terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O que a baiana tem?

Fala galera blogueira do MFC! Um assunto que me chamou muito a atenção durante essa semana, foi a possível saída de Felipão do comando do Chelsea. Das duas uma: ou a turma é muito impaciente com os técnicos brasileiros ou o cara só está fazendo m*** no comando do time inglês. O mercado europeu já deixou bem claro sua intolerância com os técnicos “brazucas”, mas não estão errados de uma maneira geral, pois da turma que desfila pelos nossos campos hoje em dia, só o Muricy tem capacidade pra gerir um futebol profissional e seguir uma hierarquia onde cada um responde pelo seu. Luxemburgo não deu certo no Real Madrid, me surpreendeu, pois na minha modesta opinião, era o mais preparado na época. Pelo menos voltou cheio de Armani na mala. O velho continente não tolera os “boleiros”, imaginem, caros leitores, Joel Santana (foto) treinando o Barcelona! Para ser treinador tem que entender do riscado, tem que entender o futebol na teoria e na prática, pois nos dias de hoje, táticas, esquemas de jogo, entre outros, tem sido objeto de muito estudo e aperfeiçoamento. Vejam o Paulo Autuori: quem já viu o sujeito desfilando sua classe e seu talento pelos campos como jogador? Pois é, nem eu. Hoje é um dos profissionais mais cobiçados do mercado, por onde passou foi convidado para gerir departamentos, mas será que tem espaço na Europa? Não adianta, seremos sempre fornecedores de mão-de-obra (jogadores) e nunca de massa cinzenta. Enquanto mantivermos essa cultura de que o craque do passado salvará o seu time do rebaixamento, seremos vistos sempre como o terceiro mundo do “staff” futebolístico. Temos profissionais gabaritados em todos os setores (preparação física, fisioterapia, fisiologia, entre outros) para assumir um grande clube Europeu, mas o começo disso depende de um técnico vencedor. Restam as cabeças pensantes (?) do futebol brasileiro, programar reciclagens, disponibilizar viagens e cursos fora do país para que possamos entrar definitivamente nesse mercado que vai ajudar a profissionalizar e muito nosso combalido e ainda amador futebol brasileiro.

9 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Mas o modeglo gestacional dos clubes daqui é muito arcaico. Nosso treinadores estão acostumados a lidarem com um grupo que chega ao poder dos clubes e não com donos, proprietários que desejam lucro e querem gestão de negócios no futebol! esse é o real motivo para dançarem feio na Europa. Legal e sugestiva sua reflexão, meu bom rapaz.

Anônimo disse...

Interessante dessa história , é que o Joel´, tão combatido no início na áfrica do Sul, hoje está na boa por lá e que os arábes adoram o treinador brasileiro...agora imaginem só, se já não temos a matéria-prima, que são os atletas(até da base), pensem em quando os treinadores se forem(seremos o sub do sub do sub mundo do futebol) e depois querem Teixeira até 2014? 20 anos de CBF, de preseidente de seleção! e os clubes que se ferrem...

Anônimo disse...

Caraca, um post´mais ou menos sério por aqui...que onda, mas eu amo vcs de qq modo, beijos felipe... adorei o programa de segunda com os rapazes Pedro fisiologistas... mas vcs zoaram o tadinho do charles hein? rs beijo grande em todos!

Anônimo disse...

Posso estar errado mas acho que isso tem um pouco a ver com a cultura e tambem o idioma, tecnicos tem que falar muito com os jogadores e pode ocorrer com isso uma falta de entendimento, jogadores não, os caras falam é com os pés, se é que voces me entendem. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

O estilo de jogo é muito diferente e cada clube tem uma maneira de jogar e de ser treinado. O Fla por exemplo tem na sua história uma preferência por técnicos boleiros. ex. Carlinhos, Joel Santana. O Carpegiane q deu uma sorte danada, pois aquele time nem precisava de técnico. Um cara mais almofadinha, cheio de ideias mirabolantes não dá muito certo no Fla (caio jr). Fla é povão e o técnico tem q ter identidade com isso.
MAs precisamos de profissionalismo urgente.
SRN

Anônimo disse...

Valeu Leandro, que DEUS te ouça cara e pode crer que vou torcer pro Vascão Subir pro seu devido lugar, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

cara, o treinador brasileiro usa de muita gíria e de jargões locais, além de não saber falar bem o inglês. E linguagem é tudo, o poder da comunicação é maior do que qualquer qualidade espiortiva e capacidade de nossos técnicos, que além de tudop, estão num bnível cultural infinitamente inferior aos estrangeiros, ok?

Anônimo disse...

Olá pessoal da Maldita Futebol Clube!Recebi uma visita de alguém daqui em um de meus blogs e estou passando por aqui para conhecer e agradecer a visita e os elogios!
Sou de sp e torcedora do Tricolor Hexacampeão, já no Rio, tenho certa afinidade pelo Botafogo e no Sul, pelo Grêmio.
Acho legal a interação entre membros de torcidas diferentes sempre com bom humor, amizade e respeito, pois o futebol brasileiro é o melhor do Mundo, mas precisa de muita organização, respeito entre torcidas e paz dentro e fora dos campos.
É isso aí...
Em breve postarei alguns wallpapers sobre futebol em meu blog (SpaceAvatar) aí volto aqui para avisar vocês.
Até breve e parabéns pelo blog!
Beijo
;o***
Visitem também: http://lokytrp.blogspot.com

Simone Kuhn disse...

Muito obrigada pelo elogio^^
e outra coisa, adorei o post, muito interessante, e real
haUHSUhaushUAHSUHauhsuAHS
Bjoo.

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.