terça-feira, 19 de agosto de 2008

Heróis ou Vilões?



Tempo de Esporte - Leandro Carvalho
Heróis ou Vilões?
Numa época marcada pela efemeridade, pela massificação e pelo domínio cada vez mais acentuado de uma ideologia impregnada de conceitos pré-estabelecidos, dentro de uma Indústria Cultural totalmente alienante, nos vemos diante de alguns disparates.
Seriam os nossos atletas, heróis por conseguirem obter resultados expressivos ou simplesmente vilões por não lograrem êxito ou mesmo não conseguirem se manter “top de linha” por muito tempo.
Muitos casos vêm a nossa mente, exemplos como os de Gustavo Kuerten, que num país totalmente sem tradição em seu esporte, o tênis, chegou a ser o número um e depois de uma série de contusões e depois amargou um período extenso de “maus resultados”. Cabe aqui a pergunta: E antes dele, o que eram “bons resultados?” Talvez uma ou outra participação de um tenista num grand slam, ou um brilhareco isolado aqui e ali.
A imprensa não perdoa. Será que aos milhões de leitores passa ao menos uma vez na cabeça, o esforço e dedicação deste esportista na busca do êxito? As horas longe da família, amigos, os sacrifícios físicos?
Muitos diriam que vale pena o sacríficio pelos dólares, milhares por sinal, mas alguém em sã consciência arriscaria assim como ele?Qual a garantia que ele tinha ,no começo, de que seria bem sucedido na carreira? Quantos e quantos não alcançam o sucesso e ficam no meio do caminho?
È por isso que atualmente há de se questionar e muito o papel da imprensa esportiva neste país. Somos um povo carente de vitórias, com dificuldades econômicas e sociais infindas e longe de serem sanadas e quando surgem fenômenos com Kuerten, Dayane dos Santos, os irmãos Hipólito, Jade Barbosa, Fabiana Muhrer,Thiago Pereira,os meninos e meninas do voleibol , Maurren Maggi e tantos outros, devemos exaltá-los, e muito. São raras exceções num país ainda sem identidade esportiva, ainda sem rumo e extremamente desigual. E anossa imprensa, a caça de manchetes e vendas, por muitas vezes execra e sufoca nossos atletas. Age com o momento. Porque não ficaram atrás do Hipólito durante o campeonato brasileiro de ginástica, quando muitos orgãos de imprensa e coleguinhas mal citaram os eventos? Por que não tem apelo´, é claro! Mas, quando "querem" cria-se o tal do apelo. Deixa algum deles se envolver em algum acidente ou em noitadas. È o famoso "fait-divers". Na tradução literal do Francês: fatos diversos. No jargão jornalístico, puro sensacionalismo. Pra mim beira a hipocrisia que cerca a nossa sociedade tão ávida por acontecimentos e novidades, mesmo que sejam a desgraça dos outros. Que coisa feia! Porque não ajudam e fazem campanhas para angariar incentivos fiscais de empresas particulares ou verbas governamentais para o esporte? Porque não há intyeresse, apresso-me a responder!
A lei Agnelo-Piva, que destina 2% da renda da loteria esportiva às confederações olímpicas, ainda é muito pouco. Quem são os presidentes das entidades?Como eles são eleitos?E mais, já que é o nosso dinheiro apostado que se destina aos mesmos, como eles aplicam essas verbas?Outra lei, essa de responsabilidade fiscal, deveria ser imposta as federações para mostrarem para onde essas verbas são destinadas, ou melhor, se os atletas estão realmente sendo beneficiados.
O que nos deixa estarrecidos, é que das 26 confederações beneficiadas, 13 sequer repassam um mísero real aos atletas!E olha que recebem entre R$350mil e R$1,4 milhão por ano.
Nos jogos pan-americanos, realizados recentemente, algumas entidades mostraram competência, como a de Ginástica. O investimento num centro de treinamentos em Curitiba e a verba destinada aos atletas foram fundamentais para o Brasil atingir pódios antes impensáveis.E o reflexo se estende até os expressivos resultados nos mundiais da categoria,onde em várias etapas nossos atletas se destacaram. E mais, colocaram o seu nome como Dayane dos Santos ao lado das grandes, como Nádia Comanecci, ao inscrever nos livros de Ginástica um novo elemento-batizado com seu sobrenome-composto de uma meia volta duplo mortal para frente carpado. Assim como Diego Hipólito no masculino também o fez.
Fica a pergunta: Será que eles iriam atingir esse estágio sem investimento governamental? Na contramão, o taekwondo nada destinou aos atletas e o seu resultado mostrou-se pífio. Diversos casos poderiam ser aqui enunciados, tanto positivos quanto negativos, mas a essência que fica é a de que em sua grande maioria, os atletas serão sempre heróis em um país como um nosso, carente de grandes valores e investimentos de base no esporte. Só uma lei Zico, Pelé ou Piva não basta. E a grande lição que podemos tirar do primeiro resultado pós - pan é a de que há uma necessidade de reavaliação do uso das verbas com uma maior fiscalização de seu destino, sob pena de vermos “dirigentes” diversos desfilando por aí, com casa em Angra, seguranças diversos, carros importados e curtindo a vida “numa boa”, às nossas custas.
As olimpíadas refletem em seu resultado o espelho do mundo. Países de economia “top” lideram o quadro das medalhas. Temos de ousar, ter uma política de investimento maciço em esportes. Tirar a criança das ruas socializando-a através da educação inclusiva no esporte. Usar os padrões do leste europeu como base. Fomentar a prática desportiva na escola. Educação Física é tratada com desdém pelo nosso educadores, que depois vem falar hipocritamente dos resultados de nossos atletas. Chega da era do “paitrocínio”. Cielo levou ouro porque foi para o exterior se desenvolver, ás custas dos pais. Temos problemas muito maiores do que esses para resolver em nosso país. Mas, num lugar propício a prática esportiva, como o Brasil. Cuja condição climática favorece e muito, o desenvolvimento físico e esportivo para a prática de esportes. E onde os políticos derramam rios de dinheiro em negociatas não custa a nós, enquanto imprensa bradar de seu cantinho, do alto de nossas poucas linhas, por maiores investimentos em nossos atletas. Não nesses que já estão por aí, na base do sacrifício. Mas, nos que estão a surgir, nas crianças com menos de dez anos. E fica um outro alerta, que falaremos no futuro: Não basta a lei Pelé ter acabado com o nosso futebol dando o ouro (os atletas) na mão dos bandidos (os empresários), estão acabando com os campinhos de várzea nas grandes metrópoles e com os clubes. Tudo em prol de uma desenfreada especulação imobiliária insana. Em Niterói, minha cidade, próxima ao Rio de Janeiro, mais quatro clubes foram vendidos para grandes construtoras. Não custa lembrar que, em sua grande maioria, esses clubes tiveram terrenos cedidos (obviamente de graça) pela união ou pelo estado pára fomentar a prática desportiva e social. E agora, como fica?Pelo menos registrado nesse cantinho fica. A nossa indignação!
E para você, quem é herói e quem é vilão no esporte brasileiro?Participe, debata, comente aqui nesse espaço democrático do Maldita Futebol Clube e mande e-mails para a nossa coluna no endereço: malditafutebolclube@ofluminense.com.br

16 comentários:

Mariana disse...

Eu não sou a pessoa ideal para discutir sobre esportes. Confesso que tenho pouquinha paciencia para eles...

MAs isso de Heróis e vilões existirão sempre!! em qlq âmbito...

beijos

Leo Fernandes disse...

Cara
Valeu pelo comentário sobre o texto a respeito do aniversário da Belinda Carlisle. Ela merece muito mais do q apenas um texto no blog...
Ah, sou estudante de Jornalismo..
Saudações vascaínas
Valeu!!

Anderson Marin Lima disse...

Pra mim, heróis são os atletas da natação, atletismo, ginástica, hipismo e outros heróis descnhecidos.. Vilões são os organizadores do comitê olímpico, que não dão apoio nenhum aos esportistas que pratiquem outros esportes além do futebol e, "male, male", o volêi...

Anônimo disse...

Foi assim no passado , é assim no presente e so Deus sabe quando se mudará isso no futuro! Somos de momento, somos críticos e somos da cultura fácil. Tudo é mole, ninguém quer saber de nada.Sensato seu comentário.

Wilson Oliveira disse...

Li seu texto Leandro, muito bom!

As pessoas na hora de cobrarem, esquecem todas as dificuldades que esses atletas passaram (ou as vezes nem sabem das dificuldades).

O povo se tivesse mais consciencia, cobraria muitas coisas do governo, inclusivo incentivo ao esporte que é inexistente.

A única coisa que nós poderíamos cobrar seria o futebol masculino, mas nem a derrota de ontem foi algo tão desesperador.

Abs.....

Unknown disse...

hi
hello
how was your day?
i liked your blog
you are fantastic!!!

really nice blog
fabulous fantastic
bye
take care
see you


oi
Olá
Como foi o seu dia?
Gostei de seu blog
você é fantástico!

realmente agradável blog
fabulosa fantástico
tchau
cuide-se
vejo você

Laura in Paris disse...

Hola y gracias por el comentario en mi blog! Your blog is joyful yet serious! Only Brazilians can succeed in joining joy and seriousness. I have laughed looking at the picture of the group, the captions, the fun you seem to have together. I am glad you have enjoyed your visit to mine. Come again, there is always something to share from my Paris deck and kitchen.

Filippe disse...

Valeu pela passada la no meu blog!!

O blog de vocês é muito bom e já está add la!!

os heróis dessa Olimpíada são os monjes do Tibet que mesmo com a represária tentam buscar sua independência. Já os vilões são os chineses que mascaram tudo nessas Olimpíadas!! Até a vara da Fabiana Muerer foi roubada porque tiveram inveja to tamanho da vara!!!

Unknown disse...

Olá obrigada pela visita no meu blog, eu fico feliz quando um homem comenta lá, meu blog apesar de ter um layot super feminino tem texto para todos, só as vezes eu pego no pé da mulherada pra dizer que não existe príncipes,rs!!!
Fiquem a vontade para passar por lá quando quiserem...

Acho as pessoas muito crueis,inclusive a mídia, tipo o Guga mesmo (otimo exemplo) quando era o número 1 todo mundo achava o máximo não se falava em outra coisa,depois que deixou de ser o melhor simplesmente foi esquecido, acho que falta muito incentivo não é por que você é o último da fila que nunca pode ser o primeiro não é???Mas como eu sempre digo isso acontece até no nosso dia a adia no trabalho, você pode fazer um monte de coisas certas e salvar o dia de muita gente em uma empresa ninguém vai te dar os parabéns como insentivo, mas se você comete um errinho por menor que seja vão cair na sua alma...

Triste mas é a realidade da vida e com os atletas não é diferente...

Um abraço!!!

Anônimo disse...

Concordo com a teca, as vezes a gente faz milhares de coisas boas e nem é reparado e faz uma ruim e é execrado.Ser herói não é mole, mas parta ser vilão é um passo. Brilhante coluna. Virei fã.

Anônimo disse...

Good blog. great coments. seems like monthy python, a big group and your foolishs. i like most of them all, and the shirt with the star in the heart. But the guy who dressed her, is too much ugly!!!(Ops) Don't worry.Be happy!

Anônimo disse...

Fala Leandro! Parabéns pelo texto. Inteligente e sarcástico ao mesmo tempo. Irônico e com alta dose de criticidade. Fico feliz por termos novas vozes pensantes na imprensa esportiova brasileira. legal.

Pâm Cristina LF* disse...

Muito bom o texto!
Bom mesmo!!!!!!!!!!!!!!!

Infelizmente a midia constrói e destróis atletas....

só isso que tenho a dizer.....
E lamento pelo Diego não ter conquistado a medalhe de ouro!!

Fc do Cesão / Jack disse...

Meu Deus que diversidade heim?
auihuisahusihaiuhsuia olha, Fluminense, mengão, vasco, botafogo e maldita haha... oO rs
muito bom o seu blog heim, gostei muito daqui heim...
então, eu acho, sinceramente que os vilões são as confederações, que não movem quase nada pelos atletas, eu desisti de nadar, pq aqui na Bahia é como se nadadores nem existissem e olha que nós temos dois grandes nomes nas olimpiadas que sao a ana marcela e o alan do carmo... acho que falta muito apoio a outro tipo de esporte, que não o futebol... é um bom exemplo o do cesao *____*, aliás, cs viram o meu blog pra ele tb?? temos mais de um ano de fã clube nas costas, rs. visita la http://fcdocesao.blogspot.com/
-
boom, é isso, vou add vcs la no FC e no meu tambem ok?
abração!!

Impasse Livre disse...

Gente , muito obrigado pelas visitas. o post era grande, mas beleza.
mariana bem vinda, aqui não precisa paciência, só bom humor e alto astral e isso vc tem de sobra!
Leo a berlinda é genial, apareça sempre!
Joranalista concordo com você, valeu amigo...
caro amigo wílson sempre sábio em suas palavras, o futebol pode edeve ser cobrado sempre.
Lucas,obrigado pelos elogios. è a cultura do fácil realmente, do efêmero.
Rohit, thanks for visit. wellcome and i hope that i see you more time in our blog.

Laura(word in pain) Nice to see you in our blog. Thanks for visit. Our home are open ever. People from maldita likes cookies, cakes, bread and if you want to cook, the people from here are very hungry. I like yopur coments so well. see you .

Filipe realmente os monges do tibet são os ícones dessa olímpiada e o mundo não deve esquecer disso.

teca realmente é a cultura do erro.Aqui se fez , aqui se paga. infelimente os feitos dos atletas são passados pra trás no primeiro erro. Temos que mudar isso, enquanto jornalistas.

Reinaldo realmente é isso que postei acima. obrigado pelos elogios!Volte sempre.

Antonio de vez em quando há algo sério por aqui também e o sarcasmo é uma arma do escritor que quando bem usada, surte seu efeito.Valeu?

Steve What i nice surprise. Where you from? The "ugly" with the star dhirt is Felipe Souza. An a acid comentarist of Botafogo in the Maldita Soccer club, a radio program. In a few days i will link the audio of the show, to every people know what we talk about.


Pam, minha querida São paulina, infelizmente para se construir algo leva tempo, já para destruir é rapidinho. lamento muito pelo Diego e pela Edinanci tb, mas é vida que segue!

Iremos lá sim jack, realmente as conferações me parecem as grandes vilãs dessa parada sim. E quanta as baianas , me parece que até braçada e perbnada teve para ganhar a quinta colocação ...guerreira a ana! Já o blog é isso mesmo, sério (como nessa postagem), liríco como com a panacea, poético(como o sobre,,,) e zoado como tudo que tem aqui, sem deixar de ser noticioso...uma fusão de estilos, que juntos dánisso: Maldita futebol Clube. BRIGADÙ!!!

Beti Timm disse...

Leandro,
é sempre muito bom vir aqui, neste post em particular, afirmo minha opinião sobre vcs: que aqui, tudo parece brincadeira, mas a seriedade, é a marca registrada desse blog! Você, dono perfeito das palavras sábias! A imprensa comete dia a dia pecados imperdoáveis, condenando e detonando esses desportistas. Mas vcs estão aí pra consertar esse erro! Conte sempre comigo! Beijos vermelhos

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.