terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pontos corridos ou mata-mata?


Salve rapaziada, no Maldita FC de segunda, surgiu uma discusão (ou discuRsão como diriam os Framengo) muito comum e andava meio esquecida: Pontos corridos ou mata-mata?

E foi só a Globo oferecer um voluptouso aumento nos "cachês" dos clubes para o mata-mata voltar que tal pendenga voltou à ordem do dia.

Na minha humilde opinião, os pontos corridos são mais justos, entretanto, o mata-mata agrada mais ao público e já faz parte da nossa cultura futebolística. Então deixo a bola com vocês: tradição ou rentabilidade?



Um abraço, Vitor Costa.

19 comentários:

Blog do Vascão disse...

Há vários pontos de vista, escolha o seu:

- Pontos corridos:

1º Pontos corridos são mais justos, devido a quem fizer a melhor campanha durante todo o campeonato, chegando em 1º leva o título, e as vagas nos campeonatos continentais por consequência.

2º Ganha o torneio nos pontos corridos a equipe mais rica, mais estruturada a que tem mais dinheiro, por uma série de fatores, tem o melhor CT, viaja de classe A e de avião, pega os melhores hoteis, tem a melhor aparelhagem médica e os melhores médicos para a recuperação dos atletas.

3º Os paulistas querem os pontos corridos por terem uma estrutura melhor, dirigentes menos corruptos e uma melhor organização.

4º Os paulistas temem o mata-mata pois temem jogar no maracanã lotado contra qualquer equipe grande do Rio de Janeiro, especialmente a do Vascão que faz do Maracanã um caldeirão.

- Mata-mata:

1º Ganha em emoção.

2º Outros times ganharão o título, não averá uma egemonia dos paulistas.

3º Com finais os torcedores iram mais aos estádios.

4º Há controvérsias quanto a justiça e quanto ao melhor time ganhar o campeonato pois se o time que ganharia nos pontos corridos é o melhor também ganharia no mata-mata não é mesmo, além de faturar mais grana com as rendas.

5º Mata-mata é melhor e pronta kkkkkkkkk...

Abraço
Jeferson

Douglas Nacif disse...

Perai...

O mata-mata agrada mais ao público?
Que público?

Eu sempre apreciei aforma de pontos corridos europeu. Sempre quem sai vencendo, são os clubes que melhor se estruturaram.

O público que você cita, são torcedores de times, menos organizados financeiramente, e que sempre são ajudados, no mata-mata. Nos confrontos finais.

Nos pontos corridos, vence o clube melhor estruturado, que investiu melhor, e fez boas contratações.

Veja o Exemplo:

São Paulo tem uma boa administração, contratou peças, rêpoz peças. Está na briga pelo título.

Palmeiras, montou um time, encaixado. Com boas peças de reposição.

Internacional, tem um elenco fantástico. O Galo das Minas Gerais, até que enfim investiu em seu time.

O Flamengo repatriou Pet e Adriano.

Clubes que investem, tem seu resultado.

No mata-mata, as condições não são favoraveis para este fator estabilidade.

Num confronto final, a juizada faz a diferença... Nos pontos corridos, os juizes interferem, mais a chance de você se recuperar de um prejuizo ainda é grande, e não fatal, tal como no mata-mata!

A Globo só está pensando no lado financeiro, e não nos clubes.

Que continue com o sistema de primeiro mundo...Pontos Corridos!

Liv Milla disse...

Pontos corridos, sem dúvida!
Justiça é justiça, né?!
Bjos!

Carol Sakurá disse...

Uia,gente!
Pontos corridos.
Nada mais justo.
Valeu rapaziada!

Carol Sakurá

Jefferson freire disse...

Passei muito tempo defendendo o mata-mata, hj penso q as coisas devem continuar como estão. Graças ao modelo de pontos corridos, os clubes passaram a se organizar melhor, se estruturarem, pensarem a longo prazo, etc.

O público tb está se adaptando e gostando mais deste modelo. No Fla-flu foram mais de 70 mil pagantes, Altético e Cruzeiro lotaram o mineirão, domingo o parque antártica teve lotação máxima, as rendas melhoraram muito e a emoção tb aumentou graças ao esforço dos clubes em montarem times competitivos. A diferença do 1° ao 5°e de apenas 6 pontos, ano passado o campeonato foi decidido na última rodada. É emoção lá em cima e emoção na parte de baixo.

Deixa do jeito q está, pois só assim haverá cada vez mais uma busca por melhorias nos clubes, caso contrário voltaremos aos anos de abandonos.

Jefferson freire disse...

Em tempo: Tudo bem q na era do mata-mata meu Flamengo era imbatível se tornando o maior campeão do Brasil. Jeferson Vascão, caldeirão é o q o Flamengo fazia e ainda faz, pois disputamos 5 títulos e ganhamos os 5. O maraca foi, é e sempre será o nosso caldeirão e vc como torcedor vascaíno sabe bem disso. Qnd seu time nos enfrenta numa final as pernas dos seus jogadores tremem. vascaíno tem q se contentar com a frigideira de são janú.

Nacif, só lembrando q os maiores escândalos da arbitragem surgiram justamente na era pontos corridos.

Abços a todos

Clítia Milagres disse...

Sou a favor dos pontos corridos, acho mais justo.

Inté meninos.

Douglas Nacif disse...

É Jeferson, você quer que eu cite, quantas finais que eu vi, na epóca de mata-mata, que Juizes atrapalharam na Final.

Em 95 o Botafogo ganhou do Santos aquele título. Um, o juiz nem interferiu na partida! Ok...

Pontos Corridos é mais justo, e a chance do clube recuperar-se durante o torneio é maior.
Numa final, o que você poderá recupar, além do vice?

Douglas nacif.

Douglas Nacif disse...

Ah...
Senhores do Maldita,
Fiz uma menção ao seu blog em meu Buteco.

Inspiraram meu novo post!

Abraços

Blog do Vascão disse...

Xará sonhar não custa nada e vc pode continuar sonhando, vocês os poderosos framenguistas precisam de ajuda da torcida do Fluminense pra quebrar o nosso recorde de público e dai vem ai vomitar arrogância, vocês faziam do Maraca uma panela de pressão, mas devem ter perdido muito torcedores com o passar dos anos, pois agora levam 57 mil pagantes ao Maracanã no sábado e acham que fizeram muito, depois quebraram o recorde de todas as séries mas com ajuda do fluminense que na quele jogo pois seus 10 a 15 mil torcedores, cai na real cara, com pesquisas forjadas e fajutas não se mantem um mito de maior torcida, só vocês acreditam nessa palhaçada.

Quebrem nosso recorde em um jogo do brasileirão com apenas a sua torcida e depois me venha falar em caldeirão do framengo no Maraca, até lá esqueça.

Hoje voces devem ser a 3º ou 4º maior torcida do Brasil.

Há agora pode chorar a vontade e escrever um livro ai se defendendo, as minhas provas estão ai, e as suas?

Obs: Não vale falar que todo jogo o framengo divide a torcida no estádio ou é maioria, pois isso o Vascão também faz e melhor ainda.

Abraço
Jeferson

Mestre Benicha disse...

Eu gosto muito do mata-mata. Principalmente da sua fase final, mas reconheço que o mais justo é mesmo o metodo de pontos corridos.

Que a Globo pare de inventar moda. Os estaduais ja sao mata-mata, libertadores, copa do brasil, sul americana tambem.

Deixem o brasileiro se por pontos corridos e pronto....

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Mel disse...

pontos corridos. Além de ser mais justo, sempre há aquela fase de "sai jogador, entra jogador" nos times, isso muitas vezes provoca uma queda no rendimento do time, mas não porque é ruim ou mal organizado, só precisa de um tempo pra os jogadores se adaptarem ao time e vice versa, ai vence um planejamento a longo prazo, diferente do mata-mata que torna as coisas mais no "oba-oba"...

abraço.

Denilton "Pé" disse...

Voltar o mata-mata,seria um grande retrocesso em nosso futebol,temos sim é que corrigir erros que por ventura tenha em nosso calendario,e não mudar a formula de disputa.
Abs!!!

Comentarista Bola Murcha disse...

Vítor,
Como sou gremista e meu clube é conhecido como "clube copero", justamente por causa dos "mata-mata", voto neste sistema. Um argumento: A Libertadores é assim, a Copa é assim...
Queres trocar link?
Abraço,
Celso Ceschini

André Renato disse...

O problema disso é que cada um responde de acordo com seu time (com raras exceções). Eu acho uma pena que ainda tenhamos que discutir isso, ao invés da emissora em pauta - que deveria apenas usar do futebol como seu produto, e não tentar gerí-lo - trabalhar pra vender melhor o produto dela, unindo esforços com a CBF e clubes.

Não sei como funciona em outros países, mas acho pouco apenas um jogo em canal aberto por rodada, devia ter um sábado e outro domingo. Isso valoriza o produto, e muito.


Abraços!

Gremista Fanático disse...

Cara dificilmente sera mudado alguma coisa, e acho que os clubes aos poucos estao se adaptando, eu sou a favor de valorizarem mais a copa do brasil que é em mata-mata e deixar os pontos corridos no brasileiro. abraço.

Jefferson freire disse...

Vascão, "o Flamengo tem a 3° ou 4ª maior torcida", não vou dizer mais nada seu desepero chegou ao limite do absurdo.

Qnd vcs conseguirem vender mais de 800 mil camisas, tiver média de pelo menos 33 mil torcedores e não tiver público de 5 mil torcedores, aí a gente pode conversar.

Impasse Livre disse...

Concordo com o jefferson vascão em quase tudo.
A fórmula do mata-mata é mais emocionante e pode ser justa também. Porque o clubne melhor estruturado tem que vencer sempre? porque tem mais grana, para usar melhores cias aéreas, hóteis, equipamentos de fisiologia, comissão técnica e cts? é uma fórmula socialmente injusta e que tira a graça do campeonato. não me venham com essa de duzentas finais. não é a cultura de nosso futebol. Não somos europeus , somos latinos, somos raça, emoção. Essa fórmula só faz aumentar a diferença entre as equipes grandes das pequenas. será que ela é mesmo tão justa quanto voc~es apregoam tanto? raciocinem com mais calma, reflitam o que disse.
Douglas , você pode citar duzentas finais de mata-mata, afinal tiveram mais mesmo, mas, é inegável que cada jogo mal apitado gera muito mais repercussão e influência no final nos pontos corridos, pois "todos" são decisivos, não é mesmo? O que todods q tem que compreender é que mata-mata não é sinônimode desoprganização. Estrutura, organização e administração tem que existir seja qual fórmula for e as maiores competições que disputamos( libertadores e copa ,assim o são) temos que adaptar-nos a elas para rendermos melhor, na minha opinião. pra mim o mata-mata tem que ocorrwer na fase decisiva, e a fase inicial com os oitos melhores colocados ser em ponto corrido. assim teríamos um campeonato no qual os clubes programariam as datas, teráiamos a emoção de volta, o público tb. pois, pensem: comemoramos hoje quando 50 mil vão aos estádios! no mata-mata, isso era muito pouco...dava sempre pra lá de 80 mil... discordo da sua defesa do s juiízes nacif, compare qual roubalheira foi maior nesse país do que a da mafia do apito? qual foi maior dos queos favorecimentos ao sp recentes? não vi nenhum ! Sou completamente a favor do mata-mata. me perdoem os que pensam o contrário.

Lívia disse...

Pontos corridos!!

PS:. Framengo não! Olha o respeito rs

bjos

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.