quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O papel da imprensa

Foto: Gilvan de Souza(LANCENET!)

Tem vezes que eu me pergunto sobre o papel da imprensa. Será que a manchete de hoje, não será o problema de amanhã? vejam só, o caso do vasco. Eurico Miranda proíbia acessos e limitava a presençados repórteres e era duramente criticado por boicotar a imprensa. Ele foi execrado pela mídia. Algumas vezes, de maneira inequívoca e exagerada. Pois bem, entra o Dinamite e libera a imprensa no Vasco. Alguns problemas surgiram e foram solucionados. Aí, com o time em péssima fase eávidos por notícias, informações desencontradas são postadas ali e aqui, vide caso "Philipe Coutinho". Escrevo isso, pois considerei de extrema infelicidade a atitude do repórter fotográfico de "O Lance", que num momento de distração do fisiologista do Vasco, Daniel Gonçalves, obteve uma informação não autorizada de atletas supostamente acima do peso.Uma lista confidencial, que deveria ter ficado internamente e que expõe alguns atletas ao ridículo, a´lém, de macular a imagem do antigo preparador fisíco do clube, na comissão do Tita. Não estou aqui para dizer sobre o problema do sobrepeso dos jogadores, que até acho relevante como bem diz o próprio fisiologista do Vasco, em entrevista ao site supervasco.com: "Dos atletas citados na lista, todos estão em situação satisfatória de percentual. Não é por causa da situação do peso que o time está assim. Ter 1,6kg ou 1,8kg a mais ou a menos não tem impacto na performance do atleta". Venho aqui, como jornalista e sabedor da importância do bom contato com a sua fonte, para colocar o meu ponto de vista. Será que atitudes precipitadas(em minha opinião) como a de revelar essa foto, não podem colocar no futuro a tão sonhada liberdade de acesso no clube em "xeque"? Qual a confiança que jogadores, assessores e profissionais do clube terão com esse repórter fotográfico daqui pra frente? Será que poderão ser coibidas imagens ou censuradas? Não sei, mas é fato que liberdade com responsabilidade é uma coisa e libertinagem é outra completamente distinta. Temos de ter equilíbrio, para evitarmos problemas. o papel da imprensa sempre será o de informar, mas será que vale a pena ter a informação a qualquer custo, mesmo que isso prejudique pessoas trabalhadoras e honestas? Fica aqui a questão...beijos do âncora!

6 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

Cono acadêmico de jornalismo, penso que antes de cumprir seu papel como comunicador, você tem uma ética a zelar, que é o primeiro passo de tudo. Jornalista que levanta esse tipo de coisa, quer matéria pra vender jornal, não para ser um comunicador responsável.

Filippe disse...

Concordo em gênero, número e grau com o texto. COm a publicação da foto, deu a entender que os esse extra-peso é a causa do momento ruim do time.

Todo cuidado nas publicações das fotos é preciso, já qeu a próxima vitima pode ser você...

Camila disse...

Condordo plenamente! Claro que a imprensa é livre, mas e a liberdade de quem é notícia onde fica?

Abraços!!!

Beti Timm disse...

Leandrinho,
é o seguinte: futebol, que vá as favas! Vim aqui só pra te dar um beijo estalado e gostoso, na pontinha do seu nariz! E tem mais: ter te conhecido, é uma das coisas que mais agradeço para a bendita...rs internet. Nem lembro como vim parar neste cantinho tão gostoso! Podia dizer tb, que me encantas, que és de uma sensibilidade maravilhosa, principalmente para um homem. E respondendo se tenho um sapo na vida real posso te dizer que estou apaixonada por um na vida real e virtual, mas ele ainda não sabe, ou quase! Ta descobrindo aos poucos. Mas o que eu quero te dizer é o seguinte: TE ADORO,TE ADORO, TE ADORO, TE ADORO, de montão! Assim ó! Muito, muito! Beijos vermelhos! Até já perdi a vergonha...rsrsr

Anderson Marin Lima disse...

Simples falta de ética... É o tipo de notícia onde sobra oportunismo e falta de ética. A imorensa tem que servir aos interesses do público, mas isos não significa que vai sair por aí distribuindo todas as informações que arrecada sem pesquisar ou se aprofundar no assunto, investigar e checar direito a informação. Isso é um erro gravissimo e pode gerar muitos problemas tanto para quem publicou a noticia como para a vítima...

Lilian Devlin disse...

Sábias palvras meu querido âncora!Há que se ter ética, sempre, porque independe de liberdade para ser assim.
Beijos procês e um ótimo fim de semana!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.