito normal". Para finalizar, peço licença ao colega Jorge Colina, para repetir suas lúcidas palavras: "Pois é, e mesmo com toda essa euforia, estando na série A e tudo, foram incapazaes de superar os atuais números da torcida do Vasco no Maracanã. Jefferson, faça-me um favor pegue os últimos dez públicos no Maracanã, como li que vc sugeriu ao João Medeiros e me diga quem tem a maior média de público, numa comparação justa, com um estádio com a capacidade similar: Vasco, Flamengo, Fluminense ou Botafogo? Meu filho se chama Carlos Roberto, o mesmo nome do Dinamite, imagina se eu iria colocar o nome dele de Dinamite! Absurdo o que o cidadão flamenguista fez sob todos os aspectos". Creio que até vc meu caro Jeferson Freire, esteja de acordo com o que o nosso colega Jorge Colina disse, mas como rubro negro que é, só não irá admitir.
Abraços meu caro Jeferson e viva a rivalidade sadia!!
http://dacruzdemalta.blogspot.com/
Faça-nos uma visita, nosso blog está aberto a todos os torcedores que sabem apreciar o bom futebol, respeitando os seus adversários independente das paixões clubísticas. "União e Paz entre todas as torcidas", esse é o nosso lema.

_Vascao_ disse...

Penta Tri kkkkkkkkkkkkkkkkk....
Coisa de gente que se contenta com pouco, mesmo nós a 7 anos sem títulos, nos orgulhamos de ser o último clube do Rio a conquistar títulos que honram o Rio de Janeiro, só lembrando:
Último Campeão Brasileiro.
Último Campeão da Libertadores.
Último Campeão da Mercosul que equivale a Sul-Americana.
Vo parar por aqui é muita humilhação pra vocÊs que estão perdendo até nas arquibamcadas ultimamente.
Abraço
Jeferson

Marcos Brito disse...

Sempre escrevendo muito bem!

Abraço

Diego Louzada disse...

O cidadão que colocou esse nomes no filho é totalmente louco. Imaginem um Vasconildo. Um Corinthians da Silva. Um Garrinfogo. Um Fluvelino.

Normalmente os cartórios até barram nomes desse tipo.

Sobre torcida, os amigos acima falam por mim. Recentemente colocamos mais gente em uma sexta 21 hs, do que vocês em um sábado 18:30.
Lotar mais é uma questão também do tamanho do estádio. Veja que o Náutico lota pelo menos 90% da capacidade dos Aflitos em todos os jogos, mas lá cabem menos de 30.000. Como esse time terá uma das maiores médias? Impossível.

Sds aos vascaínos da equipe MFC

Wilson Oliveira disse...

Muito bom seu post, Jeferson!

E todos que são libertados de qualquer paixão clubista e que não se limitam a enxergarem apenas as qualidades do próprio time e da própria torcida, sabe bem como a do Flamengo tem o seu diferencial.

Talvez pelo fato de ser uma torcida com gente mais do povo, mais humilde, mas que ao mesmo tempo tenha os sentimentos mais exaltados, tanto para o positivo, como para o negativo (vide momentos de crise do Flamengo) a nossa torcida seja assim: apaixonada e apaixonante!

O Flamenguista pode ter orgulho duplo: pelo time e pela Nação que se aperta nas arquibancadas do Maraca em jogo do Mengão. É algo muito bonito de se ver e de fazer parte.

Um abraço a todos do Maldita!

**FUTEBOL RECORDAÇÃO
São Paulo campeão brasileiro 1977
http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

Segura o Pet hein. O cara ainda tá cobrando faltas como antes. Não esperasse que ele estivesse tão bem ainda.

Abraços

Mylla Galvão disse...

Gostei do seu artigo sobre a nossa galera. Mais ainda qdo disse que a torcida jovem do vasco precisa aprender a torcer com a nossa torcida...
Tem mto vascaíno por aí se mordendo de inveja... Pq o Pet está em sua melhor forma...A maturidade está fazendo bem prá ele!!! Ele merece sim a honra de ganhar a bandeira de nossa amada torcida...
E sabe que vc tem razão? Nunca consegui descrever a nossa torcida em uma única palavra... Nem em um único adjetivo!!!

Abraços,

Jefferson freire disse...

Em alguns momentos fico me perguntando: por que a torcida arco-íris é tão revoltada? Sinceramente é difícil entender. Não espero de vcs qualquer entendimento quanto ao nosso sentimento. Sei que é difícil entender tanta paixão, ou como um clube consegue arrebatar tantos fãs. Vcs devem se perguntar: como o Flamengo de Zico conseguiu mais adeptos q o Santos de Pelé? Não fiquem tristes, tb não sei responder. Só sei o q sinto, q é amor incondicional ao Flamengo.

Prof. Mota, acredito q vc, ou o senhor (como preferir) seja realmente professor. E por ser um estudioso sabe mais que eu que no interior é comum pais colocarem nomes diferentes nos filhos. Por isso os nomes diferentes e confesso, acho criativo. Não acho lamentável eu exaltar este fato. Vi a reportagem e os filhos, hoje na base dos 30/40 anos, são fanáticos pelo Flamengo, decoram a casa com fotos do Flamengo, o ZicoFla chegou inclusive a realizar o sonho de ver um jogo do Mengão no Maraca, no último Flamengo x Corinthians. Se eles são felizes assim, quem somos nós para julgar?

Aliás, lamentáveis são os comentários de vcs julgando as pessoas. Chamando-as de “bandido” ou sugerindo que sejam banidos da sociedade por causa de um ato de amor. Tenho certeza q os filhos sentem orgulho da homenagem feita ao Flamengo, pelo menos foi isso q demonstraram. Os comentários beiram o preconceito com pessoas humildes que utilizam as formas mais sinceras e ingênuas para demonstrar o seu amor. Banido deve ser qualquer tipo de preconceito, qualquer tipo de julgamento indevido, qualquer acusação sem provas e qualquer ato de injúria. Discordar é uma coisa. Desrespeitar é algo inaceitável.

É por isso que me orgulho por pertencer à torcida do Flamengo. Todos os dias lemos e ouvimos todos os tipos de provocações que, inclusive, extrapolam o limite do esporte. Mas ainda assim, conseguimos manter o espírito esportivo e levar numa boa, sem acusações preconceituosas ou ofensas pessoais. Parabéns Nação Rubro-Negra! Ademais, estes comentários só vieram a corroborar o q disse anteriormente: a torcida do Flamengo é INDESCRITÍVEL!

Prof. Mota, desculpe se minhas palavras não são suficientes para agradar o seu criterioso gosto. Mande-me uma lista dos assuntos que te agradam e prometo q estudarei para que no próximo post possa tentar atender as suas expectativas.

SRN

Roberta Mattoso disse...

Meninos, como ando furando com vcs!!
Mas eu abri a minha sala de Assessoria de Imprensa e eu mal tenho tempo para me coçar!!!rsrs
Vcs, como sempre, bombando na net hein... Eu ando tristinha por causa do meu Fluminense que anda ridículo este ano.
Beijos a todos e ótima semana!!!

Mel disse...

Realmente, descrever a torcida flamenguista é impossivel. Não tenho palavras nem para comentar o post. Amor ao time é o que une essa grande nação!
abraços.

Pedro Franco disse...

Fala!

Beleza?

Muito legal seu blog queria saber se você quer fazer parceria com nossos blogs!

Se quiser responde no meu blog!

http://coxamor.blogspot.com/

Abraços

SAV

Denilton "Pé" disse...

Fala Jeferson!

cara fiquei muito feliz,na segunda,pois até que enfim o Leandro me chamou de São Paulino,e não daquela coisa....rsrs.

Agora amigo colocar o nomedo filho de Flamoser,é pra caba,o cara tava com raiva do filho,mas falar da torcida do Flamemgo é chover no molhado,é fantastica mesmo,chega arrepiar,até quem não torce para o clube.

Parabéns pelo belo texto!!!

Abraços!!!

Impasse Livre disse...

Amigo, Jefferson! dessa vez não vou comentar o conteúdo de sua postagem e,sim, elogiar o seu texto conciso e coerente com seus pensamentos. As vezes, as pessoas se deixam levar pelo ufanismo e perdem a linha, o que nesse caso não cabe a você. Mas, não deixo de corroborar com a sua réplica ao Professor, não semantes deixar de dizer que o que ele colocou é certo! È um absurdo um Pai, e olha que sou Pai, colocar nomes esdrúxulos como esses em seus filhos, seja demonstrando devoção , amor ou qualquer outera coisa a o clube, a cidade, a religião. Na minha opinião não cabe jurídicamente essa aberração, independente da classe social, da cidade ou da cultura dosujeito! abraços, Leandro

Unknown disse...

J-E-F-F-E-R-S-O-N,

SÓ TENHO UMA COISA A DIZER:

ESSE É O MEU GAROTO :) !

Amei o TEXTO, devidamente documentado (referências VEJA) e bem desenvolvido.

Estou orgulhosa ;) !

Bjs e Ô Ô Ô ... vai pra cima deles Mengooooo.

Vivi.

Lívia disse...

Tenho orgulho demais de ser rubro negra!!
Faltou aqui um vídeo antigo do baixista do Iron Maiden Steve Harris dando uma entrevista com a camisa do Flamengo!! Se não me engano foi em 85.

bjos

SRN

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.