segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

45 anos do recorde mundial de público no futebol




Fotos: Jornal dos Sports
Hoje completam exatos 45 anos do grande clássico decisivo do campeonato carioca de 1963: o Fla xFlu, o clássico dos clássicos para Nelson Rodrigues. Onde o inpoderável por muitas vezes decidia o jogo, com a ajuda do "Sobrenatural de Almeida", dizia o grande escritor e crônista esportivo, tricolor doente e para quem não sabe míope e que ia assistir aos jogos sem óculos, porque podia sentir a sensação de dentro do seu coração. Bom, esse jogo, está registrado nos anais do esporte como o de maior público. Os grandes rivais, depois de oitos anos tornavam a decidir diretamente um título no Maracanã , neste15 de Dezembro de 1963, na última rodada do Campeonato Carioca daquele ano, disputado em sistema de pontos corridos. O Flamengo chegou a esta rodada com 1 ponto de vantagem e o empate por 0 a 0 garantiu o título para o rubro-negro perante 194.603 espectadores (177.656 pagantes), recorde mundial de público entre clubes de futebol, tendo Escurinho do Flu perdido um gol incrível aos 40 minutos do segundo tempo, em jogo de poucas oportunidades, o que poderia ter dado o título ao Fluminense . O maior clássico do futebol brasileiro registrou pelo menos 32 públicos acima de 100.000 pessoas, provavelmente mais, e não precisa ser final de campeonato para isto. Quando se encontraram em finais de campeonatos cariocas na década de 1960, estes clubes alcançaram públicos fantásticos! Beijo do âncora e encontro marcadao nessa segunda às 21 hs, no Maldita Futebol Clube, na Rádio Fluminense AM 540. Aguardo vocês lá...liguem para (21) 2125-3090 e particpem votando no craque - comentarista e dando suas opiniões sobre os seus clubes. Amigo blogueiro, escute na net, amanhã na barra de mídia do site www.malditafutebolclube.com.br. Participem e concorram a um belo par de raquetes da Nardelli Sports. Resultado do sorteio ao fim do programa. Beijos do âncora!

3 comentários:

Anderson Marin Lima disse...

Infelizmente, hoje em dia a realidade é bem diferente... se aparecer 40 mil no estádio já está de bom tamanho.. É uma pena qu o futebol brasileiro mal trate tanto o torcedor (estádios sem condições de aconchegar um torcedor, torcedores descontrolados e violentos, desrespeito às leis e jogadores ruins e sem carisma...). Aí fica dificil por mais do que 50 mil no estádio né... Pelo menos, nesses últimos anos a realidade etsá mudando, pouco a pouco... Já melhoramos bastante nossa média de público, mas ainda há muito para podermos comemorar, não é?

Abços!

Daniel Reiner disse...

Pena! Cheguei atrasado para o programa.Ótima lembrança! A crônica do Nelson Rodrigues sobre esse jogo é uma das melhores produções teóricas sobre o futebol.

FORTE ABRAÇO!

DEUSA PAGÃ disse...

Boas Festas queridos. Bacana o espaço de vcs..parabens!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.