sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segredos e Lendas do Rock - Robert Johnson

Aloha, galerinha querida! Mais uma semana se indo, campeonato brasileiro as portas, a equipe do Impasse Livre se credencia para fazer jogos "in loco" e já no brasileirão teremos novidades. Para Domingo, estréia do Brasileiro não percam a estréia de Charles Madeira(foto) na narração da abertura do brasileirão!

Mas, hoje não falarei de futebol. Afinal de contas, início de campeonato, está tudo um marasmo cá por essas bandas. Nenhuma contratação empolga ao torcedor carioca. Então, vamos falar do bom e velho Rock and Rol, que segundo o professor Bruce Baugh, do Departamento de Filosofia da University College of Cariboo (Canadá)rock possui um impacto corporal que também ajuda a entender o seu sucesso e tem na performance, altura e ritmo, três elementos de sonoridade do rock que são responsáveis por produzirem sensações no corpo dos ouvintes que agradam, e muito, aos seus admiradores. È mole ou quer mais?

Bom, mas aqui os casos são as crendices, os mitos.Não é fácil precisar o momento em que uma lenda se torna mito, mas se esta lenda explica a origem de um fenômeno, uma das condições já está satisfeita, pois, para além dos ritos que o vivifica, o mito é eminentemente fundação ou “mito de origem”.


E, diz a lenda, que o mais popular e bem sucedido gênero da história da canção começou a ser forjado quando o bluesman Robert Johnson foi até uma encruzilhada perto de Memphis (EUA) encontrar-se com o "coisa ruim", em algum momento dos anos 20 ou 30. Dali em diante começou a gestação de um tipo de canção feita por negros, caipiras, poetas marginais e músicos boêmios que seria adotada por boa parte dos adolescentes do mundo inteiro como a trilha sonora de suas vidas.



O caso é o seguinte: contam que ele, aos vinte e quatro anos, não sabia sequer afinar um instrumento, embora sua vida, transcorrida nas árduas lavouras de algodão, fosse saturada pela intensa sonoridade do seu povo e sua região, o lírico e romântico sul dos Estados Unidos nas primeiras décadas do século vinte. Melômano incurável, R. Johnson sofria nas lavouras sem tempo de estudar música. Fascinado pela novidade da época, o rádio, ele dizia que viver assim era, segundo seu biógrafo Carl Perkins, “abaixar o botão do volume da vida”, e um dia desapareceu. Semanas depois, o cara reaparece no distrito de Yokanapatawa, condado de Jefferson, com uma esfuziante guitarra da qual extraía acordes viscerais de um novo ritmo, o rhythm and blues, a semente de um gênero musical que revolucionou o mundo: o Rock’in Roll.
Alguns apregoam que Johnson seria o "avô do rock".Sucesso estrondoso em sua terra, gravou 40 fabulosas canções que, executadas no rádio, teciam um manto sonoro e que diziam enfeitiçar o Mississipi.


Tão subitamente quanto surgiu, R. Johnson faleceu, aparentemente envenenado, três anos depois, o que gerou margens a mitificação de sua lenda. Coisas sinistras como um suposto encontro que ele teve, em suas perambulações noturnas, com um misterioso e fétido cavalheiro. Era madrugada em uma encruzilhada. R. Johnson abriu seu coração ao andarilho que não era outro senão o próprio "coisa ruim". Este lhe prometeu, em troca da sua alma, todos os segredos da viola. Bêbado, ambicioso e cético, Johnson aceitou e ali mesmo firmaram o pacto de sangue. O resto é história. Sobre sua morte reinam todos os tipos de especulações, mas dado a vida que levava, creio em momentos depressivos, que junto aos vícios do cigarro, da bebida e ao passado problemático, tenham lhe rendido uma tremenda fossa, no qual ele,cabeça fraca, tenha se deixado levar ou talvez pelas más companhias tenha sido envenenado. Tudo meras suposições.

]
E como bem eza a lenda, um dialogo provável talvez tenha se sucedido:
- O "coisa ruim" - " vim lhe pedir a minha parte nesse trato!" A sua alma!!!
RJ: "Pois é,eu lhe prometi a posse exclusiva da minha alma e temo que essa exclusividade não seja possível. Nestes três anos de virtuosismo eu coloquei toda a minha alma nas composições publicadas, nos discos gravados, enfim, nas canções que foram e são toda a minha vida! Olha moço, pouco entendo o que seja a alma, mas sinto que ela é feita de ritmos, de tempo e de sentimentos, que ela é parente da música!E vejo que essa é uma música dos Deuses, não de uma "coisa ruim". O ritmo vem de dentro para fora e vocês se aproveitou de um momento de fraqueza para me propor algo que já sabia que era inerente a mim e portanto não podia ser dado por ninguém. E, como não me deu nada, não tenho divídas contigo. Sinto também que, por todo esse vasto mundo, sempre que alguém tocar uma canção minha, ou outras nela inspiradas, a minha alma ali também estará e mesmo que tenha prometido algo que não lhe daria, seria impossível lhe dar o que já não mais tenho"


Seria lírico esse dialogo, mas hipotéticamente falando o que se vê e se sente é que o rock nasceu do dom divino de Robert Johnson e se espoalhopu pelo mundo de uma maneira que mostra que ao contrário de ser um som do mal, é um som dos DEUSES. Hoje em dia, um século passado, quando se ouve um visceral Rock’in Roll, é comum sentir um arrepio, uma vontade de se aumentar o volume, uma onda a correr os meridianos do corpo. O som pulsa, a energia vibra, o coração agradece. E deixem a as pedras rolar!Let´s the rock"n roll! Beijos do âncora!


P.s1: O VASCO é o time mais rock and roll do Brasil. E foi novamente garfado por "Roubandro Rogério Roman"

P.s2: Pacto com a "coisa ruim" me parece que tem o time molambo. Ganha um brasileiro na "mão grande", entra na Libertadores, faz vexame, se classifica no último minuto em uma combinação de resultados, joga com o melhor da primeira fase, inventam um penal no Maraca, depois vão a Sampa - perdem o jogo(!) - se classificam e se enchem de moral. Sorte? Dúvido! Competência? Muito menos!!! Tenham certeza, hehehehehe, um dia essa conta ainda vai ser paga!!! Com juros e correção monetária. Te cuida, molambada!hahahahahahaah...brincadeirinha...calma...calma...take it easy....rs

32 comentários:

Blog do Vascão disse...

Obrigado por divulgar o bolão do blog do vascao meu irmão e conto com vc e a galera do impasse la disputando uma camisa oficial do clube de quem ganhar, mas nem é pelo premio que conto com a participação dos amigos e sim pela amizade e zoação na boa que o bolão vai gerar.

Abraços
Jeferson
Blog do Vascão

Mylla Galvão disse...

Tstststs

GANHOU MAS NÃO LEVOU!!!

VERGONHA... E OS MOLAMBOS SOMOS NÓS?
E AINDA INVENTAM ROUBO???
SEMPRE ASSIM... SE PERDE É PQ ROUBOU?
TADINHOS NÉ? E A TRÍPLICE COROA?
AFUNDOU?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
OLHA PRÁ FRENTE Q ATRÁS VEM GENTE!!!


SRN

Mylla Galvão disse...

ESTÁ NO BLOG DO JEFERSON (FLAMENGO ETERNAMENTE):

"“Não perdemos para um time qualquer, perdemos para o Flamengo, que é um dos maiores times do mundo”
Mano Menezes - Técnico do Corinthians"

VCS VÃO FALAR O QUE?

Jefferson freire disse...

essa onda de chororô no Rio já está pegando mal. Pênalti inventado? qnd? onde? o pênalti no Juan foi claro e sequer houve reclamação dos corintianos. A regra do campeonato é feita antes do início. Quem joga se submete a ela. Perdemos o jogo de volta, mas ganhamos o jogo de ida e fizemos gol na casa do adversário. Talvez se o corinthians não tivesse se acovardado no maraca, poderia estar classificado agora.

A coisa mais feia do mundo é não saber reconhecer o mérito do adversário. Nos classificamos em último sim, com combinação de resultados, sim. E daí? Na hora de ser time de verdade fomos e ter eliminado o melhor da 1ª fase, só constata o óbvio: q qnd os jogadores deixam o manto jogar, não há time q resista.

Agora se até o corinthians, e até o soberbo e arrogante Mano reconhecem a força e competência Rubro-Negra, por que o vascaíno q amarga 22 anos de vices, 7 anos sem título, 1 rebaixamento e mais uma eliminação para o Rubro-Negro genérico, não pode reconhecer?

Saudações do único clube do Rio a honrar a tradição do futebol Carioca.

Robson Fontes - SG disse...

excelente post... adoro robert Johnson e há um fuilme sobre ele em produção , sabia? qt ao chjoro , ele é como a rádio de vocês- livre!

Mariana Zuzuca disse...

Menino âncora...quá quá quá ...penaltizinho inventado? ora, me poupe! menos, menos...e galinha preta baiana comeu o bacalhau...adorei o som ao fundo e viajei no seu post!brilhante texto!4ª maraca lotado...pau no lombo dos chilenos!Souza, não adiantou gritar o bando de locos...rs rs rs

Jorge Colina disse...

âncora, amigo! Sensacional palavras. inebriante post e música de p´rimeira...o soul e o blues sãop parte da essência dop rock e que criatividade no suposto diálogo! sensacional. qt a arbitragen, prefiro dizer: jogamos sempre contra 12 , exceto contra o flamnego, c qd jogamos contra 14! uma pena, mas o eurico nos bastidores amedironta os caras e os faz roubar o vasco. vergonha, jefferson é não enxergar o que não é choro, vergonha é ser roubado da forma como estamos sendo e a imprensa se calar. vergonha é não enxergar que o que está acontecendo é ruim para todo o futebol carioca num todo , não só ao vasco. è muito pequeno achar .." ah, o flamengo é o único que honra as tradições do futebol carioca..."(tsc, tsc, tsc) ser´a que foi so ó flamengo quem fez a tradição do futebol carioca? foi só o flamengo que fez o futebol carioca ser respeitado? evidente que não! abraços, Jorge

Claudio Henrique disse...

Cara eu não vi o jogo do Vasco, verei aqui e atualizarei a postagem. Vou dar uma olhada lá, coloquei os jogos em que eu vi apito amigo.

Abraços

Zêro Blue disse...

Quer dizer que houve roubalheira contra o time das Rosinhas Mineiras?

Eu não vi e a imprensa gaylista daqui não irá focar nisso, mas não estranho, afinal o Luxa-bixa já incluiu em sua comissão técnica um ex-árbitro (aliás foi uma questão de agradecimento aos serviços prestados ao luxa) que com ctz tem essa missão, ou seja, "azeitar" os jogos para as Rosinhas. Já viu algum time ter um ex-árbitro na sua comissão técnica|? Eu nunca vi.

Unknown disse...

Lê, meu querido Inominável.

Que inferno astral, einh !? Foi-se o tempo que JOGAR na POCILGA da COLINA tinha alguma efeito. Aqueles 250 penaltis marcados a favor do Vasco, alambrado caindo ... enfim ... esse ano vai ter VALE A PENA VER DE NOVO - VASCO NA SÉRIE B !

Enquanto isso na sala de justiça ...

Só dá Mengão !!!

Quarta manda um beijo pra mim na transmissão ..obviamente estarei lá !!

bjs, Vivi.

Prof. Motta disse...

A viola do johnson é a qq coisa de outro mundo mesmo..lírica, poética...indescritivelmente louca...excelente post...cada bvez mais louco esse blog...é rock, é paixãó, é futuiro passado e presente é impasse livre!

Jefferson freire disse...

kkkk... Robson mandou bem: "o choro é livre"...kkkk.. Acho graça da torcida arco-íris. Vivem torcendo contra o Fla, questionando nossas conquistas e vibram como se fosse um título qnd perdemos para algum time. Mas na hora q o time dos arco-iris vai mal, eles pregam a união dos clubes do Rio. Que o q acontece com um é prejudicial a todos, blabláblá. Ora, qnd o Fla perde, todo mundo zoa; qnd há algum erro da arbitragem contra o Fla, todos dizem q estamos pagando pelo passado; qnd o Fla ganha, sempre colocam defeitos, como por exemplo questionar nossa classificação na libertadores. Foi na bola e com o regulamento q poderia ajjudar qnto atrapalhar. Será q questionar todas as conquistas de um clube carioca tb não é prejudicial ao futebol do Rio? Pelo amor de Deus, sem essa falsidade. Pq futebol é rivalidade e rivalidade tem provocações e quem torce para outro time no Rio e diz que torce para q o Flamengo ganhe a Libertadores é das 2 uma: não é torcedor de carteirinha ou está blefando.

TOrço merrrrmo contra os times do Rio. Pra mim, futebol se resume ao Mengão. Por mim todos poderiam ser rebaixados e o Fla ser o único representante, pra mim não faria diferença nenhuma. Se isso é considerado ser pequeno. Então sou um "carioca" pequeno, mas com certeza um GRANDE FLAMENGUISTA. E é isso que me importa.

Qnto a tradição carioca, claro que o Flamengo não construiu isso sozinho, apesar de ter sido com certeza o clube que mais tenha contribuído para isso. Mas o tempo da minha frase nos remete ao presente, e no presente o Fla é o atual campeão brasileiro, tem um belo elenco e é o único do Rio disputando a Libertadores. Enquanto os adversários locais, voltam de rebaixamentos, comemoraram o não rebaixamento e foram todos eliminados da Copa do Brasil. Tenho ou não tenho razão? Por isso, termino o comentário com a frase mais verdadeira da atualidade:

Saudações do único clube que honra as tradições do Rio de Janeiro.

mara* disse...

Destruir a credibilidade sempre foi e continua a ser o instrumento dos incapazes. Johnson sempre falou de perseguição e desespero em suas canções como em ‘Me And The Devil’ o que alimentou mais a lenda de um pacto. Johnson foi um gênio e para os invejosos, nada decepciona mais do que o sucesso. Pacto com o diabo quem fez foi a Ku Klux Klan cujo objetivo era impedir a integração social dos negros. Uma entidade terrorista que ficou famosa pelos linchamentos e outras atividades violentas contra os negros como Robert Johnson. Nenhum desses artistas ou do blues ou do rock acusados de satanismo fez parte dos enforcamentos da KKK, do abuso da fé de tantas seitas ou da tortura e da matança em fogueiras que a humanidade testemunhou durante a Santa Inquisição promovida Igreja, useira e vezeira em condenar e excomungar gênios da música.

Quem diz que o blues e o seu filho rock são do diabo, não sabe o inferno que é ouvir pagode e sertanejo....hehehehehehe.....

mara* disse...

Querido, salve, salve! Não sou eu que que irei deletar o 'Pintando Música', mas a turma do google, que está caçando e eliminando os blogs de música. Guarde os dois links espelhos que coloquei no blog, são os backups.

Anônimo disse...

Ufa!! Muita coisa sobre música hein...
A música acalma, relaxa, deixa a gente de bem com a vida, anima também...
Estou te linkando no Dr Google, se puder, me linka aki tambem, flw?
Bela semana e aquele abraço.

Mauro S disse...

Bom quando se gosta de estar em família como eu, e o rock é muito bom, e tem gente que tem gostos estranhos, mas cada um com os seus, abraços, Mauro

clique documental disse...

Meu Deus! o Vasco foi garfado aqui em Minas... búaaa! Agora entendo pq os penosos ganharam... tudo explicado. Mas tem volta né Léoooo??? kkkkkk

Wo tô toda feliz com a Raposa... ai ai ai ... os meninos estão jogando na medida certa!

Léo obrigada pela visita e carinho de sempre!!!!

Abraço mega forte, e até a próxima amigãoooooo

clique documental disse...

wo lendo os comentários, não dá para não conter os risos hehehe
Vida de torcedor nao é moleza!!!!


Abraçao galera do IP!!!!

Karla Senira disse...

triste com o meu colorado e o tricolor,mas feliz como som desse post. apesar de adora Kleyton e kledir e enegnheiros do hawai. beijos a todos.

FilipeJMS disse...

Fala pessoal do Impasse Livre, muito bacana o blog e o site de vocês. Podem ter certeza que sempre que puder vou escutar o programa na rádio!

Obrigado pelos elogios ao meu blog: http://www.colunasdeesporte.blogspot.com/

Gostei do blog tanto que já estou o seguindo. Posso colocar o blog de vocês na minha lista de indicações do meu blog?

Um abraço!!

Unknown disse...

Vou te falar,esses vascaínos...
O texto estava excelente,até os Ps's,hehehe.
O que o vasco faz ainda na 1ª divisão?Oh decepção...mas o campeonato ta começando,vamos ver o q q dá.
É isso aí galera maldita,abração e bom vê-los de volta.

Anônimo disse...

Uau!!!

Confesso, não conhecia o som do Robert Johnson... Que maravilha de som é esse, gente!!! Onde eu estava que não ouvi antes?? Perfeito!!!

Adoray!! =D

P.s. Leo fofo e querido, jamais esqueci de ti, viu?!! Estava com mta saudade de vc... Beijos menino!!!

Impasse Livre disse...

Jefferson, eu diria...Flamengo = arrogância, soberba e manipulação! arrogância de se acharem superiores, sob=erba de desdenhar dos demais e manipulação de juízes, de formação de opinião na imprensa e de pesquisas... mas , tuido bem , depois tyrocentas linhas virão...leandro...isssooo, leandro o vasco não ganha nada, leandro 22 anos disso e daquilo. ganhar na mão grande? prefiro perder, sempre! pelo menos assim durmo com a consciência tranquila.! E , não me fale com eurico isso e aquilo, pois a inda eramos roubados tb, dada a rejeição dele....galçera maravilhosa....vcs são dez...aqui o impasse é livre e os coments são show...amo todos vcs de coração!

Blog do Vascão disse...

Ao Amigo Leandro:

Resposta ao comentário la no Blog do Vascão:

- Já arrumei os horários na divulgação do programa de rádio dos amigos do Impasse. Conte sempre comigo.

- Quanto ao jogo de domigo, concordo, não jogamos tão mal assim, mas é isso que irrita, em 20 minutos tomamos 2 gols imbecis, quando resolvemos jogar, marcamos o nosso, ai o time comessou a tocar a bola de lado, recuando, enrolando, e dava a impressão que eles (jogadores) empatariam a partida a hora que bem entendecem, e pararam de precionar, de jogar, isso me irritou pra caramba.

- Quanto aos reforços e C. Alberto e treinador, você tem toda a razão.

- Fui na coluna do André do Lance e vou republicar a mesma la no blog, já comuniquei ao mesmo. Valeu a dica.

- Quanto ao Bolão do Blog do Vascão Brasileirão 2010, você pode entrar a qualquer momento na disputa, é só se cadastrar no site do bolão e depois no bolão do blog, la no Blog do Vascão ta tudo explicado, é só passar lá. Recomendo fazer logo sua inscrição, para não perder a 2º rodada, aliás convido a todos do Impasse e seus visitantes para participarem também, lembrando é grátis e vale uma oficial do clube de coração de quem o vencer.

- Quanto a sua Coluna la no Blog, como lhe falei a tempos atrás, está a sua inteira disposição, você é livre para fazer uma postagem a hora que quiser e bem entender, o blog está e sempre estará a seu dispor, me mande quantas postagens quiser, sempre as colocarei na sequência de postagens do blog, a Família Blog do Vascão e seus leitores agradecem.

Abraço
Jeferson
Blog do Vascão

Douglas Nacif disse...

Leandro,

Companheiro, muito obrigado pelas palavras tecidas ao Buteco.

Comentários como o seu que ainda motivam este butequeiro a postar.

Valeu demais pela presença. Lembrando que, precisando de algo é só entrar em contato.


Um forte abraço a todos do Impasse!

Douglas Nacif.

Publicidade Esportiva disse...

Estou aki aproveitando a oportunidade pra dizer q gostei muito do formato do seu blog e da maneira como vc trata os assuntos.

São ótimos textos, continue assim que vai ser sucesso sempre!

Abraços

http://publicidadesportiva.blogspot.com/

Carol Sakurá disse...

Ahahahah!
E cadê vcs no twitter?
Abs!

Carol Sakurá disse...

Olá!
Adori o som,muito subversivo.
Leandro,
Obrigada pela força nos momentos dificieis que passei.
Há um bálsamo em Gileade!
Bjs!

Unknown disse...

Creio que o Charles é um pé quente danado.O Galo ganhou do vasquim mesmo fazendo uma das piores partidas do ano.

Bom campeonato pra nós galera.


Ps: IIIh O Flamengo Vai caiir![]
Império do amor? Não,império do Chororô!

Gremista Fanático disse...

Fala galera, desconhecia completamente essa historia e até mesmo Robert Johnson, apesar de ser fã do bom e velho rock and roll. Um tanto quanto esquisita a historia do cara, ahauhauhauhauha, legal. abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Maurício Duarte disse...

Mr Robert Johnson!!!!! Swingue e som puro, essência de blues, soul, jazz e influências nítidas de uma américa opressiva e violenta, de um estado segregacional e racista. As letras fortes, o ritnmo pulsante e o som bem calcado na viola,mostram o inicio do rock, pois essa viola afinada iria descambar para a guitarra mais a frente, n]ão é mesmo?rs Excelente meu amigo. palavras sábias e como sempre muito bem escritas. Acompanho vocês de longe, mas não deixo de acompanhar. Sigam nesse ritmo e chegarão ainda maias longe! parabéns.

Net Esportes disse...

aê, viva o Rock .... às vezes eu fico pensando como pode as pessoas não gostarem de rock ?? belo post, grandes histórias ..... um abraço

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.