sexta-feira, 14 de maio de 2010

Em algum lugar do passado - "Gunsmoke"

Aloha, galerinha querida. Depois de uma semana bastante agitada com uma estréia quase que impecável do Impasse - "in loco"- no Maraca e com uma retumbante vitória chilena em um verdadeiro "Maracanazzo", venho nesse post relembrar de "Gunsmoke".

Esse é um seriado emblemático que tratava do meio oeste americano, seus conflitos étnicos e que tinha um roteiro baseado em um história com "lição moral", como comum´`a epóca. Um perído , aliás, no qual a criançada curtia e brincava de "soldado e índio", o forte Apache. E que não haviam muitos video games disponíveis. Ainda naquele período, se bem me lembre, armas de brinquedo ainda eram "políticamente corretas" e usadas só para bincar mesmo. Com espoleta e tudo!

Bom, mas o seriado fala sobre Matt Dillon o calmo, porém durão, delegado da cidade de Dodge City, Kansas, durante a década de 1860. Enfrentando perigosos pistoleiros, Dillon sempre arranja uma maneira inteligente de resolver os problemas. Ele tem como assistente o Fester B. Good (Dennis Weaver), um sujeito com jeitão caipira que vivia com sua mula Ruth.


As personagens do seriado passavam muito tempo no saloon do povoado; ali encontramos o médico Galen Doc Adams e bela Kitty Russell, a dona do sallon Long Branch. Russell tinha um romance disfarçado com Matt Dillon, onde eles o levavam a base de sorrisos e olhares.
O seriado surgiu no rádio em 1952 com o personagem Matt Dillon sendo interpretado por William Conrad. Quando foi para Tv conseguiu uma repercussão tão boa que alcançou o status da série de faroeste mais longa de todos os tempos. Ao todo foram produzidos 633 episódios, na maioria com uma hora de duração (os primeiros 233 tinham apenas meia hora).

O papel do delegado Matt Dillon, na TV, foi oferecido inicialmente para John Wayne, que recusou a proposta. Mesmo assim, o ator apareceu no primeiro episódio – fazendo uma espécie de apresentação do programa. Quem acabou ficando com o personagem foi James Arness – irmão na vida real de Pater Graver (Jim Phelps da série Missão Impossível).

Entre 1957 e 1961, a série ocupou o primeiro lugar entre os mais vistos programas dos Estados Unidos. De 1964 a 1966 o programa sofreu uma grande queda, mas continuou a ser produzido. Só em 1967 ele voltou a ocupar o Top 20, mantendo uma boa audiência até 1974. Depois do cancelamento da série, Matt Dillon voltou em cinco filmes para a Tv entre 1987 e 1994. Em todos eles, Arness repetiu o papel.

O programa obteve um Emmy e foi marcante na história dos seriados do Oeste. No Brasil passou nas emissoras Record e SBT. Esse é oseriado mais longo da história da televisão americana, o que mostra o quão fascinante é a sua história e a qualidade do que foi produzido no western.

Talvez "Crime e Ordem" (em 2011) bata o recorde de "Gunsmoke", já que iria para a sua 21ª temporada, mas como nada é certo -hoje em dia - até o momento o histórico Gunsmoke é o atual recordista! Eu fico por aqui, não sem antes lembrar: Domingo é dia de Impasse Livre, á partir das 15 hs, com São Paulo X Botafogo - com narração de Leandro Carvalho, comentários de Felipe Souza e Jefferson Guerreiro e a produção de Judson Monteiro. Aguardem! Beijos do âncora!

P.s1: Que delícia narrar três gols chilenos em pleno Maracanã!!!! El mojambada toda lora , no tien estádio pra jugar( eh portunhol feio)...ôÔÔÔô LA Ú olê olê olê, LA Ú olê olê olê....

P.s2: Sigo acreditando , mais do que nunca, na seleção brasileira e no DUNGA!

P.s3: O Vasco começa, enfim, a voltar a pensar grande! E dará muito trabalho no Brasileirão-10. Quem viver verá o Vascão na Libertadores -11!

P.s4: Se Love e Adriano formam o Império do Amor ( da-lhe da-lhe ô...adeus Império do Amor), Ronaldo e Adriano juntos teriam o patrocínio do Império da Banha? Quá..quá...quá...quá...quá!

29 comentários:

Marcia M. disse...

oi padrinho,como esta? saudades que eu tava ,que bom que foi me ver...

olha eu no me lembro se assisti este ,mas sempre via estes tipos de seriados com meu pai ,então pde ate ser,
bjks!

Anônimo disse...

Bom post rapaz. Relembrar é viver !!!

Muito legal seu blog.

Inaugurei o meu blog vascaoamoreterno.blogspot.com

quando puder dê uma passadinha por lá e deixe seu comentário.

Gostaria tb de poder trocar links com vc para podermos fazer troca de visitas.

Abraços e Saudações Vascaínas !!!

Net Esportes disse...

Rapaz, jamais ouvi falar nesse seriado, mas eu adorava ver filmes do velho oeste uma época que passava na Record então acho que eu iria gostar .....

Impressionante que tenha tido 20 temporadas, e eu achava que ER (Plantão Médico) era longo com 15 temporadas .....

PS. coloquei um link para vocês no meu blog na sessão 'Grandes Jogadas' .... um abraço.

Rafael Sobieski disse...

Não é do meu tempo, mas postagem muito legal.

O blog está bem interessante.

Abraço
Obrigado pela visita.

João Medeiros disse...

Fala, Leandrão...

Estamos juntos de novo, amigo. Espero sinceramente que este seu vaticínio acerca do futuro do Vascão se concretize. Quero muito ver o VASCO de volta ao lugar que é dele por direito. Quero não. QUEREMOS !!!

Abraços e Saudações Vascaínas !!!

Mauro S disse...

Tenho até hoje alguns gibis do Gunsmoke, era muito bom, como todos os faroestes daquela época, abraços.

Ricardo Novais disse...

Pô, que blogue legal. Posts bem escritos, som visceral e maravilhoso!

Podemos trocar ideias; sobre futebol e rock n´roll, claro! Vou colocar o link do seu blog lá no meu, ok: http://blogdoricardonovais.blogspot.com/

Abraço,

Saudações alvinegras - santistas, claro! rs.

Blog do Vascão disse...

- É meu irmão, essa série ai não é do meu tempo, mas gosto de filmes da época e do gênero, vou ver se encontro algo para assistir, valeu a dica.

- Quanto ao programa de Rádio Impasse Livre e suas transmissões de jogos ainda não consegui acompanhar pois pelo som não consigo sintonizar e pela internet não consegui linkar, fico no aguardo do player da rádio.

- Com certeza os 3 gols dos Universitários sobre os "sem diploma" devem ter te trazido grandes alegriaa kkkkkkkk...

- Espero realmente de fé que o amigo tenha razão sobre a "seleção" do Dunga, não acredito, mas torço pelo hexa com certeza, já comprei um estoque de geladas, caixas de fogos, e bandeiras para colocar no carrão, meu coração de torcedor fala mais forte a minha razão hehehehe...

- Quanto ao Vascão, depois de algumas notícias que fiquei sabendo, concordo plenamente com o amigo e tenho certeza que estaremos na Libertadores 2011.

- Cara o Adriano deve estar numa fase muito ruim mesmo, fora os escândalos bizonhos assim como o goleiro fala fina Bruno kkkkkkk... para perder a vaga com o Dunga para o Grafite? alías por falar em goleiro fala fina, quem mandou a torcida se lixar? kkkkkkkkkkkk, na verdade ele queria dizer vão se ferrrrrraaaarrrr kkkkkk....

Obs: Mestre Leandro, ainda não vi seu cadastro no bolão.

Abraço
Jeferson
Blog do Vascão

Escrito de Batom disse...

Obrigada pela visita e comentário no meu blog!
Mto legal o Impasse livre..e sobre a postagem, bacana relembrar...
Bjos!
=)

Jogo Aberto disse...

Blz?Vou add la na minha lista de blog, depois add meu blog, meu blog antes era sobre o futebol carioca,blz?
agora é futebol com noticias

Unknown disse...

Lê, meu querido INOMINÁVEL.

PÔ, GOOD TIMES, EINH ! ADOREI ! Essas lembranças são sempre bacanas. E você tem esse talento de GARIMPAR coisas boas para o Impasse. Parabéns !! Eu quero saber o seguinte: PLACAR. Manda o PLACAR do jogo contra os = chilenos !!! Vamos ver se a torcida ARCO-ÍRIS tem a CORAGEM de dizer que ESTAMOS FORA !! Pq eu tenho a de dizer: VAMOS GANHAR !! ATITUDE, rs. Bjs e mais uma vez parabéns pela estréia do programa. Vcs estão MANDANDO no DIAL !!! bjs e vamos pra cima deles, Vv.

Mariana Zuzuca disse...

ha ha ha a..império da banha? ê inveja de vascaíno que não tem o que comemorar!!!!qt a gunsmoke...não vi, mas deve ser bom. nada que é ruim perdura por tanto tempo...apesar de malhação estar no ar desde sei lá quando....rs...Souzinha, souzinha, vai tomar uma cipoadinha na casa das meninhas no domingo....heheheehehe...beijos jeffinho meu doce de côco com amendoim...

Jorge Colina disse...

Irmão vascaíno....tomara que o vasco cale a boca de geral! E lembrei dos forte apaches... e fica asugestão fale de bonanza, lembro de Gunsmoke só de passagem...rs Abração vamos comer periquito assado na colina domingo!

Professor Motta disse...

Nobre, âncora. Não só assistia como adorava os caubóis do western. Vilarejos, saloons, conflitos étnicos... desenvolvimento no meio do deserto. Parte da história americana, muito bem contada em Gunsmoke! Sensacional postagem. Quanto aos ps(s0 hoje prefiro me abster... rs abraços a todos!

Robson Fontes - SG disse...

Meu camarada Leandro. Extrema sensatez em seus posts e extrema insensatez em seus ps(s). O Vascohoje e nada sãoa mesma coisa. Não incomoda a ninguém.Parabéns pela criatividade do blog e da transmissão. A rádio pega limpa aqui em São Gonaçalo, em Neves. Mas, quando fui ao Maraca, a briotadeira é grande, oruído é péssimo! Mas, ainda assim vocês são impagáveis! Parabéns de novo. Brilhantes, o Jefferson e o Charles na quarta feira. Sensacional transmissão. Paixão na medida certa.

Zatonio Lahud disse...

Primeiro obrigado pelos elogios lá no blog,e parabéns o Impasse só tá dandp passe certo. Como niteroiense fico orgulhoso. Amanhã estarei ouvindo o Fogão com vocês. Já inclui o Impasse na minha lista de favoritos lá no blog. Abraço!

Mauro S disse...

Leandro, eu não jogo futebol desde 1984, preferia o gol, atualmente não posso flexionar os joelhos por ordem médica, então meu pilates é mais braços, costas, pernas e por aí, e estou muito dolorido.
Não fazia um exercício assim há muitos anosssssssssss, acho que desde a época do colégio, da educação física.
Passei por umas academias, mas não foi tão puxado assim, mas se melhorar, ótimo.
Abraços e bom final de semana e obrigado pela visita, e vê se te cuida, futebol é bom, mas a gente tem que se cuidar.
E viva o pop/rock!

Anônimo disse...

Adoro seriados americanos, sou suspeita pra falar. Acho tão geniais... :D Até mais! Beijos e bom final de semana querido.

Claudio Henrique disse...

Muito bom, lembro dos tempo de criança em que tinha os bonecos de cowboys e indios.

Boa transmissão de SP X Bota.

Abraços

mara* disse...

No velho oeste ele nasceu, e entre bravos se criou...adorava 'Bat Masterson'! E 'Bonanza' do Ben, Adam, Hoss e Little Joe? Todos do velho oeste também. E Laredo? E tantos outros. Depois vieram os seriados policiais: Columbo, McCloud...Houve este tempo em que a TV era alegria e magia. Vivenciei estes momentos simplesmente incríveis, dos seriados tão aguardados. Em meio a este post nostálgico, há um sentimento de perda e saudade. De um momento mágico que passou e que nunca mais voltará. Saudade de coisas singelas e inocentes que faziam a minha alegria. A ingenuidade e a inocência se perderam pelo caminho, hoje sou fãzoca de 'Law & Order' e 'CSI'.

Beijos

Leo Fernandes disse...

Não conhecia essa série...bem legal
Quando eu era pequeno eu tinhe revólver de espoleta
hahahaha
Eu brincava de ficar dando tiros da janela do meu quarto
haahahaa
Abração, galera do Impasse Livre

FilipeJMS disse...

Fala pessoal tudo blz? Nunca tinha ouvido falar desse seriado, mas a sinopse parecia ser boa. Como gosto de assitir seriados, com certeza esse seria uma das minhas opções para assistir!

Bacana que vc relembrou do brinquedo Forte Apache, eu sempre brincava com isso. Hoje em dia é dificíl alguma criança brincar com bonecos e estimulando a criatividade, a era dos computadores e jogos virtuais dificulta isso!

PS: Que maravilha assistir três gols Chilenos em pleno Maracanã, eheheh!!

Um grande abraço!

Lívia disse...

Nossa essa é das antigas!!!
1-Acreditar na seleção de Dunga? Tenho minhas dúvidas
2- Vasco na libertadores????? Ia ser hilário! rs
3- Ronaldo é o império da banha sozinho!

Sou flamenguistas mas esse lance de império do amor é pura viadagem, coisa de tricolor kkkkkkkkkkkkk

bjos

Anônimo disse...

Olá!
Bem, bem, antes de quaisquer comentários... obrigada pelo o que escreveram no meu Blog.
Olha, gostei muito do "Impasse Livre". Como sou uma pessoa saudosista, achei bacana este post. Não somos "arcaicos", só gostamos do que já passou e - infelizmente - não volta mais.

Falando de futebol...
Ontem tivemos o Botafogo dando um show (a partir do 2º tempo) em São Paulo contra os "bambis". Acertei o placar, ganhei 18 pontos no bolão da ESPN e estou feliz da vida. haha

Quanto aos "P.Ss":
1)Excelente assistir derrotas flamenguistas;
2)Não acredito na seleção do Dunga;
3)Vasco na Libertadores 2011? Só em sonho, mas que seja naqueles sonos profundos, entende?;
4)HAHAHAHAHAHAHA !!! Adorei! Gordos...

Um beijão,

Saudações Alvinegras.

Unknown disse...

Nossa, Olha só! Âdoro essas coisas antigas.. Relembrar é viver! :D
Bjs

Gigante Colorado disse...

Kleber Pereira por Rafael Carioca??? Essa eu não sabia, viu??? Não vou saber te dizer! rsrsrs
Ei! Vc ta afim de parceria??? Troca de link??? Gostei do teu blog! BEijo!!

Fermina Daza disse...

Ah, eu não tinha dado as caras no mundo ainda. Mas fiquei curiosa pra ver. Vou dar uma bisbilhotada pela locadora. Será que eu acho?

Gostei daqui! Vou ficar mais!
Ansiosa pra ler vcs durante a copa! hehe


beijooones,

Futebol ao Cubo disse...

Fala, cara!

Minutos antes de entrar aqui, li que o Vasco fechou com o Celso Roth, e concordei com sua afirmação. Tá, não concordei 100% rs, pois não vejo chances do Vasco ficar entre os quatro, mas eu acho o Roth um dos técnicos mais injustiçados do país, e creio que na parte de cima da tabela o Vasco fique, o que é um bom resultado pra quem acabou de subir, não dá pra cobrar mais do que isso.


Abraços!

youtube iniciante disse...

Troca de links de forma simples, automática e direta. Aceita todos os links sem exceções ou preferências: http://duasrosas.com/tlinks/links.php

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.