quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O estilo Andrade de ser


Caros amigos, em respeito aos amigos são paulinos que aqui frequentam, vou resumir o jogo de sábado como simplesmente justo. Ganhou o time que buscou a vitória desde o 1° minuto de jogo. Para ilustrar o atual momento do Flamengo, vou usar as palavras de meus companheiros de MFC que quando estão fora do ar costumam falar algumas verdades: "Se o brasileiro fosse ainda no esquema de mata-mata, o Flamengo seria o campeão deste ano". E eu não tenho dúvidas disso. Fui obrigado a concordar com eles.

Mas hoje o assunto é outro. Já faz algum tempo que somos obrigados a aturar técnicos de futebol arrogantes, donos da verdade absoluta, ignorantes e mal educados. Não vou muito longe, vou começar do que tem acontecido mais recentemente. Primeiro foi a era Luxemburgo com o seu estilo bem arrumado e uma arrogância tão exagerada que acabou por derrubá-lo da seleção e o colocar um bom tempo de molho sem clube.

Depois veio a era Leão e Muricy. O primeiro teve bons trabalhos pelo Atlético-MG, Santos e São Paulo, mas seu jeito brigão, sempre gerou rachas nos elencos. Já o segundo se consagrou sendo tricampeão brasileiro pelo São Paulo, mas assim como o primeiro, é de uma falta de educação, ignorância e falta de respeito com os profissionais da imprensa que chega a ser assustador o seu mau-humor. Isso sem falar no Dunga, que nunca para de resmungar. Parece que eles acham que quanto mais mal educados, arrogantes e ignorantes forem, mas competentes serão.

Mas, no meio de tantos técnicos com esse perfil, eis que surge alguém diferente, o nome deste técnico é ANDRADE. Com seu jeito sereno, tranquilo, sempre educado, ele vai provando que é possível ser competente sem ser mal educado, sem ser o dono absoluto da verdade, sem expor jogadores e sem fazer guerra dentro do próprio clube. Andrade, além de ter bom relacionamento com todo elenco, tem bom relacionamento com a imprensa e ouve os jogadores, aceita opiniões, permite que se levantem lideres dentro do elenco e isso sem o medo habitual dos demais técnicos de perderem o comando.

Quem já leu o livro "O monge e o executivo" sabe que existe uma diferença entre "poder" e "autoridade". O "poder" se impõe, ou seja, aqui quem manda sou eu, se não fizer o que eu digo, não vai jogar e ponto. Isso é poder. Autoridade se conquista, ou seja, as pessoas te respeitam e te obedecem não porque você pode puní-los, mas porque te admiram e fazem porque realmente confiam em você. Andrade tem autoridade no elenco do Fla e sabe dividir essa autoridade com os líderes que se levantam naturalmente.

Quem conhece o dia a dia da Gávea sabe que Andrade é uma das pessoas mais queridas lá. Apesar de ser ídolo consagrado mantém a educação e fala com todas as pessoas, sejam elas funcionários, torcedores, dirigentes, etc. É realmente um exemplo a ser seguido desde os tempos de jogador. Onde foi um jogador técnico e leal com os adversários.

Simplicidade, humildade, educação e serenidade aliados à competência e eficiência. Esse é o estilo Andrade de ser, que sinceramente espero que se torne uma nova ERA entre os treinadores. Isso está sendo muito bom para o Flamengo e se virar mania vai ser melhor ainda para o futebol.

Registro do dia em que o André Dias perdeu uma grande oportunidade de aprender o conceito de clube grande. Está virando mania falar bobagens e depois inventar contusões para não ter que encarar a massa Rubro-Negra. Foi assim com o Ronaldo e agora com o André. Espero que tenham aprendido a lição.

SRN

26 comentários:

Wilson Oliveira disse...

Queria ver se o Andre Dias desse uma bobeada igual a que ele deu no clássico São Paulo x Corinthians...

Quanto a questão dos técnicos, acho que Andrade tem sim um perfil mais agradavel não só pra imprensa, como pros torcedores. Ninguem é obrigado a ouvir xilique de um cara, só pq ele é tecnico de futebol.

Mas vale lembrar que o Tromba ainda nao ganhou NADA como tecnico.

E outra, a classificação pra Libertadores, caso aconteça, pode ser comemorada, mas nem tanto. Depois que estivermos lá, teremos que exigir o titulo!

******
Menu Self Service da blogosfera

DEBATSPORTS
http://debatsports.blogspot.com

FUTEBOL RECORDAÇÃO - Inter, BR' 1979
http://pitacosdobodaum.blogspot.com


Abração, galera!

Cris Teles disse...

Tudo seria tão mais simples se todas as pessoas soubessem a diferença entre "autoridade" e "autoritarismo".
Viveríamos num mundo mais justo e democrático...
Beijos!

Rodrigo Garcia disse...

É isso ai grande Jefferson,você resumiu bem o Andrade,é uma cara doce,humilde e sereno.
Não é fácil comandar o Mengão cheio de torcedores exigentes e cornetando tota hora.
A cada jogo ele ganha mais confiança,e os jogadores estão sentindo isso dentro de campo.

Rapaz,agora sobre o André,fica até chato esses jogadores irem no embalo da imprensa paulista que só metem o pau no futebol carioca,eu não sei se é inveja,porque os cariocas sabem fazer mais festa do que eles.
O que eu sei Jefferson,é que todos tremem na hora de enfrentar a nação no maraca.

Valeu !!

clique documental disse...

Jefferson lindo seu post, como sempre, bem apaixonado hein.!!!? miguxo, sinto não poder concordar com algumas colocações suas...rsrsrsrs. O Cruzeiro lidera o CB2009 na sua segunda fase, mas devido a péssima campanha na fase inicial, tá difícil lutar por título. Mas com o apoio da torcida acho que o time chega sim entre os 4, alguém vai ter que sair, talvez o penoso...rsrsrs. No entanto, vou ater meus impulsos pelo menos até o final do confronto com o Corinthians. Se o time mais lindo do mundo vencer os jogos contra o Botafogo e Corinthians a vaga é nossa!!! Núuu ninguém vai nos segurar!!! Chato é que o time nesta reta final não tem atacante, dá para voce? Como assim?! Primeiro o piadista do Kleber machucou (está operando hoje, Deus ajude que de tudo certo com a cirurgia!) e o WP está machucado. Aff! Ser torcedora tem hora que um sofrimento só. Porque quando a gente pensa que o time engrena, aff... lá vem as variáveis. De todo modo, sorte ao seu time, que tem a maior torcida do Brasil (isso é fato né?!)!!!! O Cruzeiro tá morto não!!!!

Bjos fofos

Blog do Vascão disse...

Sonhar ainda não paga imposto e não custa nada, só perda de tempo mesmo, então pode continuar sonhando xará, hehehe...

E quanto ao Andrade, foi um bom jogador, é bom carater, honesto e gente boa apesar de ser um mulambo de marca maior, mas como treinador não passa de outro Renato Gaúcho e o tempo mostrará que falo a verdade, ele é apenas motivador, e a boa sequência de resultados mulambos na competição deve-se ao fato de os reforços caírem como uma luva no elenco fracão do menguinho.

Por exemplo, para o próximo jogo Palmeiras x framengo a casa vai cair para a urubuzada e vocês voltaram a realidade.

Abraço
Jeferson

Julio disse...

Só vou discordar no ponto do relacionamento dos técnicos com a imprensa, camarada Jefferson.

Certo, nada justifica o cara dar uma patada num repórter fazendo seu trabalho, mas q muitas vezes os repórteres são babacas, isso são.

O pior do Murici nem é essa ignorância dele com jornalistas, inclusive isso tá melhorando bastante. O que o torna um cara intragável é de fato a sua arrogância, típica de caras que se acham na boa fase, e não contam que um dia podem cair do cavalo. Não que desejemos isso pra ele, claro, mas o futebol dá voltas,e voltas de 180º.

Quanto ao nosso Tromba, a minha maior felicidade é saber q ele é Flamengo de coração.

SRN abraço

Obs: kd os posts fanáticos do Charles / Leandro? heheh ainda bem que deram um tempo né?

Zêro Blue disse...

Gosto de ver o "jeito Andrade de ser", ele é realmente um dos técnicos revelação deste brasileiro. Desejo sucesso a ele em sua profissão tanto como teve como jogador consagrado que foi.

Parabéns pela bela vitória Jefferson.

Gremista Fanático disse...

Como disse lá no Flamengo ate Morrer, o Andrade conseguindo a vaga na libertadores com certeza tera que ser muito mais valorizado no Flamengo e acho que depois disso nunca mais ele será interino, ta fazendo um grande trabalho, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Mylla Galvão disse...

Oi,
O Andrade está se revelando um grande técnico. Talvez não chegue a um Joel Santana, mas essa virada vertiginosa dele, frente ao time este ano, mostre sua verdadeira face!
Uma pessoa humilde que luta por aquilo que quer. Que tem amor pelo time! Mas acima de tudo tem os pés bem firmes no chão.
Talvez a diretoria resolva mesmo apostar nele, tirando-o da interinidade e colocando-o no seu devido lugar TÉCNICO DO TIME.
E depois... Têm mtos por aí q vão chiar... Pq diferente do Renato Gaúcho - mto prepotente - o Andrade valoriza a HUMILDADE dele!
O Flamengo vai conseguir sim a vaga para a Libertadores, enqto aquele timinho da 2ª, está lutando para subir...

Abçs,

http://batendobolacomamylla.blogspot.com

Camila disse...

COmo não sou fã do São Paulo, gostei do resultado! rs
Mas enfim, voce citou um livro que eu gosto muito. E sim, poder e autoridade são coisas totalmente distintas.

Gostei muito do post de hoje.
Parabéns.

beijOs meninos e beijo LeooooO
;)

Jefferson freire disse...

Jeferson "vascão", sonhar? onde sonhei? Quem disse que se o campeonato fosse no esquema de mata-mata o Flamengo seria campeão foi, por incrível que pareça, Charles Madeira e Vitor Costa, apoiados pelo Felipe Souza. Eu só concordei.

"E quanto ao Andrade, foi um bom jogador, é bom carater, honesto e gente boa apesar de ser um mulambo de marca maior" Conseguir todas essas qualidades de um vascaíno não é pra qualquer um não. O que seria na opinião de vcs vascaínos ser um "mulambo"? Eu sinceramente até hj não entendi qual o sentido dessa palavra para vcs, principalmente após este seu comentário.

Elenco fracão é um elenco que não consegue ganhar do Ceará, perde pro figueirense em casa, empata com a ponte preta. E sonhar é acreditar que estaria fazendo um bom papel com esse time na série A. Depois eu que sou sonhador, ainda bem que não se cobra imposto mesmo.

Saudações da primeira divisão e do melhor do Rio inconteste.

Pergunte que a XANA Responde. disse...

Adorei!!! A XANA tá seguindo a MALDITA. Beijos.

André Renato disse...

Ótimo texto, cara!

Ser técnico de futebol é uma profissão tão complicada, enfrenta tanta pressão que, quando o cara se torna quase uma unanimidade, acaba se perdendo. Tem os casos de cara sujo mesmo, tipo o Leão, que desde os tempos de jogador já era assim.

Espero que isso não aconteça com o Andrade, é um cara tão educado e nitidamente humilde que sequer é fácil criticar algo no trabalho dele.

Abraços! E valeu o comentário no meu blog, espero vê-lo sempre lá!

Claudio Henrique disse...

Não esperava tal atuação do Flamengo. De que adianta o São Paulo perder se o Palmeiras também tropeça?


Abraços

Impasse Livre disse...

Nãoouvi nada da boca do Vítor, eprincipalmente, do Charles e do Souza. Mór viagem, otécnico Zpé buscapé, se ele fala a linguagemdos jogadores , eu queria saber; como elels entendem o cara??????? Ele é esforçado, agregador e humilde. Um, bom funcionário do clube e só. uma espécie de Alcir portella, do flamengo. não sairá disso, poruqe não tem cultura, não tem estrela como técnico e é mais treinador do que técnico, ou seja um cara do dia-a-dia e não um profissional do futebol, umtécnico como murycy, abel e oputros ex-jogadores. O flamengo está arrumadinho porqueos reforços contratados eram melhores do que os que estavam jogando e ponto. Muito viajandão o menino olambo do maldita! abs, galera!

Unknown disse...

Amigo,

Eu que pensava que ver as frutinhas caídas na beira da estrada (traduzindo: Fluminence rebaixado pela QUARTA vez), ou ver a mulambada da colina disputando a série B, ou ainda o TRI-VICE da cachorrada ...enfim, pensei que com isso o ano já estava ganho.

Mas, estão deixando o Mais Querido chegar ...

Quanto ao Tromba, ele sempre fez um trabalho bacana com a garotada. Merecia uma chance. Taí, fazendo aquilo que o CHORÃO DO CUCA quase bota a perder com aquele pé frio duca.

SdsRbNs, Vv.

Débora Bravo disse...

Não acompanho muito os outros técnicos. Mas concordo que alguns são arrogantes mesmo. E o relacionamento com a imprensa é difícil com todos. Mas não acredito que a culpa seja só dos técnicos a imprensa às vezes passa dos limites um pouco né? rs Agora que o Andrade é ótimo ele é. Digo ótimo não só pelo fato de estar dando resultado e por questões técnicas e táticas, digo pelo fato do amor que tem pelo clube, pelo fanatismo, pela alegria de trabalhar no Flamengo. Ele é literalmente um torcedor que agora está no comando. Ele quer ver o Flamengo correndo atrás dos resultados, quer ver raça, quer ver o time jogar! E isso é muito bom, estávamos precisando de um técnico que REALMENTE vestisse a camisa. ;D
SRN.

Jefferson freire disse...

Caraca Leandro, só vi agora esse comentário seu: "não sairá disso, poruqe não tem cultura, não tem estrela como técnico e é mais treinador do que técnico". Dizer que o cara não é bom técnico só pq não tem cultura é brincadeira. Leandro, futebol não se aprende em aulas de matemática, nem em aulas de história, física, etc. Se fosse por isso os jogadores aprenderiam a jogar em salas de aula, e infelizmente a maioria dos jogadores frequentou pouco a escola. Não é a falta de estudo dele que vai fazê-lo melhor ou pior que outro. Mas sim a sua experiência. Uma pessoa pode até ser analfabeto e entender muito de futebol.

Parece tb q não tem acompanhado muito os jogos do Flamengo, pois o Andrade tem demonstrado ter muita estrela. Apenas 2 exmplos disso. No jogo contra o vitória, o gol de empate saiu de uma jogada de dois jogadores que tinham acabado de entrar, Juan e Mezenga. Contra o SP o gol da virada foi originado em jogada de Mezenga e o penalti foi sofrido pelo Toró, ambos entraram no 2º tempo. Isso é estrela ou não? Alguns dizem ser estrela, outros sorte. Não sei se o Andrade continuará nessa crescente, mas o q posso dizer é que até o momento ele demonstrou muita competência, mudando oesquema tático para mais ofensivo e levando o Flamengo às vitórias. Isso vc tem q admitir, mesmo que com muito ódio no coração.

Saudações da 1ª divisão

Impasse Livre disse...

Jefferson falei e reitero : elel não írá muito mais longe do que isso , pór não ter cultura. jogar futebol não se ensina na escola , concordo com você. Mas, ensinar futebol,´eoutra coisa. você tem que saber lidar com grupos de pessoas diferentes, sacar bem de psicologia, entender questões básicas que o curso de educação fisica e de treinador exigem , e o mesmo não fez isso. tanto que hoje, é exig~encia da Fifa para novos profissionais, fazer os cursos de treinadores da federações filiadas a ela. liderar um grupo exige do individuo , um mínimo de estudo, uma boa dose de teoria a ser juntada a prática de quemquer passar o que já sabe aos outros. Jogar não se aprende na escola, mas as táticas, o comando de um grupo de profissionais, a liderança de uma comissão técnica( que cabne ao treinador) isso sim,necessita de preparação e estudos. você acha que Andrade tem condições de almejar um ida, um clube europeu ou a seleção? nada disso. mal e porcamente o fla pelo seu histyórico no clube. Portanto, Jefferson, entenda; para jogar não precisa de cultura, precisa de aptidão, mas para ser técnico precisa sim de saber mais, de cultura e estudos. para ser treinador, a vivência basta, mas técnico a copisa é mais profunda! . Abs, leandro

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jefferson freire disse...

Leandro, liderança se aprimora, mas os maiores líderes já nascem com esse dom. Um exemplo claro é o Lula. O cara tem muito menos cultura q um fernando henrique, collor,etc. Mas tem muito mais facilidade de liderar e de conquistar aliados. O Alckimin tem mais cultura q ele, mas o Lula acabou com ele no debate.

Antigamente não existia escola de treinadores e ainda assim tivemos grandes técnicos, Claudio Coutinho, Zagalo, dentre outros. É perfeitamente possível ser um excelente técnico, até pq a melhor escola é a prática e o Andrade já trabalhou com diversos técnicos de diferentes características e pôde pegar o melhor de cada um.

Pode até ser q tudo isso seja fogo de palha e q amanhã ele não repita os resultados de hj. Mas não pelo motivo q vc apresentou, pois jamais a falta de cultura será fundamental para qualificar um técnico. Se for assim, chama o Roberto Justus para treinar o vasco.

SRN

Impasse Livre disse...

os profissionais que você citou, ilustram o que eu digo: eram grandes estudiosos do esporte, coisa que Andrade nunca foi e nem nunca o será. abs, leandro

Jefferson freire disse...

eSTUDAVAM O FUTEBOL, ASSIM COMO o Andrade sempre estudou desde os tempos de jogador. Estudar futebol é uma coisa, mas vc insinuou q ele nunca será um técnico pela falta de cultura. Onde está aquele vasco desprovido de preconceitos q vc tanto se orgulha? Pois não acho legal diminuir uma pessoa pela falta de escolaridade.

SRN

Impasse Livre disse...

Andrade nunca estudou o futebol jefferson, ele era apenas um grande jogador. e ponto. pra ser técnico tem que estudar,sim, o futebol. fazer cursos( exigidos pela CBF). O ótório saber apenas não basta, e esse notório saber dele advém da prática nos acampos, o que o habilita aser um bom treinador. o técnico é maios do que isso, caro jefferson. poPor isso , necessita de estudos mais aprofundados, de liderança, psicologia e não é a toa que diversos ex-jogadres hoje estão se graduando nos cursops específicos da FIFa, das universidades e das federações, o que o Andrade não o fez. por exemplo: torres, Jorge Luiz, Bebeto, bi=smarck, ,Jorginmho da seleção, e Adílio o fizerram em 2007 para 2010. O fato do cara ter sido bom jogador, não basta para torna-lo bom técnico. E entenda técnico x treinador, são comandos diferentes. portanto, jefferson, sigo com a minha tese de que cultura é fundamental para seguir adiante não só nessa profissão como em qualquer outra. muito me admira uma pessoa esclarecida como você, não conseguir não só não enxergar esses fatos mas, ver preconceito em tudo que digop em relação ao flamengo. abra mais a asua mente e verá que está exagerando na dose. abs, leandro

Jefferson freire disse...

Leandro, não questiono o estudo, até acho bom. Mas repito q liderança é um dom e não acho q seja essencial esses cursos para se ter um bom técnico. Muitos não fizeram e ainda assim são ótimos técnicos. Pq futebol se parende na prática, na convivência. O nei Franco fez vários cursos, é formado em educação física, e ele sempre diz q o maior aprendizado dele foi o tempo q estagiou com o vanderlei e outros técnicos. O Andrade estagiou com vários técnicos.

Já disse e vou repetir, não sei se ele continuará bem como técnico, mas hoje, ele é o q faz o melhor trabalho do Brasil. E ele é sim técnico, pois está mostrando isso na prática e não apenas batendo no peito e falando. E tenho muito orgulho em ter um técnico, simples, humilde e batalhador, pois essa é a cara do Flamengo.

É só olhar a realidade e deixar o clubismo de lado para constatar algo q salta aos olhos.

Abços

Impasse Livre disse...

a liderança pode advir de um dom, mas mais do que qualquer coisa, ele deve ser aprimorada e isso , meu amigo, só com estudos. Como pode um sujeito liderar um time do tamanho do Flamengo, sem ter ciência das coisas que não são natas? Até que nasce sabendo jogar bola tem que aprimorar os fundamentos para melhorar a sua performance. O cara pode ser treinador, não discuto, mas para técnico a diferença é colossal e exige estudos, sim! o ney franco só cghegou onde chegou pq aliou estudo a prática. Mas, o Andrade quer aliar a prática a o que? Andrade , renato, tita, adílio...são todos farinhas do mesmo saco!tem que ralar muito para serem de primeira grandeza. por que o vanderlei , o Dorival, o nelsinho Batista, o geninho, o Leão chegaram onde estão? porque aliaram a prática a teoria e nisso levam vantagem sobre tite, Roth e Autuori por exemplo( que só osão bons pq estudaram demais da conta e com o tempod pegaram prática e a manha). Da forma como estão renato, Andrade , tita, Adílio e outros seguirão o caminho do marasmo e da mesmice e qd falo disso , digo sem clubismos, achismos e paixões cegas, como vc insinua. Falo com base na razão e não na emoção! abs, leandro

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.