domingo, 30 de novembro de 2008

Baú da Maldita : A Magia do Torneio Início

Caros Leitores.

Em meio a uma animada roda de amigos, alguém da velha guarda trouxe a discussão sobre o triste término deste saudoso e antigo torneio. Entre nós estavam também alguns jovens que além de jamais terem assistido este tipo de torneio em suas vidas, muitos também jamais tinham sequer ouvido falar deles, muito menos de que forma eles eram disputados. Portanto, resolvi fazer um pequena resenha sobre esta charmosa disputa regional.
Esta modalidade de torneio foi pela primeira vez disputado em 1916 e era uma verdadeira festa e uma enorme maratona de futebol, pois ele era disputado em um só dia por todos os clubes filiados e num só estádio, a competição se iniciava pela manhã e terminava a tarde. As famílias participavam intensamente e levavam cestas com frutas, comida e bebida para a resistir a longa jornada. Era comum um clube pequeno ser vencedor pois adotavam táticas bem próprias de rápidos contra-ataques e retrancas ferrenhas.
O mais engraçado era o seu regulamento. O sistema era eliminatório, isto é, mata-mata, quem perder tá fora. Nos primeiros confrontos, os adversários eram definidos por sorteio. Cada partida tinha 2 tempos de 10 minutos, trocando de lado sem intervalo, e em caso de empate-o que era muito comum-o critério de desempate era normalmente, até 1947, o número de encanteios pró que decidia! E se persistisse o empate nesse quesito, eram cobrados uma série de 3 penaltis, se o até definir o vencedor. De 1948 até 1967 e 1977 (última edição), o desempate era direto por penaltis. Uma curiosidade é que durante uma disputa por penaltis, todos tiros eram realizados pelo mesmo jogador. A partida final tinha 2 tempos de 30 minutos e uma prorrogação em caso de empate. Se após prorrogação continuasse empatado, como último recurso, vinha a série de penaltis. Não houve torneio início em 1917, 1933, 1935 e 1966. O maior vencedor deste torneio foi o Vasco com 10 títulos.
Meu nome é Hudson Olivares (Hudson Mengão), que doravante em outras oportunidades postarei outras notícias e/ou curiosidades dentro do mundo do futebol no Baú da Maldita.E adorarei ver seu comentário, aqui nesse post...

5 comentários:

Cleo disse...

Visitando vocês novamente, adorando ler, desejo uma excelente, magnífica semana a todos.

vou deixar aqui o selinho amizade que ando distribuindo.
Beijos!

http://i418.photobucket.com/albums/pp262/Stardust_049/selos-premios/y1pUtyNdgPiDe_1ZnHyxoiLJIfJ-fWS5P_B.jpg

Almirante disse...

Cara muito bom mesmo! Sabia da existência do torneio início, mas não sabia como era sua fórmula de disputa, muito interessante. Existe um outro tipo de torneio no futebol carioca, era o torneio relampâgo, e me recordo que nas minhas pesquisas, o Expresso da Vitória venceu . Voce sabe como era o esquema desse torneio relâmpago??

Grande abraço e Viste o Blog do Almirante!!!! Força flamenho, vcs tem que ganhar do atlético!

Ruy Moura disse...

Oi! Assisti a esses torneios nos anos sessenta. Era engraçados, especialemnte para os clubes pequenos que tinham assim mais hipóteses de uma vitória. Porém, hoje é uma iniciativa ultrapassada. Já nem os campeonatos estaduais fazem muito sentido...

Saudações desportivas do Rui Fogão!

Unknown disse...

Olás...

Achei massa esse torneio,principalmente diante da falta de emoção no futebol de hj....


abraço.

Anderson Mengão.

D.Ramírez disse...

Gostei da matéria e dese jogo ai, parece realmente emocionante.
Hoje, apesar de bons jogos, parece partidas de videos games, tudo mecanico, não se sente mais emoção dos jogadores...ou to falando besteira?..rs
Abraços!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.