sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PANACEA MUSICALIS - A música escrita no blog do Maldita...

IN(TER)DEPENDÊNCIA OU MORTE
por Ricardo André

Quem está ligado na cena independente ou no programa da Maldita já deve ter ouvido o som de bandas das quais grande parte do público jamais ouviu falar. É reconhecidamente impossível manter-se plugado no ilimitado cenário independente, até porque a cada dia que passa surgem e desaparecem centenas de “bolas-da-vez”. Isso é uma característica dessa cena: ela não vai te procurar, você tem que ir atrás dela. Não sei se deu pra sacar, mas “procuramos independência, acreditamos na distância entre nós”! Nem sempre...

A democratização do acesso à esfera digital com a possibilidade e a facilidade de divulgação de trabalhos dos mais variados (literários, audiovisuais, gráficos, etc...) em sites como youtube, my space, tramavirtual, dentre outros, ampliou consideravelmente o raio de ação de profissionais das mais diversas áreas. Aliado a isso, o surgimento de softwares cada vez mais competentes em reproduzir o que antes só era possível por meio de equipamentos caros e inacessíveis a muitos, completou o processo de independência daqueles interessados na criação e publicação do seu trabalho, principalmente na área musical.

Em razão dessa interminável capacidade de “divulgação”, dá-se o que já cantava Raulzito décadas atrás: “é tanta coisa no menu que eu não sei o que comer” e assim, é preciso de alguma forma canalizar a atenção do público aproximando-o dos destaques da cena independente seja ela qual for. De toda forma, valerá sempre a velha máxima segundo a qual quem não tem competência não se estabelece.

Impotente de limites e balizamentos a grande rede continua dependente dos tradicionais eventos realizados no inevitável esforço de separar o joio do trigo, abrindo espaço e promovendo a saudável disputa entre bandas que têm o interesse comum de divulgar seus trabalhos. Sempre apoiados no bordão segundo o qual “quem sabe faz ao vivo”, completam a simbiose que acaba por promover a imediação entre o público e o artista.

Com a tripla função de divulgar (os participantes), filtrar os que se destacam (através das seletivas eliminatórias) e incentivar o campeão a seguir em frente, não podem deixar de ser levados em consideração como norte nesse caudaloso mar de sons, expectativas e talentos que espocam diariamente, seja nas garagens, nos estúdios ou em simples computadores pessoais.

Daí que o Maldita Futebol Clube, pegando carona nesse trem, na última segunda recebeu o pessoal do B.B. Handevu, vencedora do segundo Festival de Bandas Independentes (FBI), evento realizado no Rio de Janeiro entre os meses de Setembro a Novembro do ano passado e que contou com a participação de cerca de 70 bandas ávidas pela divulgação de seus trabalhos.

Do gargalo estreito do FBI, saiu um rock n´ roll swingado, carburado e cheio de ritmo, somado a ótimas letras, ora contundentes, ora irreverentes, sempre empolgantes, legitimando tanto a banda quanto o evento. O prêmio por ter alcançado o topo do FBI não é um troféu pra apodrecer na estante, mas o fomento ao trabalho árduo daqueles que se dedicam a fazer música de maneira quase artesanal: os caras ganharam a oportunidade de gravar na Toca do Bandido (estúdio de primeira linha onde foi gravado “O Silêncio Que Precede o Esporro” do Rappa) e contarão com a produção de Tomás Magno, que já trabalhou com nomes com Skank, Marjorie Estiano, Carbona, Detonautas e Lô Borges.

Entre as músicas da banda que devem entrar no disco, destacam-se a fervente e provável faixa título, “Que Rufem os Tambores” e “Bom Dia”, perfeita para ser o hit do verão 2009. Sucesso para o B.B. Handevu!

Então é isso, o Panacea ressurge do lodo espesso da putrefação pra deixar essa dica aí: B.B. Handevu! O trabalho da banda pode e deve ser conferido na meca do espaço independente, MySpace.com, bem como no Trama Virtual e em breve nas melhores e piores lojas do ramo.

8 comentários:

Jogo Aberto disse...

muito boa a musica.

Wilson Oliveira disse...

Realmente hoje em dia, existe essa situação de termos que ir atrás das músicas.

A cena alternativa ganha cada vez mais importancia nesse contexto.

Aproveitando, eu quero avisar que fiz um post homenageando Raul Seixas la no http://futebolmusicaetc.blogspot.com

Acho que vcs vao gostar!

Abração ae pra toda a galera!

Anônimo disse...

Tava com uma saudade danada do Panacea!Apesar de ser chegada num samba, fui lá escutar essa banda e me surpreendi com a qualidade...será que a Fluminense, atraves dos meninos "bons de bola", estará ensaiando uma volta ao passado e lançando novas bandas de rock? Tomara... parabéns pelo post Ricardo e parabéns pelo som a galaera da banda!

Anônimo disse...

Tava com uma saudade danada do Panacea!Apesar de ser chegada num samba, fui lá escutar essa banda e me surpreendi com a qualidade...será que a Fluminense, atraves dos meninos "bons de bola", estará ensaiando uma volta ao passado e lançando novas bandas de rock? Tomara... parabéns pelo post Ricardo e parabéns pelo som a galaera da banda!

Anônimo disse...

Interessante mesmo dessa hist[ória, é o nome original da banda e a questão de quem é alternativo, que sempre encontra um meio de divulgação, acho até que hoje mais fácil do que outrora. Bonitop trabalho da banda, mas ainda melhor o de vocês, que nos fez chegar ao som deles por aqui!

Anônimo disse...

Cara, o blog além de muito bom,me surpreende a cada dia...Amo rock and roll e esse cenário independente exige da galera nova muito talento e amor a causa...sucesso e força , a banda e a vocês...Abraços...e uma sugestão...a música que ecoa pelos estádios nesse panacea!

Anônimo disse...

As novas tecnologias ao mesmo tempo que auxiliam na divulgação, tratam também de massacrar os sem talento. me desculpem a sinceridade, essa banda é boa, mas tem gente melhor por aí, assim como tem pior. O que vai depender pra eles é uma coisa aliar o talento deles a sorte e ao conhceimento(apadrinhamento)... infelizmente desde os primórdios até hoje em dia muita gente só se da bem com um bom "apadrinhamento". Bacana, o post, bela escrita e interessante o tema.

Anônimo disse...

Parabens ao pessoal do Maldita Futebol Clube pelo apoio aos talentos da musica que estão no anonimato e que precisam justamente desse apoio para crescerem cada vez mais.
Saudações do Gremista Fanático.

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.