quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Folclore da bola - Gandulas como tudo começou




Foto esquerda: Revista Cine argentino Março - 1941 - Bernardo Gandulla, Evita Peron




Rapaziada, tem coisas que a gente tenta entender e dão um nó na cabeça e outras que a gente relaxa e leva na boa. Por exemplo: é fato comum dizer que o Vasco é pioneiro em tudo. Que é o primeiro clube brasileiro a ganhar títulos no exterior, o primero carioca a ganhar títulos nacionais, entre outros fatos relevantes, nos quais eu levaria 200 posts descrevendo para ódio de Felipe Souza, Thiago Bastos, Vítor Costa e cia. Isso a gente entende, porque o Vasco faz história.
Porém, nesse post resolvi falar de coisas pitorescas e alegres. E assim sendo, quis falar da origem dos gandulas. E não é que coube ao Vasco, a origem do termo gandula no futebol? Não sabe como? A gente tira esse nó da sua cabeça. Explica-se: Bernardo Gandulla, foi um jogador argentino que jogou no Vasco, em 1939. Ele era meia esquerda e não estava relacionado no time titular. Tentando ser o mais útil possível para chamar a atenção do treinador do time, toda vez que a bola saía do campo de jogo no treino, ele ia o mais rápido que podia buscá-la para o treino não parar. Queria mostrar, além do espírito de grupo, que estava em forma e agradar ao técnico. Ou seja, puxar o saco. O gringo faleceu em 07 de julho de 99, e mal sabia que daí começava o seu nome a entrar para os anais do futebol. Como o Vasco era o grande time brasileiro das décadas de 40 e 50 e o Maracanã recém construído tinha o fosso, onde a bola geralmente ia parar, logos os repositores por influência direta do ocorrido nos treinos do Vasco com o argentino, foram apelidados de "gandulas", pelos jogadores cruzmaltinos. Esse caso ficou famoso. Na epóca, a imprensa tirava onda, ainda mais que o cara era "nuestro hermano". E vacilou, neguin não perdoa! Acaba sendo pitoresco, pois carrega muito do espírito e o jeitão de ser do carioca. Irreverente e brincalhão. E a moda acabou pegando. De lá pra cá, muita coisa mudou. No início, meninos ficavam como gandulas, depois garotos dos juvenis. E nunca uma regra ficou pré-estabelecida. Apenas que sete gandulas devem repôr as bolas, face a exigência da FIFA de se ter sete bolas ao redor do campo para o jogo ser paralisado o minímo possível, por orientação das emissoras que transmitem os jogos. Por isso, no Olímpico, Morumbi, Parque Antártica ou Engenhão, sempre teve aquelas palhaçadas dos gandulas para repor a bola, quando o time de casa estava ganhando(o que é mais difícil no Engenhão) . Já quando está perdendo a bola volta rápidinho, estilo "The Flash", para o campo. São os tais gandulas caseiros, que sempre dão um jeitinho para ajudar o time local. E, é sobre eles que mando os vídeos para vocês se divertirem e rolarem de rir:
Começo com gandulas impedindo gol: http://www.youtube.com/watch?v=w1F3Jt8XKkw, tem gandula que agride goleiro e voce vê em: http://www.youtube.com/watch?v=Zf5WeeR5k-U . E o pior, tem até gandula artilheiro:http://www.youtube.com/watch?v=4KMMinfYz_U.
As imagens são hilárias, e um detalhe para o Souza: sabe o único time que teve uma gandula, que ficou famosa por chorar em campo? Não?! Uma bala, meu caro amigo Charles Madeira, para quem disse: Botafogo. Pois é. Foi a então menina, Sonja, em 1988. Num jogo em que o Vasco detonou o Botafogo por 3x0 e eles tiveram que seguir mais um ano na fila. Pegadores de bola ou não, os gandulas - definitivamente- fazem parte do folclore de nosso futebol.
Foto a direita: Gilmar Martins - Jornal Extra - Março/2008

12 comentários:

Diego Louzada disse...

O Vasco é inigualável. Orgulho de carregar essa cruz de malta de tantas tradições e isso ninguém nunca vai nos roubar.
Até em uma coisa tão pequena do folclore do futebol, lá se faz o Gigante da Colina presente.
Assim que o chefe sair da sala escuto o programa, blz.

Abração!

BlogSport disse...

Muito bom o post! Já tinha ouvido falar sobre a origem do Gandula rs...mas sem a riqueza de detalhes.
Fora a exagerada exaltação do Vice da Gama, adorei rs!!! =p
Entrei na comunidade de vcs no orkut. E vou baixar o programa para conferir...ou melhor, ouvir vocês!

Abraços


SRN !

Leandro disse...

A idéia de gandula é sempre de um cara que não sabe jogar futebol, ficava de fora e para participar do jogo pegava as bolas. Ih, foi assim que começou... o cara do Vasco era reserva... E ficava pegando as bolas para "mostrar serviço"...
Claro que o Vasco tinha que ter inventado o gandula!! É um time de gandulas!! hahahahahaha
Abraço

Canto da Boca disse...

Hehehe! Adorei o comentário acima, "o Vasco é um time de gandulas", até porque sou FLUMINENSE desde que passei a gostar de futebol o que comprova meu inegável bom gosto (também, a pessoa que tem como paixão regional um time como o Santa Cruz, que está despencando pra quarta divisão, é isso Maldita, tou sabendo que no Recife, os caras vão criar a quarta divisão, daqui a pouco vai ser briga de titãs, saber qual o pior time do mundo, se o Ibis continua com esse título, ou se o Pássaro Preto vai perder pro Tricolor do Arruda).
O fato é que "alguns nascem com sorte e outros nascem argentinos".

Abraço.
;)

Fc do Cesão / Jack disse...

haaa, mas só podia ser botafoguense ne. haha (:D)
bom fim de semana pessoal... ;)

Laura in Paris disse...

I love those pictures, so "retro"!

Ricky_cord disse...

Obrigado pela visita no meu blog. Portugal tem condições para continuar no bom caminho depois da saída de Scolari. Abraço

Anderson Marin Lima disse...

a história do Gandulla eu já sabia, mas a da gandula do Botafogo não.. Valeu pela curiosidade!!

floow!

Tiago Araújo disse...

Muito bom este blogue.

visita o meu

http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

Unknown disse...

Leandro,obrigada pela visita.
No Rio também sou Vascão.
As nossas diretorias só fazem piada com nossa cara.
é cada contratação que da vontade de rir.
E o nível do futebol brasileiro também,caiu muito.
Mas dias melhores virão.
Saudações AlviNegras!

Milena Siqueira disse...

Leandro Carvalho, o senhor não aprende... rs
O que você quis insinuar ao dizer que "no Olímpico, Morumbi, Parque Antártica ou Engenhão, sempre teve aquelas palhaçadas dos gandulas para repor a bola, quando o time de casa estava ganhando(o que é mais difícil no Engenhão)"???
Só a título de curiosidade, vou te mostrar o retrospecto do Glorioso no estádio mais moderno da América Latina, vulgo Engenhão - ou Estádio Olímpico João Havelange, como preferir: são 31 jogos, dos quais 23 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.
O que você acha de 74% de aproveitamento?
Saudações alvinegras!

Impasse Livre disse...

Milena, só ganha de time peuqeno e no apito, com ajuda do gandula,...rs e ainda chora...
Renata, a coisa anda meio braba...
Beleza thiago vamos ver sue blog sim!
Jornalista a gandula sonja chorona é antiga, hj ta uma gata!
Ricky sei não Portugal vai ter dificuldades eu acho!
È isso ai, fc cesão...tem coisas
só acontecem ao botafogo!
Canto da boca, graças ao vasco o flu passou da terceira pra segunda vcs tem, que amar o vasco gata!
Livia valeu a força, mas o vascop é sempre pioeniro...heheheheque
Diego , fala grande, aliás grande é o nosso Vasco, o resto é resto...
Leandro, o cara era gandula porque no time do vasco só tinha craque, tanmto que ele foi seleção argentina e jogava no boca juniores,já no flamengo o gandulka seria titular pra vc ter uma ideia da diferença de nível dos times!
Chorem, lamentem e se esperneiem, mas O VASCO é infinitamente superior a todos os demais, e eu não paro, não paro não! A cruz de malta meu coraçãaaaaaaaaaaao!rs rs rs

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.