sábado, 18 de abril de 2009

A beira do Caos!

Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol? O nosso imaginário remete sempre ao sucesso, ao ídolo e o status derivada da grana ganha pela fama. Como diria o poeta e apregoa esse ilusório imaginário popular, com o fascínio de milhares de mulheres maravilhosas se jogando a seus pés, carros fantásticos, casas de cinema e dinheiro pra gastar com o que bem entender, certo? Errado, surpreendentemente errado!Segundo pesquisa do Datafolha, somente menos de 20% dos jogadores nascidos em nosso país pertencem a este quadro.O que temos na realidade é uma aversão a essa idéia e os jogadores em sua maioria são praticamente amadores ou semi-profissionais que trabalham em qualquer outro emprego e o futebol somente completa a sua renda familiar.
E quando levamos essa estatística pros clubes e campeonatos, os dados são ainda mais assustadores e apavorantes. Pois o quese mostra é o retrato da falência do futebol brasileiro. A média de publico nos estádios,exceção feita aos grandes clubes, é de apenas 500 torcedores por jogo! Um exemplo claro desse fato foi o jogo entre Ideal x Funorte, no campeonato mineiro, que teve apenas 8 pagantes.
E no nosso campeonato carioca, o quadro não é muito diferente não...Nos jogos entre os pequenos, a média de publico foi de apenas 300 torcedores por jogo e a de renda- pasmem- ficou na casa dos R$ 5.000,00. O que é totalmente inviável para um clube manter uma estrutura "semi-profissional"!
E a tendência é só piorar, o que é lamentável, porque as TVs a cada dia transmitem mais jogos e o publico cada vez mais fica no aconchego do seu lar ou de seu bar preferido, deixando os estádios cada vez mais vazios. Muitos se esquecem do quanto é dispendioso manter um estádio em condeçoões de abrigar eventos e receber bom público. Hoje, quando temos 45 ou 50 mil pessoas em um clássico os clubes e a mídia fazem festa, mas antigamente isso era público de qualquer Vasco x Olaria ou Flamengo x Bonsucesso, no meio de semana a noite.
E, além disso, tinhamos os craques que ficavam em nossos times durante anos. nos tempos modernos, os clubes vriaram barriga de aluguel e o cara joga 6 meses e vai embora. Já passou da hora de refletir, pois estamos todos na beira do caos!!!

10 comentários:

PC Guimarães disse...

Amigos
Alguém do Maldita visitou o meu blog (blog do pcguima) e deixou um gentil comentário. Muito obrigado. Vim dar uma espiadinha, claro, e postei a Maldita lá no blog.
abs, sucesso e vida longa pra vcs. A "Maldita" mora no meu coração. Sou do tempo do Luiz, do Serginho, do Amaury e cia e emprestei muito vinil pra galera.
pc guimarães

Gremista Fanático disse...

É a mais pura realidade isso ai, enquanto uns ganham muito outros ganham muito pouco, mas no futebol apenas repete o que acontece na sociedade em geral uma disparidade enorme e uma divisao desequilibrada do dinheiro, valeu, otimo texto.
Saudações do Gremista Fanático

Leandro Vitor disse...

As maiores audiências da Globo é a transmissão de futebol, não acho que esse quadro vai mudar muito.
Outros esportes também sofrem disso, a final do campeonato nacional de vôlei terá apenas um jogo, porque a Globo quer transmitir e só tem um espaço em sua grade.
Antigamente, até mesmo nas semis, era melhor de três.

Celamar Maione disse...

Apesar de tudo, o futebol sobreviverá fazendo como Fenix : ressurgindo das cinzas !
Futebol é que nem samba : agoniza mais não morre.
Boa semana , meninos !
Grande beijo !

Ricardo Rigel disse...

Quem sabe assim as pessoas não caiam na real e procurem estudar um pouco mais...

O grandioso mundo das ilusões está montado esperando os "sonhadores em potêncial"...

Jefferson freire disse...

Esqueceu de citar o botafogo que apesar de "grande" leva menos torcedores aos estádios do que muito time pequeno.

Mas acho que a falta de público não se deve ao fato das transmissões. o problema é a má qualidade dos clubes. Jogadores fracos e jogos ruins com raras exceções.

Se o time for bom e o jogo de qualidade, a torcida prefere 1000 vezes ir ao estádio do que assistir em casa.

Saudações do Campeão da Taça Rio!!!!

Jefferson freire disse...

Esqueceu de citar o botafogo que apesar de "grande" leva menos torcedores aos estádios do que muito time pequeno.

Mas acho que a falta de público não se deve ao fato das transmissões. o problema é a má qualidade dos clubes. Jogadores fracos e jogos ruins com raras exceções.

Se o time for bom e o jogo de qualidade, a torcida prefere 1000 vezes ir ao estádio do que assistir em casa.

Saudações do Campeão da Taça Rio!!!!

Beti Timm disse...

Vim deixar meu oi e um beijão.

Futebol é algo inacabável, eterno e imbatível! Como a mulher, ninguém liquida...rs

Beijão

Wilson Oliveira disse...

Cadê o texto sobre a final da Taça Rio???

É MENGÃO NA CABEÇA!!! rsrsrs

Abraço!

Diego Louzada disse...

POis é Charles, os horários ruins e os altos preços afastam cada vez mais o torcedor do estádio. Jogo às 21h45 sendo transmitido em TV aberta só vai mesmo quem é muito fanático (meu caso).
Os times pequenos são cada vez mais pequenos e a federação nada faz pra mudar isso. A ela só interessa que os grandes triunfem e façam as finais com grande renda.

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.