quarta-feira, 1 de abril de 2009

O perigoso título Carioca

Meus caros amigos leitores, o tema de hoje não é apenas direcionado à maior e melhor torcida do mundo. Vou expor aqui algo que é do interesse de todos, até mesmo da minoria. O tema é o perigo que virou a conquista do título carioca. Podem até me chamar de maluco, mas este campeonato está servindo mesmo é para apagar incêndios e enganar os torcedores escondendo a medíocridade dos nossos elencos. Explico:

Todos os anos somos obrigados a conviver com promessas de times fortes e competitivos, que no final sempre são os mesmos times, com contratações pra lá de conhecidas. Ou seja, são sempre os mesmos jogadores, e o que há é um certo rodízio entre os clubes. Leandro Amaral vai para o Flu, volta para o Vasco, depois vai de novo pro Flu. Diguinho sai do Botafogo e vai para o Flu, Jaílton sai do Fla (amém) e vai pro Flu, Zé Roberto sai do Flu, tem passagem frustrada pela Alemanha e vem para o Fla. Aí somos obrigados a ver e ouvir os clubes do Sul, SP e de Minas tirarem sarro de nós que estamos sempre brigando contra o rebaixamento, ou fazendo papel de condjuvante no brasileiro.

No início de todos os anos ficamos tristes e preocupados com o elenco do nosso time. Mas logo a preocupação dá lugar ao otimismo diante do título Carioca. Esse campeonato tem o dom de nos fazer acreditar que podemos conquistar títulos maiores, mais expressivos e etc. Deve ser pela felicidade de vencer um rival na final. Isso enche o nosso ego. E a cartolada adora. Pois, logo acabam as críticas e a desconfiança. Tudo vira mil maravilhas. Pois é aí que mora o perigo. Veja só o nosso triste histórico:

Fluminense conquistou o Carioca de 1995, já no Brasileiro de 1996 foi rebaixado, voltou no tapetão, foi rebaixado em 1997 e tri rebaixado em 1998, desta vez para a terceirona. Botafogo foi campeão Carioca de 1997, e 17° colocado no Brasileiro do mesmo ano; foi campeão Carioca em 2006, já no Brasileiro do mesmo ano foi apenas o 12° colocado, além de contar com um rebaixamento nas costas. O Vasco foi campeão Carioca em 2003 e ficou na 17ª colocação no Brasileiro do mesmo ano; campeão Carioca em 98 e apenas o 10° colocado no Brasileiro, com 30 pontos a menos que o 1° colocado, e não se esqueçam do rebaixamento de 2008. Com o meu Mengão, infelizmente, não foi diferente. Campeão Carioca em 2000, 2001 e 2004, e a 19ª, 24ª e 17ª colocação respectivamente no Brasileiro. Em 2001 ficamos apenas 2 pontos do rebaixamento.

Isso prova que já faz tempo, nossos clubes não montam times competentes para brigar por títulos, e somos facilmente enganados pela conquista do Carioca. É muito bom conquistar o Carioca. Seria mentiroso ao falar que não gostaria de ganhar, ainda mais este ano que seremos tricampeões, condenando mais um clube ao tri-vice. Mas sinceramente, este título anda me assustando, ainda mais quando após a conquista um diretor vem até a imprensa e diz que o time é forte e brigará pelo título. Aí meus amigos, podem se preparar para grandes emoções, mas do lado de baixo da tabela.

Por tudo isso, acho que a conquista do Carioca, apesar de ser uma conquista singular, com um gostinho todo especial, acabou se tornando um perigo para as pretensões nacionais. E você o que acha?

Saudações Rubro- Negras.

12 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Os Estaduais enganam os torcedores de todo o país. Vide o Palmeiras, líder isolado em SP e praticamente eliminado da Libertadores.

Zêro Blue disse...

O futebol brasileiro de uma maneira geral tá sendo nivelado por baixo. Craques antes de se firmarem já vão pro exterior. Vão ainda meninos embora, nem nos dão mais o prazer de vê-los jogar até os 18/19 anos.

E esses estaduais tem de ser repensados, são muito fracos tem de haver uma etapa só com os times do interior antes do inicio do campeonato onde entrariam os grandes, senão perde a graça.

Abraços Jefferson.

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

Fernando Gonzaga disse...

o grande problema de quem vence o estadual é que se conforma que o grupo é bom o suficiente para as competições nacionais, quando sabemos que não é verdade...

abraço!!

Almirante disse...

Tava tudo no rumo até voce tocar no Campeonato carioca de 98, em que o Vasco, vence os 2 turnos e fica em décimo no brasileiro. Talvez voce tenha esquecido que em 98 ganhamos a libertadores.

Impasse Livre disse...

mas se vc olhar por outro lado verá quie em 2000 o vasco perdeu o estadual e ganhou a joão havelange e em92 o fla perdeu o estadual e foi campeão brasileiro, em 95 , o botafogo perdeu o estadual e foi campeão brasileiro, em 97 o vasco perdeu o estadual e foi campeão brasileiro. Acredito que os cariocas se doam mais aos estaduais que os demais clubes. nós gostamos do nosso esdtadual e dasa rivalidades proporcionada aqui mais do que os clássicos inter- estaduais! E o carioca é , sem dúvida , a competição com o melhor regulamento de todas no país, além do que têm um charme sofisticadamente elegante!Pois é...há controvérsias... mas o assunto é bom!

Unknown disse...

Muitas vezes Ganhar o campeonato estadual não significa nescessariamente ir bem nas outras competições ou vice e versa.Muitos torcedores se iludem com titulo estadual.Os times são mais fracos e acaba também sendo sorte.Ganhar titulos a nivel brasileiro e sul americano o time precisa no minimo de uma base boa de jogadores.Não adianta se iludir com titulo estadual,muitas vezes ganha o time em melhores condiçoes,mas muitas vezes,zebras acontecem.

Rafael Zito disse...

Realmente os estaduais já não são mais parametro para nada e não é só o estadual do Rio de Janeiro. Sou de São Paulo e, apesar de mais disputado, não para afirmar e ter certeza que os times paulistas farão um excelente campeonato brasileiro. Isso serve tb para os outros estaduais.

Para mim, a diferença entre os times dos outros estados em relação aos do RIO é q o futebol carioca em si é mto desorganizado e os clubes estao mto longe do profissionalismo... Atrasos salariais de 3 meses eh um absurdo.

Para finalizar, quero aproveitar pra convida-lo a visitar o blog Jornalismo Esportivo. Estamos no ar com um texto sobre a seleção brasileira... "A impressionante sorte de Dunga"

um abraço e aguardo sua visita...www.esportejornalismo.blogspot.com

Dulce Miller disse...

Vim agradecer a visita e o comentário - Muito Obrigada!
Sejam sempre bem-vindos no meu cantinho!

Beijos!

Unknown disse...

O Estadual é um título importante, mas não podemos ter como referência, simplesmente, porque os adversários do Brasileirão são melhores. Só por isso. Um time ser campeão Carioca quer dizer que ele foi, naquele momento, o melhor do Rio. No Campeonato Brasileiro, a coisa complica. É normal.

Leo Fernandes disse...

Há muitos anos que o Campeonato Carioca não serve como parâmetro para ver se o time pode se sair bem no Nacional.
O campeonato Carioca é muito mal organizado, a própria federação defende seus clubes favoritos, prejudicando outros e o nível técnico das equipes, nem se fala....
Leandro, obrigado pelo comentário do meu blog..
Abrços e saudações vascaínas

Gremista Fanático disse...

Concordo em partes Guerreiro, mas acho que um time pode ser montado durante o regional e chegar no brasileiro com mais moral pela conquista do trofeu estadual, e como certeza a torcida já entra empolgada e pronta pra apoiar o time, o contrario sera para aquele clube que for mal no regional. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Rosa Carvalho disse...

Ola meninos da MFC!!!!
Que assunto polêmico, hein?
Isso vai dar o que falar....rsrsrs
saudações vascaínas bjs Rosa

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.