sexta-feira, 5 de junho de 2009

Em algum lugar do passado...

Aloha, galera querida do MFC! Nessa friacazinha de junho, com queixo batendo, temperatura caindo e dedos congelando, trago pra vocês boas recordações de um seriado muito interessante produzido na década de 80 e que fez muito sucesso no Brasil e pelo mundo afora, gerando bonecos, gibis, albúns de figurinhas e despertando na molecada o interesse por história, química, fisíca e ciências! Trata-se do seriado: MacGyver: Profissão Perigo!


MacGyver foi uma série que falava das aventuras e um ex-agente secreto das forças especiais americanas, chamado Angus "Mac" MacGyver, nome esse que só descobriríamos na quarta temporada da série. Profissão perigo, como era chamado no Brasil, era estrelado por Richard Dean Anderson, foi criada por Lee David Zlotoff e produzido por Henry Winkler. Foi filmada pela Rede ABC de 1985 á 1992 e tinha como base de locações a cidade de Vancouver, no Canadá. Além da série, dois filmes foram feitos, exclusivamente para a televisão, em 1994. essa série foi exibida aqui no Brasil, pela Rede Globo e veio a substituir o programa de Soares, "Veja o gordo", que passava nas noites de segunda após a novela das oito.

MacGyver seria um agente muito pouco convencional. Discreto, não usava smoking(como 007) e não usava armas de fogo. Isso porque suas maiores virtudes são sua inteligência e um vasto conhecimento científico, que faziam ele se safar das situações problemáticas sempre de uma forma pouco comum. O que fazia que todos falasse no popular: "Deixa que eu faço isso! Eu resolvo: tipo MacGyver!". Quem não lembra do famoso canivete (que fazia"mágicas"-rs-) do cara? Talvez tenha sido devido a essas habilidades, a Globo tenha usado esse nome "Profissão Perigo" na tradução do seriado no Brasil, pois o título original leva o nome MacGyver apenas.



A parada é a seguinte, MacGayver é o cara!Tem um fósforo? E... um clips de papel? Se não tiver nenhum dos dois, serve um chiclete, ou uma barra de chocolate. Com algumas pequenas coisas inocentes no fundo do bolso (tipo as que esquecemos no bolso das roupas) e bons conhecimentos de química e física, ele conseguia fabricar quase qualquer coisa. Com um clips, pronto! Ele fechava o circuito de um míssil nuclear. Vazamento de ácido? Ahá: é só usar uma barra de chocolate. Fora a sua inseparável fita crepe. Pois é, o enredo do seriado se desenvolve meio que assim, na base da criatividade de seu herói. Que trabalha para a Fundação Fênix, uma "ong" ou instituição dedicada a combater o “caras maus” do mundo. Até aí, tudo bem , certo? A trama podia ser de um episódio das panteras ou de uma brincadeira com o boneco Falcon. Ahá! Mas é aí que vem a grande sacada: o MacGyver conseguia combater o mal e mais um pouco sem usar... uma arma sequer!Os seus conhecimentos advém da graduação em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve bacharelado em física.


MacGyver recebia suas missões do amigo 'Pete', diretor da fundação e seu melhor amigo. As missões por vezes carregavam um tom político ligado ao contexto militar americano da epóca, não sem esquecer de uma leve carga emocional e alguma mocinha a ser salva. Lembrando que esse seriado, tinha outros personagens, como o aviador Jack Dalton, que sempre auxiliava "Mac" e adorava dinheiro fácil, o vilão e assassino internacional Murdock, uma atrapalhada Penny Parker, vivida por Tery Hatcher, que com sua ambição sempre criava problemas ao mocinho e o avô e tutor de MacGyver, Harry Jackson. Os episódios tinham muitas cenas de ação e tramas bem elaboradas. Eu assistia e gostava muito e você? Vejam só como o ator está, hoje me dia!


Espero que tenham gostado! essa sugestão me foi passada por vocês e somente por isso adiei outro tema: "Túnel do Tempo". Aguardo os comentários e as sugestões de vocês, ok? E o sentimento nunca vai parar, aqui no Maldita FC! Podem zoar o que o Vasco perdeu, podem falar io que quiserem, mas tudo é inveja porque "Enquanto houver um sorriso de criança, o Vasco será imortal"(Cyro Aranha). Beijos do âncora!

16 comentários:

Anônimo disse...

Cara eu assistia esse seriado, achava legal as sacadas dele. "Túnel do Tempo" tá com pinta de que vai ser muito maneiro também.
Saudações Vascaínas.
Roger

Jefferson freire disse...

Po finalmente um seriado que eu assisti, pouco mas assisti. Minha mãe gostava muito de ver, apesar de sempre fazer o comentário "qnta mentira".

Muito bom.

E o sofrimento não para!!!!

ELIMINDADO E NA SÉRIE B, QUANTO SOFRIMENTO!!!

Anderson Marin Lima disse...

O Vasco caiu de pé... Se tivessem marcado o pênalti do Élton, poderiam estar nas finais... Mas hpa tantos "se" e "se" que não vale o mérito da discussão. O vasco se superou, tem um time esforçado, carente de reforços em algumas posições, mas que jogam com o coração na ponta da chuteira! A Campanha na série B será ótima se o time mantiver a pegada! Basta baixar o espirito "Magayver" e já era! rsrs..

Abços!

Leo Lagden disse...

Muito bom esse seriado.
Não perdia um episódio...Pena que a criatividade dos roteiristas de seriados parece que ficaram perdido em algum túnel dos anos 80!

Esquemas Táticos disse...

Olá. Estou deixando o meu link para que possamos fazer a parceria. Abraços. Marcelo Costa.

http://www.esquemastaticos.blogspot.com/

Clítia Milagres disse...

Assistia sempre...adorava e na minha tenra pré-adolescência sempre imaginava um namorada igual: lindo e que tinha solução pra tudo kkkkkkk. Ó santa inocência....mas não perdia um.
Muito bom.

Paula disse...

Putz, esse cara resolvia um problema nuclear com um chicletes, cola branca, barbante e óleo diesel. Mais nada!

Esse é mais recente, hein? Mas era muito legal!

beijos, Leandro!

Marcia M. disse...

oi padrinho o macgiver é o meu preferido que saudades vi tds nunca perdi um!maravilhoso este post,um bjo pra vc!

Amor disse...

obrigada pela visita leandro ,sou amiga de sua afilhada marcia ela esta me colocando no mundo dos blogueiros assisti sim este seriado deixou saudades,bom fim de semana para vc e equipe!

Gremista Fanático disse...

Ate que enfim um programa que eu já vi e mais ainda era fã de carteirinha não perdia um só episodio, valeu Leandro, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Jeferson - SC disse...

Cara não sou tão velho assim mas assisti sim o Seriado Magaiver, pow era massa. Agora com o mesmo ator indoco a Série Stargate SG-1 com o mesmo ator, essa sim assisti tudo ate a 10º onde encerra-se. Vale a pena ver, confirão. Abraço.
Jeferson
Blog do Vascão
http://www.vascao100ev.blogspot.com
Blog Menssagens
http://www.patriadoevangelho.blogspot.com

Panacea Musicalis disse...

Uma vez os vilões prenderam o McGiver e o condenaram à morte. Decidiram, porém, conceder-lhe uma última refeição após a qual ele seria friamente executado.

McGiver com sua sabedoria pediu uma vitamina de banana. Deram lhe apenas a banana e um copo de leite e disseram: "Você não é o McGiver? Então se vira!"

McGiver então chacoalhou furiosamente seus hábeis dedos até pulverizar a banana dentro do copo de leite tendo então sua vitamina.

Antes que seus algozes pudessem dizer "cheers", McGiver se valeu de seus ensinamentos aprendidos no guia do escoteiro mirim e rapidamente separou a "vita" da "mina", explodiu a mina, o que abriu um buraco na cela e gerou um forte terremoto...

Com os carcereiros atordoados, McGiver, então, separou o "terre" da "moto" e fugiu com uma loura de seios fartos na garupa da moto.

Ele era mesmo muito fodão o McGiver!!!

Impasse Livre disse...

Pois é, Ricardo, MacGyver era o cara! rs paula, passa aquele link pra mim de novo... menina guerreira que bom que veio...marcinha taí o post que pedistes, aguardo mais dicas!
Até que enfim um jefrson com tutano, nada contra o guerreiro, mas esse é vascaíno! Gremista faça a sugestão de outros seriados de que você goste! Clítia, quer dizer que você sonhava com uma cara estilo MascGyver? hum hum...rs.... e que mulher não sonharia?
Paulinha o cara tirava leite de pedra! Ta linkado lá esquemas!
Leó o vasco esárá sempre de pé!
O jornalista, cara vocês devem visitar esse blog, o sujeito é muito bom e o vasco tem que virar a página do se para a do consegui! Não pode virar Botafogo!
Guerreiro o sentimento é muito maior do que uma derrota! Roger, túnel do tem,po tá na fila! abs, a tods e obrigado por prestigiarem essa cantinho do MFC...breve novidades televisivas na net e em tv a cabo para galera que gosta dessa trupe do MFC!beijos do âncora, Leandro

Dalva Nascimento disse...

Leandro, adorava esse cara, viu? Cada situação da qual ele se livrava que era impressionante. Prendia a atenção de todos! Excelente recordação! Quanto ao nosso Vascão, deixe que falem... "eles passarão, meu amigo... e nós: passarinho!"

Beijos!

Jorge Colina disse...

cara, via muito macgyver e o achava muito canastrbem estilo EUA(acha que sabe tudo)...e quanto ao vasco, os ca~es ladram e a caravana passa, nesse caso esses viralatas pulguentos e favelados, que só sabem riri da desgraça dos outros e comer carniça( urubu)... ao fim do ano veremos quem irá rir melhor!

loba disse...

Nunca gostei muito de seriados americanos (é, além de polêmica às vezes, sou tb chata, viu? rs...) Mas gosto um tanto grande deste jeito que vc escreve. Quase me convenceu de que vale a pena ver de novo o que não vi! rs...
Beijo, fofinho!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.