terça-feira, 24 de junho de 2008

Niterói

Hoje é feriado municipal em Nikiti City. Terra de Araribóia(que quer dizer cobra feroz). Niterói em Tupi guarani significa terra das águas escondidas. No início, as atividades navais eram responsáveis pelo progresso da aldeia, que se desenvolveu e adquiriu importância até tornar-se Vila Real da Praia Grande, em 1819, quando foi reconhecida pelo Reino de Portugal, agora com capital no Rio de Janeiro.
Em 1834 o Ato Adicional à Constituição de 1824 fez da Vila Real da Praia Grande a capital da província do Rio de Janeiro e transformou a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império, em Município Neutro.
No ano seguinte, 1835, a cidade passou a se chamar Nictheroy. A condição de capital trouxe série de desenvolvimentos urbanos, como a barca a vapor, iluminação pública a óleo de baleia, abastecimento de água e novos meios de transporte, para ligar a cidade ao interior do estado.
Nove anos depois, o imperador Dom Pedro I concedeu à cidade de Niterói o titulo de Imperial Cidade. A nomeação era dada nas cidades mais importante, conferindo-lhes certa autonomia e poder regional.
No final do século XIX, por volta de 1885, foram fundados alguns sistemas de bonde, o que possibilitou a expansão da cidade para o litoral, como Icaraí e os extremos, como Ponta d’Areia e Itaipu.A revolta da armada em 1893 prejudicou as atividades produtivas e forçou a transferência da sede da capital para Petrópolis, junto à fragmentação de pequena parte de seu território.
Em 1903, Niterói voltou a ser a capital do estado fluminense. Isso ocasionou um novo impulso de modernização na cidade com construção de praças, deques, parques, estação hidroviária e rede de esgotos, além de alargamentos das ruas e avenidas principais. Daí para frente Níterói só fez crescer e tem o melhor indíce de desenvolvimento do estado,sendo considerada ainda a oitava cidade em qualidade de vida no país. De cidade sorriso á cidade dormitório, Niterói se desenvolve ás avessas e concentra sua mão de obra mais qualificada no Rio de Janeiro.Mas, é referência de qualidade, de praias, de esporte. Grandes nomes do esporte nacional como Fernanda Keller, Armando Barcellos no Triatlo.Torben e Lars Grael, Marcelo ferreira no iatismo. Gérson, Leonardo, Bismarck, Gallo,Jair Marinho, Altair,Roberto Miranda no futebol.Na música Fred Martins, Zélia Duncan e tantos outros. E na Rádio a sensação, a Maldita Fluminense FM, que hoje inova nas ondas da AM 540, trazendo o Maldita Esporte Clube. Viva São João Padroeiro da Cidade Sorriso!!!

Nenhum comentário:

Perfeito!! Você esta plugado no Maldita Futebol Clube...Tá na boa, tá na área!!

Esse é um blog feito para rapaziada que curte um rock and roll, é aficcionada por seu time e ama rádio. Se você era fã do Maldita Futebol Clube está no lugar certo. Se você ainda não é fã, a hora é essa: Impasse Livre! Diariamente você nos acha por aqui. È muito bom ter a sua presença conosco. Critique, e participe, pois sua opinião é muito importante. Esse é o espírito do ILFC: Democracia, humor, irreverência. Informação com paixão! Mande e-mails para: impasselivre@yahoo.com.br.
Entre na comunidade do orkut:malditafutebolclube Ouça nosso programa, pela INTERNET, toda quarta-feira, á partir das 2o horas em 1440 AM RJ.