quarta-feira, 24 de junho de 2009

89 foi o começo de uma era...



Pois bem turma blogueira do MFC! Aqui quem está nas carrapetas internáuticas é Felipe Souza, o camisa 10 e consequentemente astro do Maldita. Essa semana foi especial para gloriosa e etílica torcida alvinegra, pois comemorou-se os 2o anos da conquista do título Estadual de 89, em cima da molambada. Épico, clássico, arrepiante, assim como tudo que o Botafogo de Futebol e Regatas proporciona para sua torcida.
Além de curtir a foto do time campeão, escute em nosso playlist, o aúdio e o vídeo do gol na narração de Paulo Stein, na epóca da finada Manchete! Que detinha a exclusividade das transmissões do carioca, até então, e que tinha nos comentários, o "João sem medo", o grande botafoguense, João Saldanha!
Para quem não sabe, o Botafogo saiu da fila de 21 anos sem ganhar um título oficial sequer, virou chacota nacional, quiçá mundial, mas nesse período, tornou-se ainda mais Glorioso e viu sua torcida, insistentemente chamada de "sofredora", ser considerada a mais apaixonada do BRASIL!
O time era limitado, tinha no gol um mediano, mas eficiente Ricardo Cruz, a linha defensiva era o destaque, com Josimar na direita, o miolo de zaga era formado pelos excelentes Gottardo e Mauro Galvão e na esquerda, o eficiente Marquinhos. O meio de campo era formado por Vítor, Luisinho e Carlos Alberto Santos (o Lúcio Flávio de outrora! hahahhahhahaaha) com Gustavo fazendo o papel de curinga na equipe. O ataque era formado por Paulinho Criciúma e Maurício, autor de 2 gols na peleja (sim, porque entrou a bola e o Leonardo! hahahahaha), o técnico era Valdir Espinosa, campeão mundial em 83 pelo Grêmio!
O contexto foi encomendado, pois o Botafogo estava a 21 anos sem ganhar um título, o gol foi feito pelo camisa 7, após jogada do 14, Mazolinha. 7 + 14=21. Gol este, marcado aos 12 minutos do segundo tempo! Qual é o resultado de 12 ao contrário? No Maraca a temperatura era de 21 graus e o jogo foi em 21 de junho de 1989, as 21:00. Oh Botafogo...

A partir desta data surgiu um novo Botafogo, o título foi "apenas" um Estadual, como Remos, Sports, Bahias, Flamengos e Fluminenses ganham aos mil! Mas para quem é Botafogo e entende que este clube é transcendental e atento as "migalhas", sabe o quanto foi importante para o clube, onde os idolos são tantos, Didi, Garrincha e Nílton Santos, já vestiram esse manto, pois em 89 foi o começo de uma era, acabando com a espera é Maurício pra galera!!


Salve o Botafogo de Futebol e Regatas, um dos maiores clubes do mundo e responsável direto pela evolução do futebol!


FICHA COMPLETA DA FINAL (2º JOGO)Dia 21 de junho de 1989.Estádio Mário Filho (Maracanã)Botafogo 1 x Flamengo 0.Gol de Maurício, aos 12 minutos do 2º tempo.Juiz: Walter Senra.Renda: NCz$ 302.592,00 (Trezentos e Dois Mil,Quinhentos e Noventa e Dois Cruzados Novos)Público: 56.412 pagantes (68.671 presentes).BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos. Vítor, Carlos Alberto Santos e Luisinho; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha).Técnico: Valdir Espinosa.FLAMENGO: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos Nascimento e Leonardo. Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho.Técnico: Telê Santana.

22 comentários:

Gremista Fanático disse...

Boas lembranças cara, ta ai um bom time do Botafogo, que tirou o clube da longa fila sem titulos, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Jefferson freire disse...

20 anos sem conquistar um título disputado contra o Flamengo. Tem q comemorar mesmo, pois foi o último de vcs...

Kátia A. C. disse...

Leandro,
Linkei a radio do MFC no meu blog, só que "roubei" a imagem e não ficou boa. Manda pra mim, por mail, algo mais apresentável, rsrs.
Bjo procê

JLV_Vascão disse...

Parabéns ao Botafogo, só quem faz a história, pode relembrar saudosamente o passado.
Jeferson
ADM-Blog do Vascão
Vascão 100 % Eternos Vascaínos
http://www.vascao100ev.blogspot.com

Julio disse...

Não sei o q é mais patético...essa celebração por 20 anos sem ganhar nada em cima do Flamengo ou a demosntração de apoio do vascaído

Impasse Livre disse...

jÚLIO:
ACREDITO QUE CONQUISTAS SÃO PARA SER CELEBRADAS E COMEMORADAS SIM, uM POVO SEM MEMÓRIA, NÃO TEM IDENTIDADE!
QUANTO AO APOIO, EU ACHO QUE EÉ ALGO INERENTE A TORCIDAS CO-IRMÃS, SEM HISTÓRICOS DE RUSGAS, INIMIZADES OU BRIGAS! RIVAIS SIM, INIMIGAS NÃO! PORTANTO, ACHO QUE ASSIM COM O FLA TEM TODO O DIREITO DE FALAR DO GOL DE VALIDO EM 44 NA LAGOA, O FLU DE FALAR DA MÁQUINA DO HORTA E O VASCO DO EXPRESSO DA VITÓRIA E OUTROS MAIS, NADA MAIS JUSTO QUE REMEMORAR UM FEITO HISTÓRICO , COMO O DE 89. AFINAL, ERAM 21 ANOS D SEM TÍTULOS, E COMO SOMOS UM GRUPO DEMOCRÁTICO, TODA MANIFESTAÇÃO SE FAZ JUSTA! ABRAÇOS, LEANDRO CARVALHO

oPerna disse...

20 anos de um título importantíssimo para a cachorrada, um carioca, depois de 21 anos sem ganhar nem campeonato de bolinha de gude.

admiro muito vocês botafoguenses, acho que nenhum flamenguista teria tanto orgulho de viver de passado como vocês vivem, e somente de passado.

meus parabéns.


flacanagem.blogspot.com
o mais irreverente da nação

Charles Madeira disse...

Vejam só como é que é,o Bostafogo celebra carioca como se fosse Libertadores.E será que os botafoguensenses que foram aquele jogo ainda estão vivos hoje.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Julio disse...

kkk

Po, certo, concordo c vc Leandro

Vamos sim, celebrar nossas conquistas e os heróis do passado

Mas...pelo post do chorafoguense, parece até que esse título de 89 marcou uma geração de cracaços vencedores, ou um esquadrão imbatível...menos né?...

Detalhe: vcs que adoram dizer q o Flamengo ganha roubando, o Mauricio já admitiu que fez a falta no Leonardo. E aí? Nenhum vascaído vai criticar? Dizer q o chorafogo ganhou roubado tb???

C vcs anti-flamenguistas, são 2 pesos e duas medidas msm...

Glayce Santos disse...

Olá! Voltei! Saudades daqui!
Sempre rola um "estresse" aqui, né? Time é coisa séria... Mas acho tão bacana qd há o respeito! Nenhum time é bom o tempo todo, vejam o meu São Paulo! rs hehehe Por isso, digo que amei o post homenagem... =) Parabéns. E viva a paz no futebol.

P.S Leandriiinho, abriu uma casa do Vasco aqui perto, acredita? Só coisinhas do seu time! Vc é vascaino, né? hehe

beijos, homens!

Impasse Livre disse...

Agora, sem sacanagem: Paulo Stein é um profeta...ele textualmente diz: " ´deixou muito boatfoguense chorando"...huahauahauahau, abs a todos...katia a foto k já tá lá no link agora, glaycinha linda1 apareça...saudades menina, oó nóis na net , hein/ se liga ae!
Aproveita que abriu uma casa do vasco e vira casaca! o vasco é tudo!

Camila disse...

Não sou fã do Botafogo, mas como tenho um grande amigo botafoguense, fica aqui meus parabéns ao time.
=)

BeijO grande meninos

Ps. Meu blog ainda tá fechado, mas postei aqui: http://mundogusta.blogspot.com

JLV_Vascão disse...

Ridículo e patético é o seu comentário em cima do meu, seja mais original e fale outra coisa, ou nem comente se não tem o que dizer, não sô de polêmicas e não gosto de desrespeitar as pessoas e outras torcidas assim como a gloriosa Instituição Botafoguense que muitos craques revelou para a Seleção Brasileira, mas é compreensível seu comentário, só poderia vir de um arrogante mulambento.
Abraço.

Felipe Souza disse...

O flamenguista é arrogante, é piegas, é covarde! Menospreza qualquer torcida e qualquer título que não seja o dele mesmo. Eu, se fosse flamenguista, teria esse vice de 89 como uma das maiores vergonhas da história, pois tirou o Botafogo da fila, o time era bem inferior tecnicamente do que o Flamengo e mesmo assim fomos lá e levamos. Julio, eu já canse de dizer neste espaço: o time da galinha preta tem seu passado manchado por falcatruas, tiveram um presidente preso, as famosas papeletas amarelas, na libertadores de 81 vocês precisaram OPERAR o Atlético-MG, mas não, isso vocês NUNCA vão assumir, pois foi o que falei, vocês são covardes, são incapazes de assumir que ganharam com qualquer tipo de auxílio, ficam espalhando, sabendo que o fato é mentira, que o Maracanã é de vcs! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Daqui a pouco vem o maluco do Jeferson falar do "penta" paraguaio, da Copa Toyota e do escambau a quatro. Vocês merecem ir para o quinto dos infernos, isso sim!

Impasse Livre disse...

Julio césra se formos falar de ganhar títulos no apito, vai ficar mal pro flamengo! em 86, as papeletas amarelas, vc lembra-se ou já ouviu falar delas? nos dois campeonatos contra o botafogo...2007 e 2008; no tri no Vasco, vc se lembra dos penaltis dados nmo edilson enos não marcados acontra o fla? ai teríamos o maior torneio que seu time ganhou, só se classificou as finais porque o wright expulsou meio time do galo! Injustamente , diga-se de passagem. recorrendo a postm,ais antiogos aqui, vc pode notar o que eu disse e com fatos! Portanto, não venha com essa parada de urubu injustiçado, porque fica feio...rs ...isso é o maldita...rivalidade na boa! abs, leandro

Unknown disse...

http://dossieflamengo.blogspot.com/2008/04/papeletas-amarelas.html
http://www.youtube.com/watch?v=PwwXKwHm6BI
http://www.youtube.com/watch?v=T7KTSyQ3tmk&feature=response_watch

Se tiver justificativa pra esses 3 links, eu afirmarei q o flamengo nunca ganhou nada roubado. Caso contrário, continuarei acreditando q o flamengo nada mais é q a maior falácia (vai ver no dicionário, mulambo) do Brasil.

Ah! E o título de 89 só poderia ser em cima do freguesaço flamengo. Não vão ser Beltramis e Marcelos de Lima Henrique q irão mudar o q Garrincha e Nilton Santos fizeram. O menguinho sempre foi e sempre será freguês. O resultado dos cariocas recentes se deve à roubalheira da FERJ e ao despreparo da diretoria alvinegra q sabe como o esquema funciona no Rio e não pede arbitragem de fora. Saudações Alvingeras aos defensores da imundície, os fregueses da galinha preta!

Julio disse...

kkkkkkkkkkk

Vascaídos se doeram bastante com meu comentário...mas pq será?

Vamos por partes:

O primeiro roubo foi do chorafogo, em 89. Esse sim, descarado e indiscutível, dado q o próprio Mauricio já admitiu ter empurrado o Leonardo. Nosso tri 07-08-09 teve sim, lances polêmicos, mas nada tão cara de pau como foi o de 89. Isso não vejo vascaído nenhum falar...pra vcs, sofredores da Barreira, só existe roubo pro Flamengo. Não to posando de injustiçado não, sempre haverá favorecimento pro time mais poderoso, eu sei disso. Mas existe roubo pra todo mundo, contra e a favor.

quanto a nossa libertadores....kkk isso é o maior choro que eu já vi!

Ninguém fala da violência do bando do Atlético né?

Ninguém mais lembra da porrada q o Rondinelli levou que fraturou o maxilar dele né? Fora os outros lances polêmicos em Minas que hj em dia ninguém mais fala

Vcs, arcoirenses, são muito unidos , bonzinhos e imparciais se for pra diminuir o Flamengo. E pra isso vcs apelam pra tudo, até um babar o ovo do outro. E não fazem isso por uma questão de esportividade, mas sim com o intutito, lá no fundo, de diminuir o Flamengo.

Vou ficar por aqui, senão a indignação dos sofredores aumenta mais ainda kkk

E...parabéns Botafogo, 20 anos sem ganhar nada contra o Flamengo!

Serena Flor disse...

Passando pra deixar meu beijo e carinho à todos do Maldita!
Um excelente dia pra vocês!!!
Bjs.

Impasse Livre disse...

Julio, fica feio reclamar assim! vocês tiveram tantos títulos roubados a favor , que nem se lembram. Qt ao rondinelli, o maxilar fraturado dele foi no jogo contra o cobreloa pelo mario Soto, fato que depois Anselmo, com uma pedra ã mão entrou e agrediu o cara e nem punido com o banimento do futebol foi, mas antes, para chegar lá... roubaram o galo no jogo da libertadores e não confunda a viol~encia do galo contra o urubu, porque isso foi no brasileiro.... e não na libertadores...qt aops comentaristas, eros e felipe souza, são botafogo! eu, leandro Carvalho sou vascaíno, com muito orgulho e prazer, assim como charles madeira e o JLV! Pena que os urubus míopes só encxerguem os fatos que lhes interessam! time mais poderosos...favorecimento...que feio...vcs bradarem isso... uma pena...uma visão muito pequena do que é ou deveria ser o futebol! abs,leandro

Unknown disse...

Eu acho q o mulambo presente só pode estar d brincadeira, o roubo no vídeo está bem claro. Ah! Esse jogo não foi em Minas, foi um jogo-desempate em Goiânia. É mto fácil ver q o melhor jogador do flamengo da história, José Roberto Wright, entra pra decidir a partida! E se ele é tão rigoroso com a violência, o q explica o segundo vídeo então? Tem justificativa? O flamengo é isso aí, um clube ajudado pela arbitragem e sem ela não passa de um macaé com torcida.

E q cara de pau, dizer q houve falta do Maurício. Coloca aí o link da entrevista dele dizendo q falou q foi falta, por favor. Isso não existe.

E supondo q foi realmente falta, o q dizer do "impedimento" do Dodô em 2007?

Bom, não adianta discutir com analfabeto, vão sempe achar q estão certos. Aliás, o flamenguista é a síntese do q há de pior no Brasil: aquele q sempre quer se dar bem, não importa de q forma. Aquele q acha normal ganhar roubado, dane-se o q vão pensar. É daqueles q gosta de levar vantagem em tudo, q desvia verbas da população, q bota dinehiro no bolso q não lhe pertence...Em suma, o flamenguista é a escória da sociedade brasileira, é só ver nos comentários do próprio.

Danilo Taveira disse...

Ia somente comentar sobre o excelente post referente aquele bom time do Botafogo, mas nada irá mudar o foco principal do meu comentário. Felipe excelente post, o Botafogo de Futebol e Regatas é imortal, e sua torcida sempre foi e será a mais fanática, não obstante as férias, justíssimas, diga-se de passagem, esses meses por causa desse time merda e direção incompetente.

Agora, o quê falar quando um flamenguista vem falar de dois pesos e duas medidas? É inerente, que quando se lê ou conversa com esses torcedores devemos considerar erros de sintaxe e interpretações distorcidas ou, no mínimo, esquizofrênica, mesmo não sendo e estando longe de ser professor de português. Porém o simples fato é que capacidade de ilação e raciocínio destinada a eles, normalmente, é pouca ou nenhuma.

Pois, vamos lá: Caso não saibam, aquela final do carioca não era sequer pra existir, pois o Botafogo havia sido prejudicado na final da taça GB do mesmo ano tendo um gol mal anulado, portanto "elas por elas", apesar de não concordar muito com essa expressão, porém, a justiça foi feita aí. Contudo, o quê chamas de "choro", visto que essa interpretação é exclusiva da flapress para o Botafogo? Isto também não é usar dois pesos e duas medidas?! Não é?! O quê o Bruno fez após a piaba contra o Cabañas? O quê fizeram pós Sto. André? O quê faz você ao reclamar da falta do Maurício? Vocês são contraditórios e parvos desde o momento que abrem a boca, mormente ao considerar um clube rival de pequeno ou isto ou aquilo, porque só há grandes por causa da existência de rivais a altura.

E para quê tentar ofuscar o passado alheio, será por que o de vocês sempre são escusos, obscuros e suspeitos?! Com qual intuito ridicularizam o apoio de um torcedor vascaíno? Será por que não conseguem se entender com seus próprios torcedores, por isso brigarem entre si, é que não conseguem enxergar o respeito e amizade recíproca que sempre houve entre os dois alvinegros cariocas?

Ainda bem que vocês existem pois assim nós rivais podemos ter com quem confrontar, em campo, e por serem motivos frequentes de piadas alheias, tanto no RJ quanto fora dele.

Abraço e Saudações Alvinegras!

Radiohead disse...

"Mas...pelo post do chorafoguense, parece até que esse título de 89 marcou uma geração de cracaços vencedores, ou um esquadrão imbatível...menos né?..."

Pois é, Julio, fiquei com a mesma impressão. Quando eu lí que "89 foi só o começo" eu pensei na mesma hora: "O começo de quê?"

Em 20 anos o Buááááááátafogo ganhou míseros 7 títulos (3 se desconsiderarmos os estaduais). O Fla, que está longe de estar em uma fase que nos enche de orgulho, ganhou no mesmo período 15 títulos oficiais (6 se desconsiderarmos os estaduais).

Quer dizer: sacaneiam o Flamengo porque não ganhamos tantos e tão importantes títulos quanto ganhávamos nos 80' mas ao mesmo tempo se orgulham e alardeiam o fato de terem ganho menos da metade dos títulos que ganhamos no mesmo período.

Eu einh, que esquisitice.

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.