terça-feira, 28 de abril de 2009

Os 60 anos da Taça Olímpica ... A personificação da aristocracia.


Olá ávidos blogueiros!
Na semana das grandes decisões regionais, venho com uma grande conquista do Fluminense Football Club. Sim, o mais aristocrático dos clubes do Brasil e uma das suas conquistas mais importantes: a Taça Olímpica!
Pra quem não é muito ligado em futebol, lhes apresento essa história. Quem já conhece, vai tomar ciência da importância histórica do prêmio.
A Taça Olímpica (em língua francesa: Coupe Olympique) é a mais alta honraria do desporto mundial. Sendo considerada o Prêmio Nobel do esporte. Também chamada de "Taça de Honra", foi instituída pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e é atualmente concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.
Para ser merecedor desse troféu, procede-se uma longa análise pelo COI, em que são observados diversos requisitos: como estar ligado às práticas desportivas, à prestação de serviços sociais e à pátria. Bem como ter contribuído para o desenvolvimento do olimpismo, o que foi comprovado brilhantemente pelo Fluminense ao longo dos anos anteriores.
A partir da década de 50, o Comitê Olímpico Internacional decidiu não mais conferir a clubes e personalidades a Taça Olímpica. Que se encontra no Museu Olímpico, na cidade suíça de Lausanne.
O Fluminense Football Club é o único clube a ter seu nome gravado na Taça Olímpica e também a única instituição futebolística, no meundo, a detê-la! Conquistada pelo Tricolor das Laranjeiras em 1949, o tricolor das laranjeiras foi o primeiro e último clube a recebê-la.

Os Vencedores:
1940 — Svenska Gymnastik - och Idrottsföreningarnas Riksförbund
1941 — Comitê Olímpico Finlandês
1942 — William May Garland, Los Angeles
1943 — Comitê Olómpico Argentino
1944 — Cidade de Lausanne
1945 — Norges Fri Idrettsforbund, Oslo
1946 — Comite Olimpico Colombiano
1947 — Sigfrid Edström, Presidente do COI
1948 — O Conselho Central de Educação Física, Grã-Bretanha
1949 — Fluminense Football Club
1950 — Comitê Olímpico Belga

5 comentários:

Almirante disse...

Pra quem pouco ganhou títulos futebolísticos é, até que uma taça importante.

Parabéns.

Lilian Devlin disse...

Humm, dividindo a honra com argentinos.. sei não... Brincadeirinha, hein?rs

-=|Åñä £ú¢¡ä|=- disse...

O BLOG MALDITA FUTEBOL CLUBE também é cultura! Blogando e aprendendo.
Parabéns ao Flu por essa conquista!

Grata peça visita!

Bjs.

Karla Senira disse...

Professo Vítor, sou sua fã de carteirinha, mas como disse virei tricolor há pouco tempo.Adorei saber que o Flu detém a taça Olímpica eme chateei em saber que meu colorado não a detém!
Um pedido: pode fazer um post especial sobre alguma conquista do Inter? outro pedido:Publiquem uma foto de vocês no programa!Beijos , beijos e beijos!

José "mengão" Luiz disse...

Coisa meio besta essa parada de taça olímpica... o negócio é ser tri vítor!Babem de inveja do meu mengão...e Felipe: cadê você, cadê você? de qualquer forma , parabéns tricolor por tal honraria!

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.