quinta-feira, 18 de junho de 2009

Segredos e lendas do Rock

Salve, salve galera blogueira querida! Vamos aqui com mais um post falando sobre os "segredos e conspirações" do rock. E aproveito para recomendar o blog panaceamusicalis do meu amigo Ricardo André, um dos excelentes escribas aqui do Maldita FC!


Hoje, irei falar sobre Keith Richards. O controvertido músico dos Rolling Stones, um dos "Dinossauros do Rock", parceiro inseparável de Mick Jagger (como veremos abaixo) e pivô de várias estórias sinistras e interessantes do sub-mundo do Rock!

Para quem não sabe, o músico nascido em 1943, em Dartford, na Inglaterra é considerado um dos maiores criadores de Riffs de todos os tempos, os famosos refrões musicais. È dele a criação de (I can't get no) Satisfaction! Criada num quarto de hotel em Los Angeles, após uma noite insone e regada a bebidas! No dia seguinte, ele se surpreendeu ao ver que o gravador ao lado de sua cama piscava a luz vermelha e ouviu o que continha gravado. Ele não se lembrava de ter gravado nada! Piração total! E ali dentro, gravado numa voz um tanto quanto rouca e "doidona", estava simplesmente a melodia e o refrão quase inaudível de Satisfaction!

Aliás, é dele a responsabilidade pela introdução da segunda guitarra no som do Stones. Com influência do jazz, do soul e do rythym and blues norte-americanos, vindas do seu avô paterno, que tinha uma "Big Band" de Jazz! O cara, que cresceu acostumado a ouvir esses ritmos e admirador confesso de Chuck Berry, foi o principal responsável por trazer o rythym and blues ao repertório sonoro do Stones. O que acabou fazendo toda a diferença.

Reza a lenda - também - que o produtor dos Stones, Andrew Loog Oldham, teria trancado Mick Jagger e Keith Richards em uma sala e os proibido de por os pés para fora enquanto não começassem a produzir canções! Na verdade, isso teria começado de maneira similar, quando Andrew via pouco futuro para a banda récem formada dos Stones. Para quem não sabe, nos primeiros albúns dos, hoje, "Dinossauros do Rock", só haviam gravações de covers da galera! A estória, não confirmada pela dupla (por isso virou lenda) é de que Jagger e Richards ficarm dias a pão e água, em pleno processo produtivo e de adaptação artística da dupla, que como o tempo mostra, fez muito sucesso.

Se a estratégia foi a certa ou não, se o fato foi verídico ou apenas uma lenda, não se sabe. O que se tem notícia é que a banda mais bem "pensada e trabalhada" de todos os tempos, realmente foram os Stones. Aliás, na epóca da criação da dupla "maldita" do rock, com o sucesso dos Beatles e da dupla McCartney-Lennon, na Inglaterra no fim dos anos 60, os Stones de Mick/Keith viraram um contraponto aos bons mocinhos de Liverpool e se tornaram - em minha modesta opinião - no " O maior grupo de Rock da face da Terra". Esses são apenas alguns dos muitos "Segredos e lendas do Rock", envolvendo os Rolling Stones e, principalmente, Keith Richards, o maior doidão do grupo. Em outros posts revelarei mais um pouquinho dessas loucas estórias para vocês! Beijos do âncora!

20 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Uma grande figura do rock mundial, sem dúvidas. Lenda viva.

Gremista Fanático disse...

Muito legal essas estorias Leandro, o Maldita Futebol Clube leva ao pé da letra o lema do Futebol, mulher e rock and roll. Meu DEUS, como isso é bom! hahahahaha, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Marcia M. disse...

oi padrinho to adorando sua visitas ,e seus comentários carinhosos to ficando mimada hem?!adorei esta postagem esses monstros do rock são demais e as estorias aqui publicadas nos faz viajar com eles e aprender mais um belo dia pra vc!

Dulce Miller disse...

Esse Keith Richards é uma figura!
Adoro Rolling Stones! :D

Jogo Aberto disse...

boa tarde!
eu to fazendo um site aqui, que gostaria de saber aonde vc registro o seu site ,pq eu tbm quero registrar o meu.

ai vc me fala no recado do meu blog.

onde vc registrou ou hospedou ou seu site.

voce sabe algum programa de flash bom?

blz, abraços.

Jefferson freire disse...

Gosto muito deles, o som é bom. Mas pra mim a maior banda de todos os tempos foram os Beatles, pra mim estes são incomparáveis. E eles eram bons moços comparados ao Rolling, mas antes disso eles escandalizaram muita gente com uma rebeldia acima da média de sua época.

Abços

Paula Barros disse...

Evandro obrigada pela visita.

Dia 11 de julho estarei chegando em Niterói.

abraços

JLV_Vascão disse...

Muito massa a banda Rolling Stones, tenho alguns Cds da banda e essa que você colocou como tema ao acessar o Blog do Maldita é um clássico e dos melhores. Parabéns pelo Post.
Abraço.
Jeferson
ADM-Blog do Vascão
Vascão 100 % Eternos Vascaínos
http://www.vascao100ev.blogspot.com

Anônimo disse...

Interessantíssimo...
Também já ouvi algumas dessas lendas..

Obrigada pelo carinho e pelos comentarios gentis, vc é o máximo, levanta meu astral!!!!

Bjos...

Bruna disse...

Estou aqui para agradecer a visita feita ao meu blog, e também por ter gostado dele.
Blog sobre Futebol : http://claudiosouzacp2.blogspot.com/
O Blog é atualizado diariamente ...
Abração ...

Cláudio disse...

Muito bom o blog .....

Zêro Blue disse...

Dois monstros sagrados do rock a dupla Jagger-Keith, sou mais a dupla Lennon-McCartney, mas os dois realmente são demais.


--

Leandrão, sua bola de cristal realmnte funcionou, valeu a torcida, iremos com tudo buscar o TRI, mas a parada realmente será torta contra o Tricolor Gaúcho.

Abçs

Sds. Celestes
Carlão Azul
Sou Cruzeirense Site/Blog - ****
Sou Cruzeirense Site/Blog - acesse e comente

Leo Fernandes disse...

Salve Keith Richards!!
Ele influenciou gerações de guitarristas mundo afora e vive muito bem a sua "vida loca". Dizem que ele até trocou de sangue, mas isso é uma lenda
O primeiro sucesso dos Stones, para quem não sabe é a música "I Wanna Be Your Man", dos Beatles, presente no segundo álbum dos rapazes de Liverpool, lançado em Novembro de 1963.
Excelente texto, Leandro!!!
Saudações vascaínas

Clítia Milagres disse...

Maldita também é cultura...

Marcia M. disse...

OI PADRINHO BOM TER VC COMIGO NESTE SUCESSO MES QUE VEM O BLOG FAZ 1 ANO E A FESTA TERÁ MUITOS HOMENAGEADOS E VC CONCERTEZA TA NA MINHA LISTA DE OURO BJS!

-=|Åñä £ú¢¡ä|=- disse...

Rock é cultura!

Obrigada pela visita!
Adoro este blog!
Bjs

Renata Magalhães - Papo de Mulher Futebol Clube disse...

Com certeza,jagger e Richards uma dupla que até hoje dá certo.Longa vida aos Stones!

Flacanagem disse...

Pão, água e dias de retenção em um quarto é bem contraditório ao que dizem de "lugares e momentos inspiradores".

Mas pelo visto da certo.

e tenho dito.

flacanagem.blogspot.com
o mais irreverente da nação

Evandro Varella disse...

Leandro meu bom camarada,
Essa idéia de colocar posts com as histórias dos monstros do rock é sensacional!!! Você podia aproveitar e explicar nos próximos, pq é que tem uma mulherada acha o Mick Jagger bonito, kkkk
Abração

José "mengão" Luiz disse...

O maneiro do Richards são exatamente essas loucuras! E o som dos Stones são pedrada pura! E o marketing, show! Parabéns, pelo menos no rock você tem bom gosto...e não sofre!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.