sexta-feira, 26 de junho de 2009

PANACEA MUSICALIS - A música escrita no blog do Maldita...


MOONWALKER

Com a morte do maior cantor pop de todos os tempos, o maior vendedor de discos de todos os tempos e certamente um dos artistas mais estranhos de todos os tempos, pululam artigos sobre Michael Jackson. O panacea não se calaria numa hora dessas. Apesar de Jackson merecer alguns minutos de silêncio, mais pelo lado comercial do que pela arte musical propriamente dita, sua memória deve ser laureada.

Toda vez que o clipe de Thriller ia ao ar na extinta TV Rio eu ficava com medo. Muito medo. Eu tinha lá meus seis aninhos e aquela gargalhada tão clichê quanto macabra que encerrava o clipe era realmente de arrepiar.

Lembre-se que o ano era 1983 e a MTV americana, no seu segundo pro terceiro ano de vida, via um clipe de 14 minutos, dirigido por um cineasta (John Landis, de Irmãos Cara de Pau, Um Príncipe em Nova York, entre outros) cativar a todos e ajudar vigorosamente o formato como fomentador da indústria fonográfica. Bombou na MTV? Bombará nas lojas. Se alguém duvidava que a TV pudesse cooperar na venda de discos, com o clipe de Michael Jackson as dúvidas deixaram de existir. Talvez seja assim até hoje.

Segundo a wikipedia, curiosamente, Thriller foi o primeiro clipe de um negro a ganhar espaço na MTV e também a primeira música de um negro a ser tocada numa rádio rock dirigida eminentemente ao público branco.

Barbada: Thriller é o disco mais vendido de todos os tempos. Não há consenso sobre o número exato e cópias vendidas, mas calcula-se algo em torno de 5o a 60 milhões, embora a Epic já tenha noticiado que essa marca ultrapassou o número de 100 milhões!

Depois de tão estrondoso sucesso deve ser difícil mesmo manter as estribeiras. Jackson que vivenciou essa coisa toda de quebra de tabus raciais, seguido de sucesso meteórico, veio posteriormente a padecer num misterioso processo estético de "caucasianização" até se tornar o monstro pop que todos conhecemos bem.

Naturalmente Michael Jackson não teve forças pra suportar a salada composta por uma infância difícil, saúde frágil, ser alçado a ícone da igualdade racial, sucesso internacional estrondoso e conta bancária ilimitada. Sucumbiu à pressão que vinha de todos os lados. Quis esbranquiçar; casou-se com sua enfermeira; depois, talvez pra contrabalançar sua imagem de popstar, casou-se com a filha única de Elvis Presley; fez clipe no Brasil, tendo a segurança garantida pelo narcotráfico pátrio; botou o filho pra fora da janela, todos disseram "ohhhh"; dizem até que comeu uns garotinhos, incluindo Macaulay Culkin. Vai saber...

Mas atire a primeira pedra quem nunca tentou o moonwalk! Quem nunca admirou seu jeito de dançar enérgico, sensual e sinuosamente sibilante! Quem nunca cantou uma de suas músicas? Quem nunca teve medo do clipe de thriller! Quem nunca parou pra ver qual seria o seu "new look".
Apesar de todos os dramas pessoais, da aparência literalmente bizarra e das polêmicas envolvendo a carreira de Michael Joseph Jackson, espero que fique a lembrança daquele menino negro dos Jackson´s Five, de voz doce e aveludada; do autor de "We are the World" ou mesmo do astro de Thriller, Bad, Billie Jean e tantos outros hits.

Que Michael possa finalmente caminhar na lua com a paz cintilante que jamais teve aqui embaixo.

14 comentários:

Julio disse...

Assino embaixo

Michael Jackson foi grande demais pra ele mesmo

Charles Madeira disse...

Ele foi sem duvida um mito,e possuia alma tricolor,pois tinha um "jeito" fashion e roupas com brilhosas e de arrasar.

ETERNA APAIXONADA disse...

Alguns erros de script, avisos do meu firewel... Sons estranhos que assustam a navegante... Mas depois me tranquilizam, pois escuto o som de "goooooool"... e, me vejo realmente dentro do blog do Maldita... risos... E viva o Botafogo! (não sei porque torço desde menina para esse time, mas enfim...hehehe)
Deixo meu abraço me associando à bonita e bem feita homenagem!
Bom fim de semana Leandro e turma!
Abraços
Helô

_JLV.Vascão_ disse...

Parabéns pelo post. Apesar de ser uma carreira conturbada pelas polêmicas, ele era um gênio em se tratando de musica. Suas músicas, suas composições, produções, tbm como empresário e instrumentista. Uma de suas façanhas foi o Usa for Africa, letra e principal articulador do disco que vendeu milhões em prol da miséria na Africa. Que Deus o tenha, ninguém é perfeito, e cada um responderá por seus erros, e benefícios por seus acertos. Perdemos um astro da música.
Abraço.
Jeferson
Blog do Vascão
http://www.vascao100ev.blogspot.com

Impasse Livre disse...

O legado musical que ele deixa, o coloca numa galeria, ainda que um patamar abiaxo, de John Lennon, Janis Joplin, Bob Marley...talvez ali na faixa do Kurt cobain, e outros ícones, que apenas com amorte realmente viram mitos! Quem não se surpreendeu com a malemolência(obrigado, Charles!) do Billie Jean Boy?(aliás em nossa homenagem no play list), junto a thriller! ou qnão se esbaldou em dançar Bad, se emocionou com Ben e chorou com "we are the world"? Pois é, caro Ricardo "pancea" André, se não posso dizer que a tristeza me abate pela perda súbita do excepcional artista que foi Jackson, com seus erros e defeitos, pelo menos fico redundantemente pensando porque a mídia agora o desenterra, já que morreu? porque não o deu a mão em vida? Porque o condenou sem ao menos te-lo deixado se defender? pois se fez o que se apregoa, ana hora da sua prestação de contas( que deverá ser agora), Papi do ceú o cobrará! bela postagem! Abraços, leandro

Prof. Mota disse...

Pra mim o seu maior legado foi a ajuda aos carentes da àfrica em "we are the world" e a sua maior besteira foi renegar sua raça! Não sou negro, mas sou anti-racismo.Parabéns ao eclético blog...justa e inteligente(não oportuna e, sim, bem pensada) homenagem!

Anônimo disse...

Belíssimo e excelente post!!
Podem falar o que for do MJ, mas que ele teve uma influência enorme na vida de muita gente, isso ngm pode dizer que é mentira!!
Ele vai fazer muita falta!!! :S
Beijosss

MariEdy disse...

Quem sabe, agora, sua alma atormentada tenha paz ...
O cara era muito bom - não o achava O cantor, mas como dançarino, está parelho com Fred Astaire e Gene Kelly - e vai continuar sendo.
Ah, sim, eu não tive medo de Thriller. Também, quando passou, eu já estava na faixa dos vinte e tantos, e ficar com medão de um clip seria ... bem, seria vergonhoso!

Unknown disse...

Temos agora um novo MITO: MICHAEL NÃO MORREU. Que o Elvis agora possa descansar em paz :) ! Sds RbNs, Vivi.

Mariana Zuzuca disse...

Cara, chorei muito a morte dele. A morte do pop astro Michael Jackson, não do Jacko,um homeme solitário, triste, que nunca foi amado pela sua família enquanto sem grana! E que tem um conduta desprezível, como ser humano. Mas, fara falat no mundo musical. Concordo que we are the world foi marcante, mas não dormia ao ver Thriller, apavrontamente delicioso! Parabéns, ricardo. Seus posts são sempre coerentes, ao contrário de Souzas, madeiras e leandros do MFC! brincadeirinha...amo todos vocês, mas o Jeff é especial! beijão a todos.

Rosa Carvalho disse...

Olá meninos da Maldita Futebol Clube. Sem dúvida foi um grande astro POP mas, como comentei no meu Blog, infelizmente ele sofria de dismorfofobia... que é uma pena não ter buscado ajuda fazendo com que se transformasse em um astro isolado e infeliz que acredito que não se olhava no espelho por medo de se aterrorizar com a possibilidade de entrever o próprio rosto. Temendo o convívio social, pois em público tornava-se ainda mais dolorosamente conscientes da própria deformidade imaginária.
O desejo de ser branco, o mundo na bolha para não envelhecer... que pena tudo na vida tem finitude, só deparamos com aceitação da morte quando entendemos que morte e vida estão juntas.
Michael Jackson deixará saudades dos tempos em que era negro, essa será a falta que sentirei onde dançava ao som de suas músicas românticas como Ben e All be There nos bailinhos de Sábado todos os casais de rostinho colado. Michael foi alguém que nunca teve a chance de saber o que é a vida normal de um ser humano. Que Deus o tenha. bjs da vascaína.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Gostei muito do texto. Uma homenagem bem "pé no chao" a esse grande artista.

Abraço pessoal!

Luma Rosa disse...

Eu nunca tive medo do clipe de thriller e nunca tentei moonwalker, mas a gente tentava dar aquela gargalhada!! E era muita gargalhada!! Que ele descanse em paz!! Beijus

Paula Barros disse...

Gostei dessa frase, muito.

"Que Michael possa finalmente caminhar na lua com a paz cintilante que jamais teve aqui embaixo"

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.